Christina Aguilera- A Diva Camaleónica, I

As canções

"Genie In a Bottle", Christina Aguilera

- Lançado a 22 de Junho de 1999
-nº1 nos EUA (platina), UK (platina), Bélgica (platina), Áustria, Canadá, Dinamarca, Noruega e Espanha

Lançado em pleno pico da explosão teen pop de final do milénio e escassos meses depois de "... Baby One More Time" da arqui-rival Britney Spears, "Genie In a Bottle" foi a canção que catapultou Christina Aguilera para o estrelato global logo à primeira tentativa, ainda que o público norte-americano já a conhecesse desde criança dos tempos do Mickey Mouse Club. O inesquecível single de estreia fez-se de leve sacarose dance pop e elementos R&B (conferidos pelos insinuantes ad-libs) e encontra-a dividida entre escutar o coração ou ceder ao desejo - uma declaração mais íntegra do que sexual, na verdade. Foi o maior hit de Verão desse ano e permanece como uma das suas canções de assinatura. E já lá vão 16 anos... incrível, não é?




"What a Girl Wants", Christina Aguilera

- Lançado a 28 de Novembro de 1999
- nº1 nos EUA, Espanha e Nova Zelândia, nº3 no UK

Após o sucesso estrondoso do single de estreia a editora queria estabelecer a cantora como um ícone teen pop, quando Christina preferia ter-se distanciado do rótulo e ser levada mais a sério. Nesse sentido "What a Girl Wants" foi escolhido conservando o carisma pop e as influências R&B que a levavam a ser comparada a uma versão mais jovial de Mariah Carey. Ausência de controlo à parte, o certo é que a estratégia resultou e o single tornou-se no primeiro nº1 do novo milénio na Billboard Hot 100. 




"I Turn to You", Christina Aguilera

- Lançado a 30 de Março de 2000
- nº3 nos EUA e nº19 no UK

E à terceira amostra, a balada. Originalmente incluída na banda sonora do filme de animação Space Jam (1996), "I Turn to You" apareceu no caminho de Aguilera pela mão da lendária compositora Diane Warren, que à altura escrevia para o seu disco de estreia e sugeriu que seria perfeita para a voz da cantora. É uma balada na melhor tradição de Celine Dion, mergulhada em versos que procuram o carinho e conforto amigo em tempos de agrura e demonstra que era já uma exímia vocalista desde os primórdios. Agora, porque raio alguém com olhos azuis põe lentes de contacto de um azul translúcido que lhe descaracterizam a íris? Tss tss.




"Come On Over Baby (All I Want Is You)", Christina Aguilera

- Lançado a 26 de Setembro de 2000
- nº1 nos EUA, nº2 na Nova Zelândia e nº8 no UK

Ao 4º e último single extraído do disco de estreia foi concedido a Christina Aguilera algum controlo criativo, como tanto desejava. "Come On Over" é regravado e passa então a "Come On Over Baby", ganha maior dinâmica vocal, versos sexualmente sugestivos e uma tentativa de rap e o vídeo ganha um dance breakdown à boa moda da MTV de início dos anos 00, com a cantora a adoptar também uma imagem mais provocante em sintonia com a nemésis Spears. A liberdade criativa compensou e a canção tornou-se no seu terceiro nº1 na Hot 100, superando a performance global do single anterior.




Os álbuns

Christina Aguilera (1999)

- Álbum de estreia (24 de Agosto, 1999)
- 17 milhões de cópias vendidas
- nº1 nos EUA (8x platina), Canadá (6x platina) e nº14 no UK (platina)


O álbum inaugural de Christina Aguilera foi gravado quando esta tinha ainda 17 anos e lançado quando já havia chegado à maturidade. É financiado pelas receitas da gravação de "Reflection" que assinou para a banda sonora do filme Mulan (1998) e que acabaria por ser incluído no alinhamento. A premissa era manter um balanço entre a teen e a dance pop, apesar da cantora apresentar mais propensão para temas soul e R&B, influências ouvidas de forma subliminar ao longo do registo. Conta com produtores e compositores na sua maioria com pouca expressão, mas ainda assim capazes de construir um repertório sólido para a jovem intérprete que viria a ganhar o Grammy de Melhor Nova Artista em 2000 graças ao seu estrondoso sucesso. E caso se perguntem, sim, dá uma valente abada ao álbum de estreia de Britney. 


Sabiam que?

  • Alguma vez se questionaram acerca da origem do seu apelido? Christina Aguilera herdou-o do pai, que tem ascendência equatoriana. Já a mãe tem sangue alemão, irlandes, escocês e holandês. 

  • Tanto "What a Girl Wants" como "Genie In a Bottle" tinham outros títulos originais. O primeiro inicialmente denominava-se "What a Girl Needs", enquanto o segundo esteve para se chamar "If You Want to Be With Me".

  • Entre os colaboradores do disco de estreia encontramos Carl Sturken e Evan Rogers, olheiros que anos mais tarde descobriram Rihanna, e um verdinho Robin Thicke ainda longe da explosão de "Blurred Lines". 

Sigam-me no facebook!

Comentários

  1. Diane Warren <3 Escreveu apenas para grandes cantoras como Cher e Whitney Houston e agora uma para o novo álbum da Leona, "You Knew Me When". she is the queen of ballads! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, é a mãe de todas as baladas. É quase sinónimo de excelência.

      Já nesta década compôs também 3 belíssimas canções: "I Was Here" (Beyoncé), "Only Love Can Hurt Like This" (Paloma Faith) e "I Got You" (Ciara).

      Eliminar
  2. «Hurt» e «Stronger» as minhas preferidas dela.

    Seria simpático se deixasses também a indicação das posições alcançadas em Portugal pelos álbuns ou singles da Christina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria, mas nem sempre é fácil ter acesso a essas informações. Neste caso e para não cansar o leitor, coloco apenas os países em que a canção/álbum foi nº1 e, se não for o caso, a posição que alcançou nos EUA e Reino Unido.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares