The Amazing No Doubt Experience- Parte IV

"Underneath It All"- Rock Steady (2001)

Aquele que é capaz de ser o tema mais sensual dos No Doubt foi novamente um sucesso, principalmente nos Estados Unidos. Escrito por Gwen e baseado na sua relação com o agora marido, não foi especialmente bem-recebido pela crítica, que considerou ser um passo ao lado face à evolução que a banda estava a traçar. Com uma toada reggae e um vídeo que se foca quase totalmente na vocalista, ajudou a que Rock Steady alcançasse a marca de 7 milhões de cópias vendidas.



"It's My Life"- The Singles 1992-2003 (2003)

Numa altura em que Gwen já andava a preparar o seu álbum a solo, a banda já estava em pausa e não quis arriscar escrever um original, preferindo fazer uma nova versão de um tema dos Talk Talk para promover o seu best of. "It's My Life" marcou o regresso a uma abordagem mais rock e new wave tendo sido o último original editado pela banda antes de se remeterem a um longo silêncio. Marcante foi também o vídeo de David LaChapelle, um dos mais inspirados e cinematográficos do grupo.



"Settle Down"- Push and Shove (2012)

Esta incrível viagem no tempo termina no actual presente da banda. Depois de um longo intervalo de 9 anos, os No Doubt estão de volta para, uma vez mais, revolucionar o panorama musical. "Settle Down" reúne todas as suas influências, ska, new wave, pop e rock e apresenta-os em topo de forma, num vídeo que comemora a sua reunião num clima festivo e com a cumplicidade de quem reencontra velhos amigos. Antecede o novo Push and Shove, editado a 25 de Setembro.



E assim termina esta viagem pelo legado dos No Doubt, uma aventura dividida em 4 partes que explorou o seu universo musical. Espero que tenham gostado desta experiência, tanto quanto eu gostei de a fazer, e que agora estejam aptos para acompanhar o que este quarteto fantástico nos irá trazer. Este foi o meu contributo de homenagear e de devolver ao mundo uma banda algo esquecida e de tentar reaproximar ou mesmo despertar novos seguidores do seu trabalho. No ano em que comemoram 20 anos de carreira, creio que foi uma iniciativa mais do que merecida e com ela aprendi muito também. Sem dúvida, uma experiência a repetir!

Comentários

  1. Que grande viagem esta! Grande trabalho de recolha!

    De todos os vídeos, os que mais gostei, foram exactamente os que não conhecia, destacando o Trapped In a Box, o Sunday Morning e o Simple Kind of Life. Mas tenho que destacar ainda mais o Trapped In a Box, genial em todos os sentidos! Chique a valer, como diria o meu amigo Dâmaso! E adorei rever o It's My Life, provavelmente o meu video favorito de infância.

    Obrigado por nos teres levado nesta viagem alucinante à descoberta do passado dos No Doubt. Foi muito enriquecedor.

    ResponderEliminar
  2. Foi sem dúvida uma colecção de posts que me deu muito gozo fazer (e por isso já estou a planear mais...) e com a qual também eu aprendi muito. Conhecia apenas o básico, mas agora já quase que possuo um doutoramento em No Doubt.
    O "Trapped In a Box" é mesmo uma pérola daquelas bem valiosas e a "Simple Kind of Life" fica gravada na memória. Mas de todas a que mais me fascinou foi a "Hella Good", formidável em todos os aspectos.
    Obrigado pelo comentário =D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares