Odisseia Geomusical- País de Gales


Localização - Europa Ocidental

Capital - Cardiff

Língua oficial - Galês e inglês

Superfície - 20,779 km*2

População - 3 milhões

Moeda - Libra

Denominada a "terra da canção" pelas ligações à música coral e a um ancestral festival de música, literatura e performance intitulado Eisteddfod (com origens que remontam ao séc. XII), o País de Gales é precisamente uma nação de grandes vozes e bandas de rock alternativo.

A tradição folk tem grande expressão na história musical do país, em que a harpa é um instrumento sagrado e artistas como os Hennessys, Carreg Lefar e Siân James têm mantido vivo esse legado ao longo dos anos.

Mas é pelos solistas de vozes excepcionais que o País de Gales tem lugar no mapa musical: de Shirley Bassey, Tom Jones, Margaret Price, Geraint Evans, Bonnie Tyler às mais recentes Duffy, Katherine Jenkins ou Charlotte Church.

Na secção de rock alternativo, os anos 90 levam ao surgimento de bandas míticas como Manic Street Preachers, Stereophonics, Feeder, Catatonia, Super Furry Animals e Gorky's Zygotic Mynci, estes três últimos com algum do seu cancioneiro interpretado na língua galesa.

Dos anos 00 em diante temos assistido ao aparecimento de bandas como Bullet for My Valentine, Skindred, Los Campesinos! ou as entretanto extintas Funeral for a Friend e Lostprophets. A solo encontramos também uma cintilante Marina and the Diamonds onde linguagens pop, indie e new wave se cruzam.

Fiquem com o postal musical:



Há ainda espaço para uma última viagem antes de 2015 terminar. Dirigimo-nos para a nação maior da Grã-Bretanha - Inglaterra. Relaxem, haverá tempo para os souvenirs. Até lá, boa viagem!

Sigam-me no facebook!

Comentários

Mensagens populares