12 Years of Suga: A Bittersweet Story, Parte IV

"Easy"- Overloaded: The Singles Collection (2006)

O timing do seu primeiro best of pode não ter sido o mais acertado, mas o facto é que a banda decidiu fazer uma retrospectiva da sua carreira ao fim de 6 anos de actividade, 4 álbuns editados e 2 mudanças de alinhamento. "Easy" permanece ainda hoje como o seu tema mais provocador, no qual Keisha, Heidi e Amelle, sob uma chuva de sintetizadores, afirmam total disponibilidade sexual. Da inocência de "Overload" já nada ou pouco restava: não era muito melhor quando elas se faziam difíceis?


"About You Now"- Change (2007)
Quem pensava que o 3º alinhamento não era capaz de igualar o êxito do passado, enganou-se a valer. O 1º single extraído de Change, o 5º álbum da banda (o 1º a contar com Amelle), levou de novo o trio pela 6ª vez ao topo da tabela de singles britânica, onde ficaram durante 4 semanas consecutivas. Dr. Luke assina este colosso pop-electro-rock que se pode considerar o último grande clássico das Sugababes. Surpresa das surpresas: "About You Now" é o single mais vendido de sempre da banda no Reino Unido.
  


"Denial"- Change (2007)
Um dos temas do álbum mais elogiados pela crítica foi escolhido como 3º single, já nos primeiros meses de 2008. Constituído por um sample do refrão de "Standing in the Way of Control" dos The Gossip e com uma linha de baixo semelhante a "One Minute" de Kelly Clarkson, "Denial" não foi um rotundo sucesso, mas trouxe ao de cima a química de um alinhamento cada vez mais pop. O vídeo é uma espécie de sessão fotográfica e primou pelo requinte e apurado sentido estético.
  

Discografia

Overloaded: The Singles Collection (2006)
Em Novembro de 2006 era lançado o primeiro best of  da banda em jeito de comemoração dos seus 6 anos de carreira. Lançado pouco mais de um ano após a saída de Mutya Buena e a entrada de Amelle Berrabah, já há muito que estava planeado, tendo por isso sido encarado como o encerrar de um capítulo. Composto por dois novos temas -"Easy" e "Good to Be Gone" - é o testemunho de um legado ainda curto mas extremamente bem-sucedido. Desde "Overload", "Freak Like Me",  "Round Round", "Hole in the Head" até "Push the Button" está aqui muito mais do que um desfile de êxitos: é um testemunho contado em 15 temas absolutamente essenciais para compreender a evolução da pop britânica na primeira metade dos anos 00. Facto curioso: é o único álbum da banda a ter entrado na tabela de álbuns portuguesa - para um honroso 15º lugar - E esta, hein?
Singles: "Easy" (#8)

Change (2007)
Lançado em Outubro de 2007, o 5º álbum do grupo foi o primeiro a contar com a presença de Amelle. Com traços de pop rock e dance pop, não repetiu o êxito do seu antecessor a nível internacional, contudo, alcançou o 1º lugar no Reino Unido e atingiu a marca de platina. As opiniões da crítica não foram unânimes e enquanto uns o descreviam como "um óptimo álbum pop", outros não se mostravam muito entusiasmados face ao que a banda havia apresentado no passado. Reza a lenda de que se a escolha dos singles tivesse sido diferente, o álbum teria chegado mais longe. Na produção estiveram os nomes fortes de Dr. Luke, Dallas Austin e o colectivo Xenomania.
Singles: "About You Now" (#1), "Change" (#13), "Denial" (#15)

Estamos quase quase a chegar ao fim da viagem pelo legado das Sugababes. Visivelmente mais pop e muito distantes da sonoridade com que se deram a conhecer ao mundo, a banda conseguiu sobreviver à saída de 2 dos seus elementos fundadores praticamente sem sair beliscada a nível comercial. Mas o que acontece quando o seu último membro original decide abandonar o barco naquela que é a saída mais turbulenta de todas? Diz o ditado que à terceira é de vez: a ruína abate-se sobre as Sugababes e dá lugar a um futuro incerto. Não percam para a semana o 5º e último capítulo da sua emocionante história.

Comentários

Mensagens populares