The Amazing No Doubt Experience- Parte I

"Trapped In a Box"- No Doubt (1992)

Todas as histórias têm um início. A dos No Doubt começa com este tesouro quase apagado pelo tempo que passou completamente despercebido. Saído do seu álbum de estreia, "Trapped In a Box" deixava já bem patente as raízes new wave e a singularidade da banda, que se opôs ao domínio grunge da época. Por de trás de uma jovialidade nostálgica e um refrão que tem tanto de genial como hilariante, esconde-se uma letra que aponta o dedo ao impacto negativo da televisão. Foi uma pequena rebelião que viria a causar uma grande revolução nos anos seguintes.



"Just a Girl"- Tragic Kingdom (1995)

Após uma estreia despercebida, seguiu-se um segundo álbum - The Beacon Street Collection - do qual também não reza a história. Mas a sua editora acreditou neles e apostou forte e feio no álbum  que viria a ser a sua rampa de lançamento. Com os elementos da banda entregues à escrita das canções, nasceu uma nova abordagem à sua sonoridade, mais próxima do punk rock. "Just a Girl" é o primeiro grande sucesso dos No Doubt e surge na óptica de Gwen acerca dos esteréotipos femininos. Os dados estavam lançados.



"Spiderwebs"- Tragic Kingdom (1995)

Não tendo o mesmo impacto do seu antecessor, o 2º single de Tragic Kingdom foi, porém, o culpado pelo revivalismo do género ska nos Estados Unidos. Com Gwen e Tony Kanal aos comandos da escrita, "Spiderwebs" apresenta uma exuberante riqueza instrumental da qual se destaca o uso do trombone. Note-se a câmara do vídeo tão tipicamente 90's e a ironia que já caracterizava a banda.


Comentários

Mensagens populares