As minhas apostas para os BRIT Awards 2015
Na próxima quarta-feira, dia 25, terá lugar a 35ª edição dos BRIT Awards, prémios da indústria fonográfica britânica. Sam Smith lidera com 5 nomeações, Ed Sheeran e George Ezra completam o pódio com 4 menções cada. Madonna, Taylor Swift, Royal Blood e Paloma Faith estão entre os performers confirmados. Tudo boas razões para assistir em directo à cerimónia que, à semelhança do ano passado, será transmitida via YouTube.
Olhemos agora para os nomeados nas várias categorias para que eu possa prever resultados, eleger favoritos e justos vencedores.
British Male Solo Artist
Damon Albarn
Ed Sheeran
George Ezra
Paolo Nutini
Sam Smith
A classe masculina britânica esteve indiscutivelmente bem nos últimos 12 meses. Será uma decisão muito renhida entre Sam, Ed e George, mas penso que o ginger ninja acabará por triunfar. Teve o álbum mais vendido da nação em 2014 e tem a vantagem da antiguidade sobre Sam e George. Artisticamente a vitória é de Paolo Nutini, sem dúvida, que já esteve nomeado por 3 vezes mas nunca ganhou. Poderá ele ter um momento Beck?
British Female Solo Artist
Ella Henderson
FKA twigs
Jessie Ware
Lily Allen
Paloma Faith
Sente-se a diferença de uma categoria para a outra. Foi um ano mais discreto para as senhoras, de facto. Gostava muito de ver Miss Jessie Ware a arrebatar o troféu, mas sinto que ou irá parar às mãos de FKA twigs ou Paloma Faith, justamente, também, diga-se. Em ano de estreia e com muito a provar, Ella Henderson nem é hipótese e Lily Allen está longe, muito longe da sua melhor forma. A ausência de La Roux é um crime da pior espécie.
British Group
Alt-J
Clean Bandit
Coldplay
One Direction
Royal Blood
Acho que os Royal Blood têm esta no papo. Os Alt-J não estiveram à altura da expectativa pós-Mercury, os Clean Bandit necessitam de mostrar força para lá dos singles, os Coldplay estão aqui só para marcar passo e os One Direction não tarda declaram falência. Mike Kerr e Ben Thatcher estão nomeados em mais duas categorias, mas esta é efectivamente a que têm mais probabilidade de ganhar.
British Breakthrough Act
Chvrches
FKA twigs
George Ezra
Royal Blood
Sam Smith
Pode ser aqui que Sam Smith começará a facturar. Por outro lado, acho improvável que George Ezra, estando nomeado 4 vezes, vá para casa de mãos vazias. FKA twigs ganhado o British Female, fica afastada da corrida. Para mim faz sentido que o prémio seja atribuído à revelação que mais sucesso almejou e aí ninguém consegue competir com a voz de "Stay with Me".
International Male Solo Artist
Beck
Hozier
Jack White
John Legend
Pharrell Williams
Agora fiquei confuso porque pensava que o Hozier, sendo irlandês, contava como artista britânico. De qualquer forma acho que a vitória será disputada entre John Legend e Pharrell, com ligeira vantagem para o Skateboard P. O Beck pode ganhar, que não me chateio. Mas seria, no mínimo, estranho.
International Female Solo Artist
Beyoncé
Lana Del Rey
Sia
St. Vincent
Taylor Swift
Estando Beyoncé elegível numa categoria, obviamente que a vitória terá sempre de lhe pertencer. Mas, por uma vez que fosse, gostava de ver dona Sia a ganhar um prémio. Não será aqui, contudo, porque Taylor Swift não deixará. Achavam mesmo que a moça vinha de propósito actuar na cerimónia sem levar uma estatueta na bagagem? O que vale é que desta vez será muito merecido.
International Group
5 Seconds of Summer
Black Keys
First Aid Kit
Foo Fighters
The War on Drugs
É provável que nunca tenha vista uma lista de nomeados tão bipolar. Pop punk, blues rock, folk, rock e indie rock na mesma categoria é inédito. Compreendo a dificuldade da escolha porque as melhores bandas do momento pertencem ao Reino Unido, mas talvez aqui o melhor fosse mesmo abolir a categoria. É dos Foo Fighters, sem sombra de dúvida.
British Single of the Year
Calvin Harris- "Summer"
Clean Bandit feat. Jess Glynne- "Rather Be"
Ed Sheeran- "Thinking Out Loud"
Ella Henderson- "Ghost"
George Ezra- "Budapest"
Mark Ronson feat. Bruno Mars- "Uptown Funk"
Route 94 feat. Jess Glynne- "My Love"
Sam Smith- "Stay with Me"
Sigma- "Nobody to Love"
Vejo aqui três potenciais vencedores. Primeiro, "Rather Be". Há um carinho enorme da nação inglesa por esta canção que é também a decana do lote. "Thinking Out Loud". A longevidade deste tema nos lugares cimeiros das tabelas tem sido impressionante. E a verdade é que o seu encanto não tem fim. "Uptown Funk", por último. É um arraso de canção, como se sabe, e até há bem pouco tempo liderou por 7 semanas consecutivas o top de singles britânico. "Stay with Me" já tem a barriga cheia de louros.
British Video
Calvin Harris- "Summer"
Ed Sheeran- "Thinking Out Loud"
Mark Ronson feat. Bruno Mars- "Uptown Funk"
One Direction- "You & I"
Sam Smith- "Stay with Me"
Que desperdício de categoria. Se os One Direction não a arrebatarem, como penso que farão, seria sensato atribuir o prémio a "Thinking Out Loud" (o rapaz esforçou-se para aprender a coreografia) ou a "Uptown Funk", um bom momento de entretenimento visual.
MasterCard British Album of the Year
Alt-J- This Is All Yours
Ed Sheeran- X
George Ezra- Wanted on Voyage
Royal Blood- Royal Blood
Sam Smith- In the Lonely Hour
Categoria ingrata, pois penso que nenhum dos títulos é merecedor do troféu. Se Caustic Love, Trouble in Paradise, LP1 ou So Long, See You Tomorrow estivessem a votos, a conversa seria outra. Assim estamos numa de hype, claramente. E aí In the Lonely Hour ganha por desmedida insuflação.
Corre também o rumor de que Rihanna e Kanye West poderão subir ao palco da The O2 Arena, quarta à noite. Olhem só o quão bom seria essa confirmação? Estarei sintonizado de uma forma ou de outra. Façam o mesmo e depois cá estaremos para digerir os efeitos da festa.
Sigam-me na página de facebook do blog!
Comentários
Enviar um comentário