Ídolos 2012: 9ª Gala- Top 3

Tema: Três Canções, Três Línguas
Concorrente Eliminado: André Cruz

Melhores Actuações

Diogo Piçarra-"Skinny Love"



Mariana Domingues-"Canção do Mar"



Diogo Piçarra-"Chaga"



Mariana Domingues-"I'm Like a Bird"



André Cruz-"I Won't Give Up"



A uma semana da final, estão encontrados os 2 grandes finalistas: Mariana Domingues e Diogo Piçarra. Foi uma gala bastante renhida e que teve tanto de morno como de que quente. Até ao momento decisivo, existiram aspectos que merecem destaque:

Grande, grande Diogo! É um orgulho e uma alegria imensa vê-lo na final, lugar onde merecia estar desde o primeiro instante em que apareceu no programa. Confesso que não achei muita piada ao seu "Perdóname", pois apesar de ter estado impecável, achei que foi uma escolha pouco inspirada para um artista tão fascinante. Redimiu-se e iluminou o céu numa extraordinária versão de "Skinny Love" (que creio que puxou mais à Birdy do que aos Bon Iver, propriamente), o grande momento da noite e mais um para acrescentar à sua vasta lista de actuações formidáveis. No tema dos Ornatos demonstrou a sua versatilidade e toda a garra e alma intensa que lhe conhecemos. Foi talvez a sua noite de consagração e que lhe poderá ter facilitado a conquista do título de vencedor.

A Mariana não teve, de facto, a vida facilitada. Poderia ter deitado tudo a perder nesta gala, mas valeu-lhe o percurso consistente e a legião de fãs que coleccionou. Vejamos: ela não esteve mal, porque tal palavra não existe no seu dicionário e no seu perfil de artista, mas para uma semi-final e nesta fase do programa, exigia-se mais a uma concorrente que sempre prometeu muito e que poucas vezes esteve à altura das expectativas que criámos acerca dela. Esteve bem na actuação francesa e em "I'm Like a Bird", mas enquanto os seus adversários arriscavam e davam o tudo por tudo, ela preferiu jogar pelo seguro. Valeu-lhe um notável desempenho no tema de Dulce Pontes, que lhe terá carimbado o passaporte até à final, lugar onde ela merecia estar, independentemente da sua prestação na gala de hoje.

Finalmente, à 5ª vez (se não me engano), o André foi eliminado. Começou bem no tema espanhol, esteve ainda melhor em "I Won't Give Up", que foi provavelmente a sua melhor prestação de sempre, mas depois descambou numa versão algo duvidosa de "Sol de Inverno", talvez por ter o ego insuflado dos elogios do júri. Não é segredo nenhum que nunca gostei dele como concorrente e creio que a medalha de bronze já terá sido mais do que merecia. Para mim, pelo menos, o cenoura não deixa saudade alguma.

Há 2 meses atrás dizia eu aqui que os 3 finalistas seriam o Diogo, a Mariana e a Margarida (bem, relativamente a esta última não calculava que fosse vítima da pressão, até porque tinha condições para ter chegado mais longe). Portanto, não errei por muito. Afirmei também, na altura, que o vencedor seria o Diogo. Chegados a esta fase, tanto um como o outro têm a mesma probabilidade de ganhar, mas mantenho a minha profecia e não escondo, de modo algum, que gostaria que o Diogo vencesse.

Ao longo desta semana irei traçar o perfil e focar o percurso dos 2 finalistas, destacando os seus melhores momentos. Façam as vossas apostas e preparem-se para a grande final, no próximo dia 29 de Julho. Estamos a escassos dias de conhecer quem será o próximo Ídolo de Portugal!

Comentários

  1. Prefiro ouvir a Mariana cantar que a Nelly Furtado sinceramente lol. Ah lol o tal André já era! ahah ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares