Ídolos 2012: Mariana Domingues



Era uma inevitabilidade que a Mariana chegasse à grande final. Quem não se lembra do seu primeiro casting, o mais apaixonante de todos, no qual deixou todos de cara à banda com uma versão imaculada de "Beautiful"? Desde logo ganhou uma legião de fãs e foram feitas apostas que ditavam que esta rapariga ia ganhar o programa. Daí que não seja surpresa alguma vê-la entre os dois últimos finalistas.

Mas com um grande poder vem também uma grande responsabilidade. O facto de ter tido o casting mais marcante fez com que tivesse colocado a fasquia elevada desde o primeiro instante e com que todos os olhos estivessem postos em si no momento em que pisou o palco do Ídolos pela primeira vez.

É seguro dizer que foram raras as vezes em que ela esteve menos bem, mas é também seguro dizer que foram escassas as vezes que arrebatou o país como o fez no primeiro casting e que igualou as expectativas que o público havia criado relativamente a si. Quererá isto dizer que ela não merece estar a disputar a vitória? Óbvio que não. Chegou com todo o mérito até esta fase e teve sempre um percurso consistente que a fez sobressair dos demais concorrentes.

Agora a questão é outra: estará ela em condições de se tornar no próximo Ídolo de Portugal? Com todo o respeito que ela merece, creio que não. A verdade é que ainda não está preparada para isso. É bastante jovem, tem um enorme potencial que deve ser desenvolvido e um futuro auspicioso pela frente, mas de momento ainda lhe faltam requisitos que um ídolo deve ter.

É dona de um belíssimo timbre e de uma voz harmoniosa. Mas isso não chega. Tem ligeiros problemas de afinação que acabará por superar com a idade e peca por alguma falta de versatilidade. É certo que sempre agarrou os seus temas com uma garra e determinação ferozes, mas apoiou-se demasiado num registo baladeiro, que por vezes se tornava monótono.

Mas vejamos isto por outro prisma: seria ela quem mais beneficiaria com o prémio que o título de vencedora lhe proporcionaria, o de estudar numa conceituada escola de música londrina. Com os valiosos ensinamentos apreendidos e com a dedicação e empenho necessários, transformar-se-ia, sem dúvida, num valor seguro da música portuguesa.

Não escondo que prefiro que o seu adversário vença, mas caso seja ela a conquistar a vitória, também não será a maior injustiça de todos os tempos. Tornar-se-ia na 2ª vencedora feminina e na concorrente mais jovem de sempre a arrebatar o título. Em suma: não é a minha favorita, mas reconheço que a vitória ficaria bem entregue.

Recordem os melhores momentos da Mariana ao longo do programa:

1ª Gala-"Turning Tables"




7ª Gala-"Eu Sei Que Vou te Amar"



4ª Gala-"While My Guitar Gently Weeps"



5ª Gala-"Roxanne"


Comentários

Mensagens populares