Sleeper Hits: Quando os êxitos demoram a sê-lo

O que têm em comum "The Hills", "Latch" ou "The A Team"? São considerados sleeper hits. Enormes sucessos que ajudam a um sono tranquilo? Errrm, não. O termo compreende todas as canções que se tornam em êxitos passados largos meses do seu lançamento, contrariando a celeridade que se espera de um hit. Ultrapassam as expectativas das editoras, do mercado e dos próprios artistas que, na maioria dos casos, têm aqui o seu passaporte para o sucesso mundial.

Uma vez que a própria era digital fomenta cada vez mais estes fenómenos, achei que seria interessante reunir 10 dos maiores sleeper hits da história recente e contar um pouco da sua jornada desde o aninomato até ao reconhecimento planetário. Para efeitos de análise terei como principal indicador o momento em que se tornaram gigantes nos EUA, o que leva quase sempre a repercussões semelhantes no resto do mundo. Ei-los:


Imagine Dragons- "Radioactive"

Lançado a: 29 de Outubro, 2012
Entrada na Billboard Hot 100: nº96 (Setembro 2012)
Pico na Hot 100: nº3 (Junho 2013)
Vendas nos EUA: 7,8 milhões (10x platina)

"Radioactive" começa por captar a atenção das rádios logo após o lançamento de Night Visions, em Setembro de 2012, altura em que entra para a contagem da Hot 100. É lançado como single um mês depois, atinge o top 10 em Abril de 2013 e dois meses mais tarde alcança o seu pico. Para além de êxito adormecido é um sério caso de longevidade comercial, permanecendo 87 semanas consecutivas na tabela de singles e estabelecendo um recorde absoluto pelo caminho. É também a 5ª canção mais vendida da era digital nos Estados Unidos. 


Macklemore & Ryan Lewis feat. Wanz- "Thrift Shop"

Lançado a: 27 de Agosto, 2012
Entrada na Billboard Hot 100: 15 de Setembro de 2012
Pico na Hot 100: 6 semanas em nº1 (2 de Fevereiro-13 de Abril, 2013)
Vendas nos EUA: 7,7 milhões (7x platina)

Curiosa história, a desta canção. "Thrift Shop" é lançado como 4º single do disco de estreia da dupla, The Heist (2012) e desde logo se destaca pelo distanciamento do estilo de vida opulento e luxuoso da maioria dos rappers. Surge como um dos primeiros hinos de 2013 e é responsável tanto pelo ressurgimento de muitas lojas de artigos usados como pelo renovado interesse no disco e nos singles anteriormente lançados ("Can't Hold Us" viria a seguir o mesmo caminho, tornando-se também ele num sleeper hit). Não esquecer o mais importante: é lançado com selo independente, contendo a tal autenticidade que cada vez mais escapa ao hip hop. É a 6º canção mais vendida da era digital.


Lady Gaga feat. Colby O'Donnis- "Just Dance"

Lançado a: 8 de Abril, 2008
Entrada na Billboard Hot 100: nº76 (16 de Agosto, 2008)
Pico na Hot 100: 3 semanas em nº1 (17-31 de Janeiro, 2009) 
Vendas nos EUA: 7 milhões (8x platina)

Pensavam então que a Mother Monster tinha explodido de um dia para o outro? A caminhada foi lenta. Single de estreia de Lady Gaga e um dos primeiros exemplares do revivalismo electropop da década passada, "Just Dance" começou por ganhar expressão nos clubes. No final do Verão chegava à Hot 100 e, no pico do Inverno, escalava até ao topo onde se deixou ficar durante três semanas. O sucessor "Poker Face" também lhe seguiu as pisadas, um nadinha menos tardio mas ligeiramente mais bem-sucedido ainda. 


Fun feat. Janelle Monáe- "We Are Young"

Lançado a: 20 de Setembro, 2011
Entrada na Billboard Hot 100: nº53 (Dezembro 2011)
Pico na Hot 100: 6 semanas em nº1 (7 de Março-21 de Abril, 2012)
Vendas nos EUA: 6,8 milhões (7x platina)

Um dos maiores hits indie pop da década, também ele adormecido. Seria despertado no final de 2011 ao aparecer num dos episódios da 3ª temporada de Glee, tornando-se assim conhecido do grande público. O empurrão decisivo seria dado por altura do Super Bowl, em Fevereiro do ano seguinte, quando a inclusão do tema num anúncio visto por milhões de espectadores contribuiu para que a versão original eclipsasse de vez a da série da FOX e chegasse, por fim, ao topo da tabela de singles norte-americana - eis que se torna no êxito estrondoso que se conhece. "Some Nights", o single seguinte, teve idêntico trajecto.


