Quando as estrelas pop entram em modo country


Prados verdejantes, montanhas a perder de vista, banjos, harmónicas, chapéus de cowboys, pick-ups e line dance - por vezes deve saber bem uma folga da exigente vida de estrela pop, não é?

É vasta e impressionante a quantidade de astros do mainstream que já se renderam algures no seu percurso ao encanto da música sulista vulgo country. Pegamos por isso em 14 exemplos, lançamos a corda ao ar e um valente yeeee haaawwww - e vemos no que dá.

Taylor Swift bem tentou atestar a veracidade da sua cédula country, mas infelizmente o notário não estava disponível para atender o telefone. Mi-mi-mi-mi!

1) Jason Aldean feat. Kelly Clarkson- "Don't You Wanna Stay" (2010)- Quem disse que a música country não tinha o seu arsenal de power ballads? "Don't You Wanna Stay" funciona como o equivalente sulista de uma parceria entre Bryan Adams e Bonnie Tyler - grandiosa, dramática e assertiva (oiça-se o verso "I don't wanna just make love, I wanna make love last"). Despertaria o interesse de Clarkson em mais incursões do género ("Don't Rush", "Tie It Up"). 

2) Christina Aguilera feat. Blake Shelton- "Just a Fool" (2012)- Corria o ano de 2012 e Xtina disparava para todas as direcções com Lotus, ainda o seu último álbum de estúdio, que terminava com estrondo graças a "Just a Fool", tremenda balada country pop dos sete costados acerca da mágoa provocada pelo final de um relacionamento. Blake Shelton fez o seu melhor para não levantar voo à passagem do furacão Legendtina - e passou com distinção. Faltou-lhe um vídeo oficial e promoção à séria para ter o reconhecimento merecido. 

3) Justin Timberlake- "Drink You Away" (2013)- Antes de se apresentar enquanto Man of the Woods, JT dava pistas para uma eventual progressão em terrenos country num dos temas do segundo tomo de The 20/20 Experience - definitivamente um dos pontos altos do registo. Soltam-se centelhas de rock, gospel, blues e da soul de Memphis num tema que compara o amor à adição do álcool. Bota abaixo!

4) Beyoncé feat. Dixie Chicks- "Daddy Lessons" (2016)- No álbum que deu continuidade à sua maturação artística, também a música country foi alvo de exploração no viçoso "Daddy Lessons", um testemunho às raízes texanas de Bey e à cartilha de lições herdadas do seu pai, um homem a quem reconhece alguns dos mesmos defeitos que vê no marido. A versão que aqui se escuta com as Dixie Chicks foi estreada ao vivo nos Country Music Association Awards de 2016.

                                        50Th Cma Awards Beyonce GIF by The 51st Annual CMA Awards

5) Lady Gaga- "Million Reasons" (2016)- Há um par de anos que Gaga vem descontruíndo a persona pop erguida em The Fame (2008). Primeiro com a incursão jazz em Cheek to Cheek (2014) ao lado de Tonny Bennett, e mais recentemente com a aventura orgânica e soft rock de Joanne (2016), onde se encontra este "Million Reasons", tingido de tristeza, confusão e esperança e a proporcionar-lhe uma das prestações vocais mais arrebatadoras do seu percurso. 

6) Nelly feat. Tim McGraw- "Over and Over" (2004)- Melão e chocolate. Leite e vinho. Menta e mostarda - há coisas que simplesmente não dão certo. Mas em 2004 tivémos Nelly, força dominante do hip hop/R&B, e Tim McGraw, monarca da música country, a provar que era possível uma reunião entre os dois mundos. Estranhou-se primeiro, e entranhou-se depois. "Over and Over" irradia coolness como uma brisa leve numa tarde de Verão - foi um êxito esmagador para ambos, claro está. 

