12 Figuras Que Marcam a Pop do Séc. XXI - Introdução


O que é ser um artista pop em pleno século XXI? Ser campeão de gostos e partilhas no facebook? Líder de visualizações no YouTube? Número um nas tabelas de vendas? Mudar o mundo pela força do pensamento e da arte sem que a mensagem se perca pelo caminho?

Sim e não. Mais do que um género musical, por muito acessível ou tacanho que possa ser considerado, a etiqueta pop é sinónimo de cultura de massas. Tudo aquilo que tenha impacto à escala global, dite tendências e deixe a sua marca. Só assim se explica que encontremos neste lote de doze personalidades, artistas comumente associados ao R&B, jazz, hip hop ou soul - a mensagem é a mesma, o que muda é a linguagem.

Uma dúzia porque permite um enquadramento mais abrangente que uma dezena e não tão disperso quanto treze ou catorze. Parece ser a conta perfeita. Discutível será sempre a escolha dos nomes ou respectiva classificação (as contagens decrescentes tornam tudo mais emocionante) pela qual foram ordenados. Faltará sempre um ou outro relevante. O consenso é raro nos dias que correm.

O mais importante será que todas estas figuras imprimam um retrato fiel dos primeiros 15 anos do novo milénio, ao mesmo tempo que exprimam a identidade e paixão deste autor que cresceu fascinado e inspirado por elas e pela indústria em que se movem. Afinal de contas, esta é também uma moldura em que muitos se poderão rever.

Para conhecer ao longo das próximas semanas, no Into the Music.

**Este foi o meu trabalho final de curso de JCM escrito entre Maio e Junho de 2015. Deixei-o durante todo este tempo na gaveta, à espera da altura ideal para o revelar. Penso que tenha chegado a hora. Poucos o viram, muitos menos o leram e acho que faz todo o sentido partilhá-lo aqui. É produto de muitas leituras, audições, rascunhos, algumas arritmias e tantas outras noites mal dormidas. Mas fiquei e continuo muito orgulhoso do resultado final. Espero que gostem :)

Comentários

Mensagens populares