Ídolos 2012: 8ª Gala- Top 4

Tema: Grandes Sucessos
Concorrentes menos votados: João Santos e Diogo Piçarra
Concorrente eliminado: João Santos

Melhores Actuações

Diogo Piçarra-"The Whole of the Moon"




Mariana Domingues-"Sweet Dreams (Are Made of This)"




Diogo Piçarra-"Hotel California"




Mariana Domingues-"I Will Survive"




André Cruz-"Tears in Heaven"




Quase na recta final, a antepenúltima gala desta 5ª edição foi uma noite de contrastes: a 1ª ronda foi fraquinho, propícia ao bocejo, e a 2ª foi o oposto, bastante melhor. Confesso que a este ponto já perdi algum do interesse que tinha no programa, em parte pela saída da Teresa. Hoje notou-se a falta que uma concorrente como ela faz... Basta de lamentos, vamos ao que interessa:

O Diogo foi o mais consistente de toda a gala: dominou o palco com uma óptima prestação em "Hotel California", mas a actuação que se seguiria valeu por tudo: com ligação directa ao coração, pegou chamas e incendiou o palco num inebriante "The Whole of the Moon". A meu ver foi a actuação da noite e mostrou, uma vez mais, o grande artista e intérprete que é. Foi por isso um autêntico murro no estômago vê-lo, pela primeira vez, em risco de sair. Não agora e não com o percurso estupendo que tem feito. Não merecia uma coisa destas. Nunca. Já esgotei os meus elogios e há muito que o elegi como vencedor. Pode até não ganhar, mas um lugar na final pertence-lhe com todo o mérito.

A Mariana esteve longe do seu território de conforto, as baladas, e fazendo uso da bravura e garra com que ataca os seus temas, até que esteve à altura. Esteve bem a nível vocal em "I Will Survive", mas esteve tensa e faltou-lhe a energia que o tema pedia: assemelhou-se mais a uma versão zangada do que propriamente um hino à sobrevivência. Poderia ter usado mais o palco, mas pelos vistos estava mais preocupada em não cair do alto dos seus saltos. Viria a redimir-se numa fantástica versão fantasmagórica de "Sweet Dreams (Are Made of This)", repleta de intensidade e de uma atmosfera sinistra. Sentiu que o seu lugar estava em risco, e gostei de ver o seu empenho em mostrar que merecia de facto estar ali.

O André melhorou face à gala anterior: cumpriu o que se pedia em "Eye of the Tiger" e esteve francamente bem em "Tears in Heaven", um tema à sua medida, como há muito já não tinha. Apesar de ser da opinião que mereceu ficar, achei que deveria ter sido ele a estar ao lado do João, em risco de sair. Já aqui disse várias vezes que é o concorrente masculino com melhor voz mas nem sempre é constante nas suas prestações, tendo, por vezes, uma postura algo forçada. O 3º lugar será, por isso, mais do que indicado para ele.

Pela 2ª vez expulso pelos portugueses, o João lá se foi embora de vez. Já não era sem tempo! O seu "Light My Fire" só lançou um escasso fumo em vez do fogo pretendido: francamente, até parecia que estava a gozar connosco! A coisa melhorou ligeiramente na versão rockeira de "Hit the Road, Jack", tendo sido ousado no arranjo deste clássico soul, mas não estando à altura dos seus adversários. Reparei também que, desta vez, o Manuel Moura dos Santos apontou a sua mira para ele, vendo, finalmente, que é escusado odiar o Diogo (se bem que na primeira vez que o faz, o rapaz vai parar aos menos votados... enfim...). Finalizando, o João deveria ter saído da primeira vez que o público quis e este 4º lugar foi mais do que merecia.

Faltam apenas 2 galas para a grande final e restam 3 concorrentes. Independentemente do vencedor, acho que o cenário mais justo seria ver uma final entre o Diogo e a Mariana, algo que previ desde o momento em que soube quem eram os 14 finalistas. Vamos lá ver se a profecia se cumpre e se o público abre os olhos para o verdadeiro e genuíno talento.

Comentários

Mensagens populares