30 factos sobre Rihanna no seu 30º aniversário


A deusa dos Barbados completa hoje trinta anos de vida, treze deles passados debaixo dos holofotes. Como assinalar um marco tão especial na vida da derradeira Bajan Beauty, quando já quase tudo foi feito a seu respeito (134 posts, literalmente)? Pois então, faz-se um apanhado dos 30 factos mais importantes e/ou curiosos da vida recheada de @badgalriri. Algo como isto:

1) Foi descoberta em 2003 por Evan Rogers, um produtor americano de visita a Barbados, que logo a colocou debaixo da sua alçada e a gravar demos para enviar a várias editoras.

2) A Def Jam de Jay-Z foi a primeira a morder o isco. Reza a lenda que o rapper e o comparsa L.A. Reid ficaram tão impressionados com a audição de RiRi que não a deixaram sair do edifício enquanto o contrato não estivesse assinado.

3) "Pon de Replay", o seu primeiro single, foi lançado em Maio de 2005 e chegou à vice-liderança das tabelas de singles norte-americana e britânica. Rihanna tinha à data 17 anos.

                                                      pon de replay GIF by Rihanna

4) Antes da música, Rihanna passou uma temporada no exército enquanto cadete, integrada num programa militar. 

5) "S.O.S" foi o seu primeiro single a chegar à liderança da Billboard Hot 100, onde permaneceu três semanas. Estávamos em Maio de 2006. 

6) Good Girl Gone Bad (2007), o seu terceiro álbum de estúdio, é o título mais vendido da sua discografia, com 9 milhões de cópias registadas a nível mundial. Seguem-se Loud (2010) com 8 milhões e Talk That Talk (2011) com 5,5 milhões.

7) "Umbrella", êxito esmagador do Verão de 2007, permaneceu 10 semanas consecutivas no nº1 da tabela de singles britânica e tornou-se no líder mais longo do séc. XXI em terras de sua majestade. Um recorde que aguentou durante nove anos.

                                          mv umbrella GIF by Rihanna

8) É a artista com mais certificações na plataforma Vevo, por videoclips com visualizações iguais ou superiores a 100 milhões. No total conta com 29 vídeos certificados. 

9) "Diamonds" é o seu vídeo mais visto no YouTube e também o único a chegar à fasquia do bilião de visualizações. Seguem-se "Work" (980 milhões) e "We Found Love" (774 milhões).

10) Fez a sua estreia no cinema com Battleship (2012) de Peter Berg. Passou ainda por Home (2015), filme de animação da DreamWorks, em Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) e este ano será uma das caras do elenco de Ocean's 8. Na televisão deu vida a Marion Crane na série Bates Motel.

11) Unapologetic (2012), o sétimo trabalho de estúdio, foi o seu primeiro disco a atingir o topo da Billboard 200 nos EUA. Vendeu 238 mil cópias na primeira semana, ainda o seu melhor registo de estreia.


12) Ao todo conta com 14 números um na Billboard Hot 100, obtidos entre 2006 e 2016. Nenhum outro artista a solo obteve semelhante registo em tão pouco tempo. Apenas os Beatles, Elvis Presley e Mariah Carey têm mais números um que ela. 

13) Colocou 31 singles no top 10 da Hot 100. Surge apenas atrás de Madonna (38), Elvis Presley (36) e os Beatles (34).

14) 2010 foi porventura o seu ano de maior sucesso, tendo colocado 4 singles no nº1 da Billboard Hot 100: "Rude Boy", "Love the Way You Lie", "What's My Name?" e "Only Girl (In the World). Um recorde que partilha com Elvis Presley, as Supremes, os Jackson 5, George Michael e Usher.

15) Ao longo do seu percurso amealhou, entre outros, 9 Grammy Awards, 12 American Music Awards e Billboard Music Awards, 8 People's Choice Awards e 6 MTV Video Music Awards.

16) Em 2016 tornou-se na mais jovem artista a receber o Michael Jackson Video Vanguard Award pelo seu percurso galáctico. Tinha 28 anos.

                                    rihanna riri GIF

17) É detentora de cinco recordes do Guinness, entre eles o de artista mais vendida a nível digital na América e o de maior número de anos consecutivos a alcançar o nº1 da tabela de singles do Reino Unido.