Awolnation- "Sail"

Lançado a: 4 de Janeiro, 2011
Entrada na Billboard Hot 100: nº89 (3 de Setembro, 2011)
Pico na Hot 100: nº17 (Setembro 2013)
Vendas nos EUA: 5,5 milhões (6x platina)

O maior de todos os sleeper hits. Tem uma primeira estadia de 20 semanas na Hot 100, abandonando a contagem e reentrando um ano e meio depois, graças à inclusão do tema em vários anúncios e séries televisivas. Por cá, serviu também de banda-sonora a uma das mais espectaculares campanhas promocionais de que há memória. Esteve 79 semanas na contagem - a segunda melhor marca de sempre - e apesar de nunca ter ido além do 17º lugar, vendeu mais do que muitos ditos nº1. 


John Legend- "All of Me"

Lançado a: 12 de Agosto, 2013
Entrada na Billboard Hot 100: 21 de Setembro, 2013
Pico na Hot 100: 3 semanas em nº1 (17-31 de Maio, 2014)
Vendas nos EUA: 5,5 milhões (8x platina)

Outro dorminhoco inesperado. Quem hoje escuta "All of Me" reconhece imediatamente o seu impacto à escala global, mas a verdade é que lhe demorou 8 meses a chegar ao lugar mais cobiçado da Hot 100 - 30 semanas (não consecutivas) na contagem, o bastante para ter a terceira escalada mais lenta de sempre até ao topo. A delicada balada ao piano reavivaria a carreira de John Legend, dando-lhe o seu maior êxito em 10 anos de percurso. Curiosamente, Portugal "adoptou" a canção muito antes dos EUA, concedendo-lhe generosas fatias de airplay escassos meses após o seu lançamento.


Foster the People- "Pumped Up Kicks"

Lançado a: 1 de Fevereiro, 2011
Entrada na Billboard Hot 100: nº96 (Maio 2011)
Pico na Hot 100: nº3 (Setembro 2011)
Vendas nos EUA: 5,1 milhões (6x platina)

A canção já existia enquanto download gratuito em 2010. Nesse mesmo ano ganhou notoriedade na blogosfera, sendo mais tarde utilizada em séries e anúncios. No início de 2011 era por fim lançada oficialmente juntamente com o primeiro EP homónimo da banda. Foi ganhando rotação e traquejo no circuito alternativo, até que em Julho desse ano perfurava a esfera mainstream. Esteve 8 semanas consecutivas no último lugar do pódio da Billboard Hot 100, assinalou o ponto de viragem no panorama indie pop dos anos 10 e é só um dos hits mais mórbidos e falsamente felizes dos últimos anos. Mas absolutamente inescapável. 


The Lumineers- "Ho Hey"

Lançado a: 4 de Junho, 2012
Entrada na Billboard Hot 100: nº90 (10 de Junho, 2012)
Pico na Hot 100: nº3 (Dezembro 2012)
Vendas nos EUA: 4 milhões (4x platina)

Outro caso em que a canção demora mais de 6 meses a atingir o seu pico de popularidade. "Ho Hey" foi o cartão de visita para o disco de estreia homónimo do quinteto indie folk, numa altura em que se assistia a um certo revivalismo do género nas tabelas. Esteve 62 semanas na contagem e foi também um sucesso em vários formatos: alternativo, rock e pop. Chegou ao nº1 em Portugal e na Polónia.


Ellie Goulding- "Lights"

Lançado a: 13 de Março, 2011
Entrada na Billboard Hot 100: nº85 (20 Agosto, 2011)
Pico na Hot 100: nº2 (18 Agosto, 2012)
Vendas nos EUA: 5 milhões (5x platina)

Um caso curioso de performance nas tabelas, "Lights" encontra sucesso no outro lado do Atlântico quando é praticamente ignorado no país de origem da cantora, não indo além de um 49º lugar no Reino Unido. A sua primeira visita na Hot 100 acontece ainda em 2011, no início do ano seguinte reentra para a contagem e à 33ª semana de permanência na tabela atinge o 2º lugar durante três semanas. É um dos maiores sucessos da era digital nos EUA por parte de uma artista britânica. 


Tove Lo- "Habits (Stay High)"

Lançado a: 14 de Janeiro, 2014
Entrada na Billboard Hot 100: Abril 2014
Pico na Hot 100: nº3 (Outubro 2014)
Vendas nos EUA: 3 milhões (3x platina)

Tantas foram as voltas que esta canção deu. Nasceu em Março de 2013 apenas enquanto "Habits" com lançamento circunscrito à Suécia natal. Foi relançada com o título de "Habits (Stay High)" em Dezembro desse ano e recebe passaporte americano no início do ano seguinte. Por volta da mesma altura ganha uma célebre remistura dos Hippie Sabotage que, curiosamente, ganha maior destaque que a versão original. Mas não nos EUA, onde triunfa no seu dito estado natural, vendendo 3 milhões de cópias e tornando-se na canção sueca mais popular de sempre dos últimos 20 anos. 

Recordem-nos aqui na playlist:



Outro sleeper hits dignos de nota:


Também a indústria musical é uma maratona. Não importa a velocidade com que uma canção chega ao topo, mas sim o caminho que fez para lá chegar e o legado que deixou depois de abandonar a competição. E a avaliar pela lista, os low profilers têm mais razão para sorrir ao final do dia.

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