10 anos de Rihanna em 30 hits- I

As canções

25º "Rehab", Good Girl Gone Bad 

- 5º single do disco (6 de Outubro, 2008)
- nº16 no UK e nº18 nos EUA
- 123 milhões visualizações YouTube


Depois da promoção à versão standard e revista do terceiro álbum, Rihanna voltava à colecção original volvidos 16 meses para extrair um 5º single (8º no geral). "Breakin' Dishes" ou "Sell Me Candy" teriam dado tão bem conta do recado, mas "Rehab" impunha-se pelo préstimo autoral (na escrita e produção) de Justin Timberlake, promovido a featuring pelos seus 5 segundos de antena. A narrativa é paupérrima, há pouca ou nenhuma química entre os dois e, não menos importante, como raio há um chuveiro no meio do deserto?! São os olhos e o figurino de Rihanna a captar todas as atenções. A seriedade e consternação do tema valem-lhe o lugar na contagem.



24º "Rockstar 101", Rated R

- 5º single do disco (18 de Maio, 2010)
- nº64 nos EUA
- 54 milhões visualizações YouTube

Resume-se tudo a uma questão de atitude. E Rihanna serve-a em várias frentes: quer no visual gótico/bondage que apresenta no vídeo, pelas proclamações líricas tão bombásticas quanto "big shit talker" ou "I'll never play a victim/ I'd rather be a stalker", como pelo ímpeto vocal marcado por modulações várias num misto de calor dos trópicos e swag nova-iorquino. É um dos seus temas mais mal-amados, talvez pela nem sempre pacífica justaposição de hip hop com rock, mas acho que faz completo sentido no alinhamento do álbum. Slash vilipendia a guitarra, Rihanna diaboliza a canção. 



23º "Pon de Replay", Music of the Sun 

- 1º single do álbum de estreia (24 de Maio, 2005)
- nº1 na Nova-Zelândia, nº2 nos EUA (2x platina) e UK
- 50 milhões visualizações YouTube

Regra geral, o primeiro sucesso de artistas de renome figura quase sempre como uma das suas canções de assinatura, mas para Rihanna "Pon de Replay" seria apenas um peixinho num oceano de hits. É este o tema que a leva a assinar pela Def Jam de Jay-Z, que coloca o crioulo bajan da ilha de Barbados no mapa e a introduz no circuito onde a pop, o dancehall e o reggae se cruzam. Tão jovial, cândida e assombrosamente bonita que ela era - foi há 10 anos. 



22º "Shut Up and Drive", Good Girl Gone Bad 

- 2º single do disco (12 de Junho, 2007)
- nº5 no UK e nº15 nos EUA (platina)
- 66 milhões visualizações YouTube

"Shut Up and Drive" não se conta entre os maiores trunfos de Good Girl Gone Bad, mas foi certamente a melhor resposta que poderia ter vindo no seguimento de "Umbrella" - o single certo lançado na altura certa, a capturar tão bem a essência do Verão. É construído sob um sample de "Blue Monday" (1983) dos New Order, combina guitarras e influências new wave com espírito teenager e soa genuinamente divertida e levada da breca. Vai uma voltinha?



Os discos 

Music of the Sun (2005)

- Disco de estreia (30 de Agosto, 2005)
- nº10 nos EUA e nº35 no UK
- 2 milhões de cópias vendidas


Music of the Sun é a prova de como até os maiores astros podem ter as origens mais humildes. E o disco de estreia de Rihanna, então com 17 anos, é o reflexo da rapariga que cresceu sob o sol, o calor, o reggae e dancehall das Caraíbas, sem descurar as modernas tendências da pop e R&B que descobriu na mudança para a Big Apple. O disco brilha mais quando reflecte as suas raízes e menos quando se espraia em território baladeiro, mas a reunião com os produtores certos no futuro trataria de lapidar melhor as suas várias facetas. O talento estava lá desde o início. 

Singles: "Pon de Replay" e "If It's Lovin' that You Want" 

Comentários

Mensagens populares