Expectativas para o Optimus Alive'13

A temporada de festivais de Verão inicia-se hoje com o arranque do Optimus Alive 2013 que, pelo 7º ano consecutivo, assenta arraiais no Passeio Marítimo de Algés. Há uns 3 anos para cá que anseio por ir ao Alive e parece que é em 2013 que vou concretizar este sonho: não marcarei presença nos 3 dias mas, pelo menos, tenho bilhete para o dia 14, o último do evento.
De todos os festivais de Verão, o Alive é aquele que mais vai de encontro aos meus gostos musicais e, este ano particularmente, tem um cartaz fortíssimo. Teria comprado o passe para os 3 dias sem hesitação alguma, mas visto que não conheço melómanos dispostos a compactuar com esta pequena extravagância, já me sinto um sortudo por ir a um. Ainda que o dia 14 não fosse o meu preferido.
Confesso que é o primeiro dia do cartaz que mais me entusiasma: AlunaGeorge, Two Door Cinema Club, Jessie Ware, Vampire Weekend e Disclosure são nomes que admiro e gostava de poder vê-los ao vivo. Já no segundo dia, um pouco mais morno ainda que bastante bom, não perderia as actuações de Editors, Rhye e Depeche Mode (apesar de não ser propriamente fã destes últimos, reconheço que são donos de uma carreira imponente e irão dar um excelente concerto).
Mas falemos a fundo do dia 14, aquele em que presenciarei ao vivo as emoções do festival. Apesar da alucinante agenda de concertos - o que eu dava para ter um clone! - há 3 bandas que não vou querer perder: Of Monsters and Men, Alt-J e Phoenix.
A trupe indie folk da Islândia tem lugar cativo no meu coração: conquistaram-me com "Little Talks" e mais tarde com o álbum de estreia, My Head Is an Animal, que certamente proporcionará momentos inesquecíveis tingidos pelo pôr-do-sol. Mal posso esperar para ouvir "Mountain Sound" e sentir-me como se estivesse dentro do próprio vídeo:


A banda que carinhosamente gosto de apelidar como "a banda do triângulo", será outra actuação imperdível. Não é por acaso que são considerados um dos fenómenos da actualidade e creio que terão um dos concertos mais concorridos no Palco Heineken. Sim, estão rodeados de hype mas acho que não é vão: An Awesome Wave é qualquer coisa de espantoso, no mínimo.
  


Os meus olhos também vão estar postos naquela que é a estreia dos franceses Phoenix no nosso país. Com o recente Bankrupt! no bolso, estou mais expectante por ouvir os temas antigos, se bem que será uma boa oportunidade para conhecer os novos, como este "Trying to Be Cool":


Para além destes, o dia 14 também se destaca pelos concertos de: Kings of Leon (de volta aos palcos), Jake Bugg (o novo "puto" britânico maravilha), Tame Impala (os psicadélicos do momento), Django Django, Twin Shadow, Band of Horses ou os Brass Wires Orchestra (os Mumford & Sons portugueses). Gostaria de dar um pulinho a todos eles, mas a menos que seja atingido pelo milagre da multiplicação, creio que tal não será possível. Com muita pena minha.
Também sou capaz de derramar umas lágrimas por não estar lá para assistir aos concertos de Jessie Ware, AlunaGeorge e Disclosure, todos eles no Palco Clubbing, restando-me estar atento à emissão online da RTP1: não é bem a mesma coisa, mas ajudará a atenuar a minha sede. Quase que aposto que não haverá momento mais infeccioso no Palco Clubbing do que este "White Noise":

Tenho as expectativas bem lá no alto e sei que vai ser um dos melhores dias da minha vida, ou não tivesse eu nascido para isto. Optimus Alive, here I come!

Comentários

Mensagens populares