15 regressos para 2015

Pela frente temos 12 promissores meses à espera de serem preenchidos com novos hits, álbuns e vultos musicais. É com os olhos postos no futuro que vos trago quinze nomes que pertencem ao lote dos regressos mais aguardados de 2015. São eles:

Rihanna

O impensável aconteceu. Rihanna não voltou em 2014, deixando assim - mais espaço para Taylor Swift reinar, claro está - uma legião de fãs desolada, pouco habituados que estão a ausências tão prolongadas de RiRi. Já lá vão 25 meses, o hiato discográfico mais duradouro de uma carreira extremamente prolífica que em 7 anos conheceu 7 álbuns. No último trimeste de 2014 - por norma a sua época predilecta para lançar álbuns - circularam falsos alinhamentos e testemunhos de terceiros pouco fiáveis que davam como certo um lançamento iminente, até que a cantora de Barbados veio colocar os pontos nos is ao dizer que seria pela sua boca que seríamos informados do que haverá para saber acerca do 8º disco. Virá aí um retorno à EDM, um aprofundamento da pop urbana/R&B ou algo completamente diferente? Como e quando? Sabe-se apenas que as gravações continuam em marcha e que de 2015 não passa. E, claro, que ela fará com que valha a pena #thatrihannareignjustwontletup


Kanye West

Também há meses que correm uns zunzuns quanto ao regresso do almighty Kanye West. Yeezus ainda nem tinha arrefecido - chegou sequer a arrefecer? - e já Kanye estava de volta ao estúdio, em Novembro de 2013, a compôr o seu sucessor que alegadamente está a ser confeccionado com Rick Rubin e Q-Tip, lote de colaboradores a que se junta agora Sir Paul McCartney, com a primeira amostra da parelha a ser revelada sob a forma de "Only One", que chegou na aurora do primeiro dia do ano. Pelo tempo de maturação, prevê-se que tenha uma estética menos crua e agreste que o último disco e que inevitavelmente se torne num dos grandes lançamentos de  2015. E porque Yeezy não faz as coisas por menos, talvez a surpresa esteja na forma como será editado. 


Adele

Quando em Maio passado, na véspera do 26º aniversário, Adele escreveu na sua conta do Twitter "Bye Bye 25... See you again later in the year", o mundo ficou em suspenso com a possibilidade inerente do regresso da grande diva da soul no último quadrimestre do ano. Mas logo em Outubro as suspeitas eram deitadas por terra pela XL Recordings, detentora do seu catálogo, que em comunicado estipulava uma quebra das suas receitas para esse ano, explicando o porquê: não haveria novo disco de Adele em 2014. Taylor Swift tem estimado bem a árvore das patacas, mas é tempo da santa padroeira dos milhões voltar a ocupar o seu trono. Entram a bordo Ryan Tedder, Paul Epworth, James Ford, Kid Harpoon ou Diane Warren. Já Phil Collins foi barrado à entrada. A viagem será feita à mesma, desta vez em águas menos revoltas, espera-se. Brevemente, num oceano perto de vós.


Muse

O trio de Teignmouth encontra-se a gravar o sucessor do tépido The 2nd Law desde Outubro passado, com o lendário Robert John "Mutt" Lange - produtor de AC/DC, Def Leppard ou Foreigner - aos comandos. Matt Bellamy e companhia já prometeram um regresso aos dias mais pesados dos Muse e uma possível sequela de "Citizen Erased" do aclamado Origin of Symmetry (2001). Temas como a ecologia e a Terceira Guerra Mundial serão abordados no 7º álbum de estúdio dos ingleses, que estarão entre nós a 9 de Julho para a edição deste ano do NOS Alive. 


Kelly Clarkson

À luz da retrospectiva da carreira feita em 2012 e o disco natalício de 2013, facilmente nos esquecemos que Kelly Clarkson já não nos dá um trabalho de originais desde 2011, ano da edição de Stronger. A espera está a escassos meses de terminar, uma vez que a American Idol original há muito que promete um novo disco para o início deste ano. E a avaliar pelos seus últimos tweets, prevê-se um álbum pop, a reactivação de uma antiga parceria para um novo dueto e um 1º single assente em duas pistas: "Proof of Life" e Dr. Dre. Venha ele.


Florence and the Machine

Flo e a sua máquina têm duas dívidas para com o público português: a primeira será saldada a 18 de Julho quando ocuparem a MEO Arena na próxima edição do Super Bock Super Rock que em 2015 retorna a Lisboa; a segunda, têm-na em comum com todos os fiéis seguidores do projecto que aguardam impacientemente pelo sucessor de Ceremonials (2011). As informações relativas ao 3º disco da banda britânica têm sido escassas, sabendo-se apenas que está a ser preparado desde Junho. Dois excelentes álbuns concederam permissão a Florence Welch para levar o tempo que precisasse, daí que o que virá será por bem e não cairá mal a ninguém. Que assim seja.

Madonna

A Rainha da Pop foi a mais recente vítima da pirataria online, quando no mês passado viu 13 inéditos seus a circularem pela world wide web fora, esboços aparentes daquilo que seria o seu 13º álbum de estúdio. A cantora reagiu enfurecida comparando a devassa a uma forma de terrorismo digital, mas foi célere na retaliação ao disponibilizar de forma legal a versão final de 6 dos leaks, anunciando assim a chegada de Rebel Heart para 10 de Março, data em que serão conhecidos os restantes 6 temas. Para já escutam-se "Living for Love", o 1º single produzido por Diplo, "Devil Pray" em parceria com Avicii ou a rambóia electro de "Bitch I'm Madonna" ao lado de Nicki Minaj.


