O dia em que Adele regressou


Há uma semana não havia sequer a confirmação oficial do regresso. Agora temos uma nova canção, um novo vídeo e detalhes do próximo álbum de Adele.

O tão aguardado terceiro álbum da cantora britânica intitula-se 25 e será lançado a 20 de Novembro pela XL Recordings, editora que a acompanha desde o início da carreira. A imagem acima é a capa oficial do trabalho.

O 1º single do registo foi também hoje desvendado. Trata-se de "Hello", escrito pela própria em parceria com Greg Kurstin e produzido por este último. O tema vem acompanhado por um vídeo captado pela lente do realizador canadiano Xavier Dolan (autor de Mommy ou Heartbeats), gravado em Montreal. 



As circunstâncias em que chega este novo trabalho foram apresentadas num comunicado oficial que a cantora partilhou via Twitter na passada quarta-feira, aqui reproduzido:


25 será, portanto, um álbum de reconciliação. Consigo mesma e com tudo o que a rodeia. E essa vontade está desde logo expressa no novo single: "hello from the other side/ I must've called a thousand times/ to tell you I'm sorry/ for everything I've done". Seja o ex-namorado, familiar distante ou o amigo perdido. A canção, essa, é uma balada pop soul dos sete costados que não se afasta muito do registo do disco anterior, construído sob piano delicado, percussão ligeira mas retumbante e uma performance vocal estrondosa como é seu apanágio. Um clássico para 2015 e os anos que hão-de vir.

Conhecido é também o alinhamento do novo disco:

1."Hello"
2."Send My Love (To Your New Lover)"
3."I Miss You"
4."When We Were Young"
5."Remedy"
6."Water Under the Bridge"
7."River Lea"
8."Love in the Dark"
9."Million Years Ago"
10."All I Ask"
11."Sweetest Devotion"

A lista de colaboradores é sumarenta. Ryan Tedder, Tobias Jesso Jr., Max Martin, Shellback, Paul Epworth, Danger Mouse, Samuel Dixon, Bruno Mars, Philip Lawrence e Christopher "Brody" Brown, estão de alguma forma envolvidos no novo disco, seja a nível da composição ou produção. De fora da ficha técnica ficaram Damon Albarn, Pharrell Williams, Sia ou Phil Collins, que chegaram a estar vinculados ao processo de gravação do registo.

Poderá Adele apenas em 70 dias tornar 2015 completamente seu? Provavelmente só a primeira semana de vendas do novo álbum eclipsará a performance de qualquer registo que tenha sido editado nos últimos 11 meses. Acabou, pois, a supremacia de Taylor Swift, Ed Sheeran e Sam Smith. Os Grammys terão de esperar por ela até 2017, mas o balanço final de contas do ano corrente será dominado por si.

A indústria rejubila pelos milhões que vêm a caminho. Fãs e curiosos deliram por tê-la de volta - mas que belo dia para a comunidade musical. 

Sigam-me no facebook!

Comentários

Mensagens populares