Odisseia Geomusical- Espanha


Localização - Europa Meridional

Capital - Madrid

Língua oficial - Castelhano

Superfície - 505,990 km²

População - 46 milhões hab.

Moeda- Euro

Espanha é a terra do flamenco, a maior potência da música latina e o país de origem da guitarra clássica. 

Quando pensamos nos seus maiores representantes pensamos em músicos com projecção internacional como Julio e Enrique Iglesias ou Alejandro Sanz, mas a verdade é que encontramos no país vizinho praticamente todo o tipo de géneros musicais comuns aos dos mercados anglo-saxónicos, com a particularidade de na sua maioria serem cantados na língua mãe.

Temos bandas indie como os Lori Meyers, Los Planetas ou Vetusta Morla; cantores pop/rock como Bebe e La Oreja de Van Gogh; representantes do rock na sua acepção mais pesada na figura de Barón Rojo e Los Suaves; MC's como La Excepción ou La Mala Rodríguez, o filão electropop representado por The Pinker Tones ou Fangoria e fenómenos com expressão pop como David Bisbal e Pablo Alboran. Paco de Lucía, Concha Buika ou Ojos de Brujo içam bem alto a bandeira do flamenco, enquanto a música clássica é defendida por tenores como Plácido Domingo, José Carreras e pela soprano Montserrat Caballé.

Gastronomia e arquitectura à parte, Espanha acolhe todos os anos dois festivais de música mediáticos: Sonar, em Barcelona, inteiramente dedicado à electrónica, e o de Benicàssim com uma oferta mais variada que compreende não só electrónica como música pop, rock e propostas ligadas à arte, moda e cinema. 

Facto curioso? Espanha é o berço dos Los Del Río e Las Ketchup, músicos que em tempos idos foram responsáveis por dois grandes fenómenos pré-virais com expressão mundial: como nos poderíamos esquecer da "Macarena" e "Aserejé"? Respirem de alívio, não os irão encontrar na playlist local. Desfrutem: 



Façam check-out quando bem entenderem. Para a semana vemo-nos em França, boa viagem :)

Sigam-me facebook!

Comentários

Mensagens populares