Frank Ocean

Outro dos lançamentos mais aguardados do ano é o sucessor de Channel Orange, um dos pilares da corrente de R&B alternativo e dos discos mais incontornáveis de 2012. Os trabalhos decorrem há cerca de dois anos e pensa-se que já tenham terminado entretanto, tendo o músico colaborado com Danger Mouse, Happy Perez, Hit-Boy, Kevin Ristro ou Rodney Jerkins, uma colecção de nomes entre o experimental e o mainstream. Para já conhece-se apenas um excerto de "Memrise", uma nova canção que poderá vir a ser incluída no disco, e nada mais. 

Christina Aguilera

Nenhum dos regressos desta lista será tão urgente e decisivo quanto o de Xtina, que nos últimos 5 anos tem vivido uma história ímpar e agridoce de sucessos e insucessos: as suas últimas tentativas a solo - Bionic (2010) e Lotus (2012) - fracassaram forte e feio, enquanto as colaborações com terceiros - "Moves Like Jagger (2011), "Feel this Moment" e "Say Something" (2013) - têm performances incríveis nas tabelas. A cantora iniciou o processo de gravação do 8º álbum em Abril de 2014 e ainda não veiculou qualquer informação acerca do mesmo, mas tudo indica que o seu regresso como mentora ao The Voice já em Fevereiro signifique que está pronta para voltar à ribalta e lançar novo material. Desta vez sem precisar de viver de esmolas, esperemos.  


Marina and the Diamonds

Depois do longo período de desintoxicação de Electra Heart, Marina and the Diamonds está finalmente aptapara dar início a uma nova era. Froot fez-se anunciar com pompa e circunstância a 29 de Outubro último, data do 29º aniversário da cantora, com uma campanha promocional extensiva que consiste na revelação de uma canção por mês, até à data de edição deste, a 3 de Abril. Há que mencionar a particularidade sensorial do projecto: cada tema tem uma fruta associada, uma ideia que é explorada nas redes sociais e no site criado para o efeito. Desde então já tivemos o tema-título (uvas) em Novembro, "Happy" (limão) em Dezembro e "Immortal" (mirtilos) para este mês de Janeiro. Vai uma trinca?


Gwen Stefani

2015 poderá marcar o regresso de Gwen Stefani em duas frentes: tanto a solo como na sua banda de sempre, os No Doubt. A reactivação da carreira em nome próprio começou a ser delineada no último trimestre de 2014, com a sua presença no The Voice (como substituta de Christina Aguilera), participações nos últimos discos de Maroon 5 e Calvin Harris e o lançamento dos singles "Baby Don't Lie" e "Spark the Fire" que, convenhamos, não foram um tiro de partida brilhante. O novo disco terá produção executiva de Benny Blanco e será o seu primeiro esforço a solo em 9 anos. A ver vamos no que dá tanta produtividade. 


The Maccabees

O 4º disco dos 'Macabeus' está a ter um parto deveras demorado. Em entrevista à NME em meados de 2013, o grupo britânico tinha esperanças de editá-lo nos primeiros meses de 2014. Contudo, em Janeiro desse ano só haviam resultado ainda duas canções do processo de gravação, com o guitarrista e o vocalista a expressarem alguma indefinição quanto ao caminho a seguir. Em Novembro último, já se via luz ao fundo do túnel: canções prontas a serem testadas na estrada que, de acordo com o grupo, capturavam o entusiasmo dos primórdios enquanto banda. Numa altura em que passam 3 anos da edição de Given to the Wild, este é o momento ideal para lançar o seu sucessor. E, quem sabe, de nos fazerem uma visitinha, porque não?


Fergie

No ano em que celebra 40 primaveras - dá para acreditar?! - Fergie Ferg tem prometida a edição do seu 2º capítulo a solo, 9 anos depois do inaugural The Dutchess. A arma secreta dos Black Eyed Peas terá aos comandos da produção o amigo will.i.am, à semelhança do que sucedeu com o disco de estreia, e um dos colaboradores envolvidos no projecto é Mike Will Made It, produtor de hip hop em voga que esteve na origem de "We Can't Stop" de Miley Cyrus ou "Body Party" de Ciara. Para já é conhecido o 1º single do disco, "L.A. Love (La La)", uma investida em território urbano do qual foi rainha em 2006/2007 e que agora é ocupado por Iggy Azalea e Nicki Minaj. Haverá um longo caminho pela frente até fidelizar as massas novamente.


Brandon Flowers

O homem forte dos The Killers anunciou um hiato prolongado do grupo antes da gravação do 5º álbum, precisamente para se dedicar à composição de um 2º disco a solo. O sucessor de Flamingo (2010) terá o dedo mágico de Ariel Rechtshaid, que assinou os últimos trabalhos de Vampire Weekend, Sky Ferreira ou Haim, e tem sido descrito por Brandon Flowers como "diferente" e "menos inspirado pelos ares de Las Vegas" que Flamingo. Até lá, é tempo de tirar o pó a "Only the Young" e "Crossfire".


Emeli Sandé

A autora de Our Version of Events (2012) também reclamará 2015 como seu, prevendo-se o anúncio do segundo disco a qualquer instante. Emeli Sandé fecha-se em copas quanto à direcção do novo álbum, mas uma vez que terminou recentemente a relação de longa data que mantinha com o seu namorado (entretanto marido), prevê-se material dramático de sobra para fazer uma sequela de Titanic. Será muito interessante vê-la em competição directa com Adele: duas das mais talentosas e rentáveis artistas britânicas da actualidade naquele que promete ser o derby da soul de 2015. 

Sigam-me na página de facebook do blog!

Comentários

Mensagens populares