BRIT Awards 2016: Os Nomeados

Foram hoje anunciados os nomeados da 36ª edição dos BRIT Awards, que anualmente premeiam o que de melhor se faz na indústria fonográfica britânica. Como seria de esperar, Adele domina com 4 nomeações, mas não está só. Com o mesmo número de menções encontram-se os estreantes Years & Years e James Bay. Atrás, com 3 nomeações, surgem Calvin Harris e Jess Glynne

A edição de 2016 decorre, uma vez mais, na O2 Arena de Londres, a 24 de Fevereiro. São esperadas actuações de Coldplay, Justin Bieber, Adele, Little Mix, The Weeknd, Jess Glynne e James Bay, tendo também sido confirmada a realização de um tributo póstumo a David Bowie.

Conheçam a lista completa dos nomeados: 

British Female Solo Artist

Adele
Amy Winehouse
Florence and the Machine
Jess Glynne
Laura Marling

Era mesmo necessário um embate entre Amy e Adele? Em vida não o houve, na morte é um pouco inglório. Um espaço para FKA twigs, Ellie Goulding (como raio?!) ou Rae Morris não seria mal pensado. Jess Glynne teve um ano de estreia fabuloso e o amor incondicional por Laura Marling é bonito de se ver. Mas Adele tem esta no papo. 

British Male Solo Artist

Aphex Twin
Calvin Harris
James Bay
Jamie xx
Mark Ronson

Surpresa nas menções a Aphex Twin e Jamie xx, inteiramente merecidas. Não se percebem as ausências de Ed Sheeran ou Sam Smith, pesos pesados de 2015, com contributo superior ao de Mark Ronson. Aliás, até se percebe, porque caso estivessem a votos, James Bay não ganharia. 

British Group

Blur
Coldplay
Foals
One Direction
Years & Years

Difícil de prever, mas acho que acabará nas mãos dos Coldplay, só para manter a falsa noção de que ainda são a melhor banda pop da actualidade. Os Blur mereciam. Tal como os Foals, que têm vindo a construir um caminho exemplar e nunca foram premiados por isso.

British Breakthrough Act

Catfish and the Bottlemen
James Bay
Jess Glynne
Wolf Alice
Years & Years

Compostinha e diversificada, esta categoria. É entre James Bay, Jess Glynne e Years & Years. O primeiro fica de fora porque presumivelmente terá ganho na categoria masculina, os últimos penso que triunfarão noutra. E como não estou a ver Jess Glynne com hipóteses nas restantes, esta será a vez dela. E faz sentido, porque a nível comercial foi quem mais ordenou.

Critic's Choice

Frances
Izzy Bizu
Jack Garratt (Vencedor)

Já foi ganho por Jack Garrat. E segundo a BBC é também a maior aposta para 2016. Engraçado, porque o meu oráculo não diz o mesmo. 

British Single of the Year

Adele- "Hello"
Calvin Harris & Disciples- "How Deep Is Your Love"
Ed Sheeran & Rudimental- "Bloodstream"
Ellie Goulding- "Love Me Like You Do"
James Bay- "Hold Back the River"
Jess Glynne- "Hold My Hand"
Little Mix- "Black Magic"
Olly Murs ft. Demi Lovato- "Up"
Philip George- "Wish You Were Mine"
Years & Years- "King"

Juntam-se as 10 canções que mais venderam na tabela de singles e obtém-se uma salganhada de nomeados. Destaco "Hello", "Love Me Like You Do" e "King". A vitória será de Adele, naturalmente.

British Artist Video of the Year

Adele- "Hello"
Calvin Harris & Disciples- "How Deep Is Your Love"
Ed Sheeran- "Photograph"
Ellie Goulding- "Love Me Like You Do"
Jessie J- "Flashlight"
Little Mix- "Black Magic"
Naughty Boy ft. Beyoncé & Arrow Benjamin- "Runnin' (Lose It All)"
One Direction- "Drag Me Down"
Sam Smith- "Writing's on the Wall"
Years & Years- "King"

Presumo que o padrão desta categoria seja "vejamos como poderemos premiar alguém que nos tenha escapado". Daí que os Years & Years se vislumbrem como vencedores. 

British Album of the Year

Adele- 25
Coldplay- A Head Full of Dreams
Florence and the Machine- How Big, How Blue, How Beautiful
James Bay- Chaos and the Calm
Jamie xx- In Colour

Se quiserem que a noite seja verdadeiramente de Adele, este não lhe poderá escapar. Mas algo me diz que Florence Welch também poderá ter uma palavra a dizer. Ou até mesmo o excelente In Colour de Jamie xx. 

British Producer of the Year

Charlie Andrew
Mark Ronson
Mike Crossey
Tom Dalgety

Acho que se resume a Mike Crossey (Wolf Alice, The 1975) e Tom Dalgety (The Maccabees, Royal Blood). Mas a tentação de atribuí-lo a Mark Ronson é grande. 

International Female Solo Artist

Ariana Grande
Björk
Courtney Barnett
Lana Del Rey
Meghan Trainor

Hmmm, uma complicadota. Há um historial entre os BRIT e Björk. Ariana Grande não fez por merecê-lo. Meghan Trainor é uma forte candidata. Courtney Barnett seria a vencedora improvável. Lana Del Rey eclipsou-se. Portanto, aposto em Björk. Hey, esperem lá... como é que Taylor Swift não está aqui?

International Male Solo Artist

Drake
Father John Misty
Justin Bieber
Kendrick Lamar
The Weeknd

Fortes e justos candidatos. Todos mereciam. Mas The Weeknd e Biebs levam vantagem porque estão escalados para actuar ao vivo. E tendo em conta o pico de Bieber fever que se vive em terras de sua majestade, é capaz de pender para o lado do enfant terrible.

International Group

Alabama Shakes
Eagles of Death Metal
Major Lazer
Tame Impala
U2

Que junção de nomes tão estranha e acertada de certa forma. Penso que será entre Alabama Shakes e Tame Impala. Que ganhe o melhor. 

Falta apenas confirmar se a cerimónia será novamente transmitida em live stream pelo YouTube. É que esta é daquelas que valem mesmo a pena ver. 

Comentários

Mensagens populares