Videografias... com Spike Jonze


Idade: 48 anos

Nacionalidade: Americana

Em actividade desde: 1992

Artista com mais colaborações: Beastie Boys (6 vídeos)

O mundo conhece-o enquanto Spike Jonze, mas a cédula de nascimento acusa Adam Spiegel. Homem de inúmeros talentos - realizador, fotógrafo, actor, argumentista e produtor - Jonze iniciou o seu percurso na adolescência a fotografar motociclistas e skateboarders para publicações como a Freestylin' Magazine e a Transworld Skateboarding, tendo transitado para o formato vídeo no início da década de 90 e assinado Video Days (1991), tutorial de skateboard que se tornaria no mais influente de sempre da prática desportiva.

As suas qualidades videográficas captaram a atenção de Kim Gordon dos Sonic Youth, que em 1992 o convidou para realizar o vídeo do tema "100%", centrado no universo do skateboard, e deu-se então uma evolução natural para a realização de videoclips: Beastie Boys, Weezer, Elastica, R.E.M., Björk, Daft Punk, Chemical Brothers, Fatboy Slim, Beck, Yeah Yeah Yeahs, Kanye West ou Arcade Fire passaram todos pela sua lente.

Curiosamente, é na sétima arte que Spike Jonze se torna um vulto de grande dimensão. São dele os aclamados Being John Malkovich (1999), Adaptation (2002), Where the Wild Things Are (2009) ou Her (2013). É também produtor e co-criador da série televisiva Jackass e das respectivas adaptações cinematográficas.

Espreitemos os seus vídeos mais marcantes:

Comentários

Mensagens populares