A Beautiful Haunted Twisted Imaginary

Florence and the Machine-"Rabbit Heart (Raise It Up)"
Lungs (2009)



Florence e a sua fiel máquina são das melhores coisas que aconteceu à indústria musical nos últimos anos. Com uma carreira breve mas marcante, o seu contributo para o panorama musical é significativo e em apenas 3 anos já fizeram muito mais do que bandas que andam cá há largos anos.

Estarão para sempre associados à história deste blog, pois foram os primeiros Magníficos Materiais Desconhecidos apresentados, a Janeiro de 2010, tendo sido eleitos como os melhores novos talentos desse mesmo ano. E como não poderia deixar de ser, marcaram-me a mim também.

Conheci-os quando, no Verão de 2009, tomaram de assalto, com o belíssimo álbum de estreia, Lungs, a tabela de álbuns britânica. Porém, por tolice da idade e alguma inocência musical à mistura, só os ouvi pela primeira vez no final desse ano, quando vi na televisão o vídeo de "You've Got the Love". Não foi uma paixão súbita, mas despoletou a minha curiosidade e marcou o início de uma bonita história de humm... amor, chamemos-lhe assim.

Tinha acabado de fazer 18 anos e sentia que estava na altura de crescer musicalmente e de expandir os meus horizontes, de descobrir novos sons, emoções e tonalidades que a habitual música que a televisão impingia já não me podia proporcionar.  Foi então que cheguei à conclusão que a melhor maneira de o conseguir seria criar um espaço no blog que me levasse a partir à aventura e explorar todo um mundo de sons desconhecidos, no qual apresentaria novos talentos musicais.

Os Florence and the Machine vieram despoletar esse processo e, hoje em dia, são uma das bandas que mais aprecio. Acompanhei-os na já referida estreia de Lungs e, mais atentamente, com o recente Ceremonials. Tudo neles é perfeito: a começar pela extraordinária voz e composição sublime de Florence Welch e pelo não menos magnífico conjunto de músicos (os Machine) que a acompanham.

E depois é todo aquele universo encantado que a sua música e os seus vídeos emanam, o imaginário muito próprio que apela ao sonho e uma sonoridade épica, tecida a ouro, que os distancia e coloca num patamar elevado relativamente a outros artistas. O fenómeno em seu torno cresce a olhos vistos e creio que daqui a uns 7 anos serão ainda mais majestosos do que agora: têm um futuro tão brilhante à frente que quase ofusca.

Ultimamente tenho-me desiludido com certos artistas e tenho perdido fé num panorama musical cada vez mais saturado. Os Florence foram a porta que me conduziu ao que hoje sou enquanto melómano, representando a maturidade que alcançei desde que os descobri. E no dia em que perder a fé neles, é certo que perco também a esperança no panorama musical.

"This is a gift, it comes with a price
Who is the lamb and who is the knife?
And Midas is king and he holds me so tight
And turns me to gold in the sunlight"

Comentários

Mensagens populares