18) O colaborador mais frequente da sua videografia é Anthony Mandler. A primeira colaboração da dupla aconteceu em 2007 com "Shut Up and Drive" e a mais recente data de 2012, com "Diamonds". No total o realizador assinou 16 vídeos para a cantora.

19) Colocou 9 dos seus singles no número 1 da tabela de singles britânica. No lote de artistas femininas apenas Madonna, com 13, a supera.

20) O seu maior êxito é debatível: estará algures entre "Umbrella", "Only Girl (In the World)", "We Found Love", "Diamonds" ou "Work". Já os menores são mais fáceis de eleger: "Rockstar 101", "American Oxygen" e "Sledgehammer" tiveram uma performance bastante modesta nas tabelas.

                                       music video GIF by Rihanna

21) O endeusamento de RiRi é tão grande que ter uma canção a si dedicada não é suficiente. Por isso tem cinco: "Rihanna", do artista nigeriano Orezi; "Walks Like Rihanna" dos extintos The Wanted; também "Rihanna" de Yo Gotti; "Rihanna" dos Clean Bandit e, adivinhem, "Rihanna" do britânico Yxng Bane. Não é para quem quer, só para quem pode.

22) O público português recebeu-a por três ocasiões: em 2006, inserida num evento da Cidade FM que trazia também as Pussycat Dolls ao ainda Pavilhão Atlântico; em 2011 a bordo da Loud Tour e em 2013 no âmbito da Diamonds World Tour. 

23) Eminem e Drake são os artistas com quem mais vezes emparelhou ao longo dos anos. Com o primeiro fez "Love the Way You Lie" e respectiva sequela (2010), "Numb" (2012) e "The Monster" (2013). Já com o rapper canadiano fez "What's My Name" (2010), "Take Care" (2011), "Work" e "Too Good", ambas de 2016.

                                music video dancing GIF

24) A sua vida amorosa é, naturalmente, turbulenta. Teve um passado controverso com Chris Brown, namorou com o jogador de baseball Matt Kemp, passou por vários capítulos com Drake e esteve ligada por breves meses a Travis Scott. Crê-se que teve também um passageiro mas intenso affair com Leonardo DiCaprio.

25) Em 2017 lançou a sua própria linha de cosméticos, Fenty Beauty, que assenta numa vasta gama de produtos que funcionam em todos os tons de pele, priveligiando os mais difíceis de combinar. Foi reconhecida pela revista Time como umas das 25 melhores invenções do ano passado.

26) De 2005 a 2012 lançou sete álbuns. A maior pausa que fez entre discos deu-se no lançamento do último álbum, Anti (2016), separado por uma margem de três anos e dois meses de Unapologetic (2012). E já vão dois anos e um mês desde esse último álbum, logo, a segunda maior pausa.


27) Em 2012 fundou a Clara Lionel Foundation - em homenagem aos avós - uma organização sem fins lucrativos que beneficia comunidades carenciadas no acesso à saúde e educação.

28) Até hoje lançou cinco fragrâncias: Reb'l Fleur (2011), Rebelle (2012), Nude (2012), Rogue (2013) e a versão masculina Rogue Man, lançada no ano seguinte. 

29) Na semana de lançamento de Unapologetic (2012), Rihanna embarcou num empreeendimento nunca antes visto: uma digressão de sete dias que contemplou sete concertos em sete países diferentes, acompanhada por um grupo selecto de fãs e 150 jornalistas de várias nações. O resultado da denominada 777 Tour foi documentado e depois lançado em vídeo.

30) RiRi pode orgulhar-se de não só ter um feriado nacional a ela dedicado em Barbados (celebra-se a 22 de Fevereiro) como uma rua baptizada com o seu nome. A Westbury New Road, onde cresceu, chama-se desde Novembro do ano passado "Rihanna Drive".

                                                   rihanna nails GIF

A cultura pop do séc. XXI não teria a mesma graça sem ela. A vida deste escriba, então, teria sido ligeiramente mais triste e vazia. Um brinde à sua existência, a muitos mais anos de vida e ainda a uma mão cheia de conquistas, sucesso e felicidade. Parabéns, RiRi!

Comentários

Mensagens populares