7) Blake Shelton feat. Gwen Stefani- "Go Ahead and Break My Heart" (2016)- Blake e Gwen desafiam todas as regras do coração ao formarem um dos casais mais improváveis do mainstream e aplicaram a mesma máxima na primeira das suas parcerias musicais: um sólido tema country pop acerca do receio de voltarem a amar depois de terminarem os respectivos matrimónios. É uma longa jornada para Gwen dos dias do ska até Nashville, mas acabou por resultar muito bem. 

8) John Mayer feat. Katy Perry- "Who You Love" (2013)- Soltam-se centelhas neste dueto enternecedor entre Mayer e Perry, numa altura em que eram o casal sensação do circuito pop. A história de amor foi breve, mas durou o suficiente para que a química fosse testada, com sucesso, numa acetinada composição soft rock/country pop que versa sobre aceitar amar quem o coração escolhe. Será que Katy recorda com afecto e saudade os tempos a que esta canção a transporta?

                                                    katy perry GIF

9) Brad Paisley feat. Demi Lovato- "Without a Fight" (2016)- A questão é: mas o que é que Demi Lovato ainda não terá feito? Mas é claro que já a avistámos nas pradarias do sul: foi em 2016 na companhia do veterano Brad Paisley, numa canção purista em todos os aspectos, mas que não suscitou grande mediatismo. Talvez por isso tenha ficado de fora do alinhamento de Love and War, o 11º álbum de estúdio do músico.

10) Jessica Simpson- "Come on Over" (2008)- Depois de um começo artístico na liga pop e de ter passado pelo mundo dos reality shows (Newlyweds, lembram-se?) a melhor jogada da mana mais velha do clã Simpson terá sido mesmo a passagem para o mundo da country, um estilo musical que lhe assenta bastante bem. A experiência foi breve, resultando apenas num álbum - Do You Know (2008) - mas produziu este catita e sedutor "Come on Over". Teremos sempre uma gémea mais fogosa na sua versão de "These Boots Are Made for Walkin'", convenhamos.

11) Jennifer Nettles feat. Jennifer Lopez- "My House" (2016)- Mi caaasa es tuuu casaaaa! É quase seguro dizer que o espantómetro ameaça rebentar com a presença de J.Lo nesta lista. Jenny from the dirt road e Jenny from the block uniram forças na faixa que encerra o segundo álbum a solo da vocalista dos Sugarland, uma que expressa que é muito mais o que as une do que aquilo que as separa. E que bem que J-Lo se aguenta vocalmente aqui. 

12) Kenny Chesney feat. Pink- "Setting the World on Fire" (2016)- Antes de retomar a carreira enquanto astro da pop, Pink teve um interregno interessante em que abraçou a aventura folk dos You+Me e esta colaboração country pop com o veterano Kenny Chesney, que chegou a ser nomeada para um Grammy na categoria de Best Country Duo/Group Performance. 

13) Shakira feat. Blake Shelton- "Medicine" (2014)- Não há duas sem três para o gentleman Shelton: e vejam como todas elas foram feitas com colegas suas no The Voice. No sortido pop que era o 10º álbum de estúdio de Shakira, encontrava-se este desvio country que versa sobre as propriedades farmacêuticas do amor. Valeu pela experiência no currículo, não tanto pela qualidade do material.

14) Lionel Richie feat. Pixie Lott- "Angel" (2012)- Lionel Richie respondeu com Tuskegee (2012) a uma pergunta que muitos artistas colocam a si próprios passadas décadas na ribalta: o que fazer quando já está quase tudo feito? Baralhar e voltar a dar, claro. O ícone norte-americano reinventou com sucesso antigos êxitos seus ao 10º título da carreira, chamando a si muitos intérpretes da country. A excepção à regra é Pixie Lott - relegada para a edição britânica do disco - que faz justiça a uma água de colónia dance pop baratucha lançada por Richie na viragem do milénio.



Ena, isto foi divertido à brava - ficamos até ao sol nascer?

Comentários

Mensagens populares