12 Years of Suga: A Bittersweet Story, Parte I

"Overload"- One Touch (2000)
A 11 de Setembro de 2000 era lançado o single de estreia das Sugababes. Mutya Buena, Keisha Buchanan, ambas com 15 anos, e Siobhán Donaghy, de 16,  eram a face de um novo grupo feminino britânico que estava a deixar os críticos de cara à banda. "Overload" era um pedaço revolucionário de pop, R&B, hip hop e soul que desde logo colocou a fasquia bastante elevada para estas 3 jovens. Ainda hoje permanece como um dos melhores temas da sua carreira e um dos mais aclamados pela crítica na década passada.


"Freak Like Me"- Angels with Dirty Faces (2002)
Em 2002 ocorre a primeira mudança da banda, com a saída de Siobhán e a entrada de Heidi Range, nascendo aquela que é a formação mais duradoura e bem sucedida do grupo. Este "Freak Like Me" mistura R&B e electrónica, nascendo de uma intrincada fusão que mistura um cover e sampla um tema de 1979, mas que lhes permitiu alcançar o seu primeiro nº1 no Reino Unido. Aquele que é o seu 3º single mais vendido de sempre foi ilustrado por um vídeo sombrio e vampiresco.


"Round Round"- Angels with Dirty Faces (2002)

O 2º single de Angels with Dirty Faces foi o primeiro grande êxito da banda a nível europeu. Juntamente com o tema de estreia das Girls Aloud (as suas arqui-rivais), é o culpado por ter redifinido a pop britânica dos anos 00. Escrito pelas próprias e por mais um batalhão de gente entendida na arte de criar pérolas pop, foi um hit de contágio instantâneo e levou-as de novo ao topo da tabela de singles britânica. É já um clássico do séc. XXI.


Discografia

One Touch (2000)

A estreia das Sugababes foi também a única a contar com o alinhamento original - Mutya, Keisha e Siobhán - que com idades compreendidas entre os 15/16 anos fizeram um disco que deixou a crítica rendida, aplaudindo o facto da banda escrever a maioria dos temas e de revelar uma maturidade precoce. Apesar dos elogios, One Touch teve um fraco desempenho comercial e levou a que a ficassem sem contrato discográfico. A pop comercial ainda não morava aqui, mas tinham desperto a curiosidade dos críticos e causado uma pequena revolução que haveria de despontar nos anos seguintes. Ainda hoje é considerado por alguns fãs como o seu melhor trabalho, talvez há frente do seu próprio tempo.
Singles: "Overload" (#6), "New Year" (#12), "Run for Cover" (#13), "Soul Sound" (#30)

Angels with Dirty Faces (2002)

Após a saída de Siobhán, a banda recrutou Heidi Range para o seu lugar e começou a compôr o 2º álbum, ao mesmo tempo que procurava uma nova editora. O novo alinhamento encontrou um novo lar na Island Records e colaborou com grandes nomes (Bloodshy & Avant, Lucas Secon, Xenomania), que mantiveram a sonoridade urbana, dando um maior apelo pop aos temas, sem os tornar, porém, demasiado comerciais. Angels with Dirty Faces veio redefinir a pop britânica dos anos 00 e permanece como o álbum mais vendido da banda no Reino Unido, com o galardão de tripla platina.
Singles: "Freak Like Me" (#1), "Round Round" (#1), "Stronger" (#7), "Shape" (#11)

Os dados estavam lançados para que elas se viessem a tornar a maior girlsband britânica do séc. XXI. Não percam o próximo capítulo, no qual tudo ganha uma maior proporção e os êxitos começam a ser em catadupa, naquela que é a era mais sólida, duradoura e aclamada das Sugababes.

Comentários

Mensagens populares