Videografias... com Melina Matsoukas


Idade: 37 anos

Nacionalidade: Americana

Em actividade desde: 2006

Artista com mais colaborações: Beyoncé (11 vídeos)

Melina Matsoukas não é só uma mulher a afirmar-se numa indústria dominada por homens. É também uma orgulhosa afro-americana a mover-se (e a triunfar, sobretudo) nos bastidores de uma Hollywood ainda a braços com algumas questões de género e raça. Mas o seu nome é imprescindível para descrevermos a cultura audiovisual da última década, e alguns dos melhores trabalhos dos astros que gravitam em seu redor.

Nascida e criada no Bronx, em Nova Iorque, Melina cresceu a ler obras de Malcolm X e Assata Shakur e a ouvir discos de hip hop seminais de Rakim e A Tribe Called Quest. Estudou cinema na N.Y.U. Tisch School of the Arts e completou os seus estudos no American Film Institute. O seu primeiro trabalho atrás de uma câmara surgiu por intermédio de uma agente que a contratou para assinar o vídeo de "Money Maker" de Ludacris e Pharrell Williams, um strip-club anthem que em 2006 chegou ao nº1 da Billboard Hot 100.

O seu percurso ganharia novo fôlego em 2007 quando foi desafiada a assinar quatro vídeos - "Green Light", "Kitty Kat", "Suga Mama" e "Upgrade U" - para a antologia visual que Beyoncé estava a preparar para B'Day. Dali, nunca mais parou, tendo dirigido outra meia dúzia de vídeos para Queen B e colaborado com Jennifer Lopez, Snoop Dogg, Ne-Yo, Lady Gaga, Kylie Minogue, Ciara, Leona Lewis, Whitney Houston, Rihanna ou Solange.

Apologista de que um bom conceito e visual prevalecem sobre um equipamento dispendioso e um orçamento chorudo, Matsoukas, ao contrário da maioria dos realizadores, estabelece mood boards para as roupas e acessórios que os artistas utilizam no set de gravações. Daí os seus vídeos conservarem sempre um apurado sentido estético, que capta tanto quem com ela colabora como quem a eles assiste.

Entre os seus pináculos artísticos contam-se "We Found Love" de Rihanna (o amor numa espiral destrutiva de drogas e violência) e "Formation" (o glorioso rugido de Beyoncé para com a causa Black Lives Matter), com os quais venceu o Grammy e MTV Video Music Award para Melhor Vídeo. Desde 2016 que Melina trabalha activamente na sua transição para o mundo da televisão, sendo uma das produtoras executivas da série sensação da HBO, Insecure, e assinado dois episódios da série do Netflix, Masters of None.

Estes são os seus melhores trabalhos:

Comentários

Mensagens populares