As 50 Melhores Canções Nacionais da Década: 20º-11º
Estamos prestes a fechar a cortina:
20º Ciclo Preparatório- "A Volta Ao Mundo com a Lena d'Água" (2013)- Esta década assistimos a um leque de bandas nacionais capazes de assumir heranças dos seus antepassados, traduzindo uma nova portugalidade pelo caminho. Os Ciclo Preparatório fizeram-no melhor do que ninguém, com uma imensa canção pop/rock nos passos dos Heróis do Mar, sobre cruzar o mundo na companhia desse vulto que é Lena d'Água, também ao leme da canção. Quão maravilhoso.
19º Glockenwise- "Heat" (2015)- Em 2015 os barcelenses Glockenwise atravessavam uma admirável mutação com um single tão dançável e urgente quanto "Heat", às voltas com dores de crescimento, a fazer esquecer o garage rock imediato do passado e a deixar entrar influências indie rock ou surf rock que uns Smiths ou Drums tão bem poderiam reflectir.
18º Deolinda- "Seja Agora" (2013)- Mundo Pequenino (2013) dava continuidade à tradição de cartões-de-visita notáveis de discos dos Deolinda com a cartilha de proactividade e esperança de "Seja Agora", como consequência da necessidade de empurrar o povo português para fora da crise - financeira, sobretudo, mas também de costumes - em que havia mergulhado. E que bom foi descobrir que "no futuro só quem decide é a vontade".
17º Aurea- "Busy (For Me)" (2010)- Na década passada o Reino Unido assistiu a um revivalismo soul por culpa de figuras como Adele, Duffy ou Amy Winehouse, enquanto Portugal despertou para o seu no início dos anos 10, liderado por uma figura só. Aurea pode nunca ter voltado a igualar o esplendor de "Busy (For Me)" - acerca do gélido distanciamento de um parceiro - mas a sua carreira prospera pela forma como a ancorou em tudo o que se seguiu.
16º Capicua- "Vayorken" (2014)- Desse excelente segundo álbum que é Sereia Louca (2014), Capicua entregava-nos aquele que se viria a tornar o maior single do seu percurso: uma canção deliciosa que passa em revista as memórias e histórias da infância feliz de Ana Matos, erguidas em torno da paisagem da mesma Nova Iorque que nos deu Jane Fonda, o graffiti ou o "brinc-dance". Mas não o windsurf, atenção. Ainda nos divertimos imenso.
15º Brass Wires Orchestra- "Tears of Liberty" (2013)- Não há registo de muitos projectos folk nacionais no decurso desta década, mas nenhum deles terá atingido um nível de consensualidade tão grande quanto os Brass Wires Orchestra, sexteto lisboeta que se estreou de forma sonante com "Tears of Liberty", enleado nas melhores influências de grupos como Mumford & Sons ou Beirut.
14º Best Youth- "Hang Out" (2011)- Ninguém esquece o primeiro contacto com os Best Youth, que em 2011 rompiam o éter com "Hang Out", magnífico pedaço de indie pop dreamy em lenta e sensual combustão cinematográfica retirado do EP Winterlies, a trazer à memória os voos dos franceses Air ou dos belgas Hooverphonic.
13º Noiserv- "I Was Trying to Sleep When Everyone Woke Up" (2013)- O momento mais bonito de Noiserv nesta década foi aquele que assinou com Almost Visible Orchestra (2013), encabeçado por um single tão mágico quanto este, algures entre Yann Tiersen e Sigur Rós, a pintar um universo caixinha de música/bolinha-de-sabão do qual não queremos sair.
12º Mishlawi- "All Night" (2016)- E, se de repente, Drake tivesse sido criado em Cascais e adoptado pela família da Brigdetown Records? A resposta materializar-se-ia em Tarik Mishlawi, nascido nos States mas tendo eleito Portugal como a sua pátria - e é por estas bandas que faz a diferença. O debute "All Night" permanece tão irrecusável como da primeira vez: insano bop trap&B com um presumível sample à mistura do êxito boogaloo de 67 "I Like It Like That" (Cardi quem?) que versava sobre uma relação à distância e brindava ao seu novo estatuto de sensação emergente.
11º peixe : avião- "Avesso" (2013)- No homónimo de 2013 sentia-se um amadurecimento do grupo bracarense, numa exploração de tonalidades mais monocromáticas, densas e tenebrosas derivadas do rock progressivo, em que se haveriam de embrenhar ainda mais a fundo com o disco seguinte. O culpado foi um single que os virou, literalmente, do "Avesso" - a partir daqui, nunca mais ninguém lhes conseguiun apontar outro caminho que não o da singularidade.
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