Magnífico Material Desconhecido #155

Ibeyi
                                                                                                    

Ibeyi é o projecto a que as irmãs gémeas Naomi e Lisa-Kaindé Diaz, de ascendência francesa e cubana, dão o corpo e a alma. Filhas do malogrado percussionista cubano Miguel 'Angá' Díaz, dos Buena Vista Social Club, são uma das grandes apostas do catálogo da XL Recordings para 2015 com a sua arrojada proposta musical que envolve soul, R&B, electrónica e música africana assente na herança Yoruba.

O chamamento musical das irmãs começa pouco tempo após a morte do pai, em 2006, quando decidem aprender a tocar o cajón e a ser instruídas, pela mão da mãe, hoje sua manager, na cultura Yoruba - uma língua nativa das gentes de Nigéria e Benin que viajou até Cuba pela via da escravatura em meados do séc. XVIII e cuja tradição está intrinsecamente ligada à natureza e espiritualidade.

Hoje, aos 19 anos, preparam-se para editar o disco de estreia a 17 de Fevereiro próximo, numa altura em que canções como "River" e "Oya", retiradas do EP inaugural editado em Agosto passado, começam a causar ondas de perplexidade por onde passam. Creio que poderão estar para 2015 como FKA twigs esteve para 2014. Passado e presente. Tradição e modernidade. Um mesmo sangue, herança e voz. Ibeyi, senhoras e senhores:

"River", Oya EP



"Oya", Oya EP



Se gostaram, escutem também: "Mama Says" e "Ghosts"

Sigam-me na página de facebook do blog!

Comentários

Mensagens populares