MTV Video Music Awards 2014: Expectativas e Previsões


Estamos em contagem decrescente para mais uma edição daquela que é a suprema celebração da pop culture e do legado da MTV, já não enquanto monopolizadora de tendências ou hábitos de consumo - haverá ainda alguém que a sintoniza para ouvir música (ou o que quer que seja)? - mas sim como plataforma secundária, decadente e ultrapassada pela força e crescente influência dos novos canais digitais, entre eles as plataformas de streaming, sites de partilha de vídeos e as redes sociais, naturalmente. Internet killed the video star - ironicamente verídico.

Os VMAs, contudo, continuam incólumes ao avançar do tempo e regressam pontualmente todos os anos para, por uma noite apenas, inverterem o paradigma e reunirem milhões de pessoas diante do ecrã na ânsia de assistir à ascensão ou queda das estrelas do mainstream, às tradicionais polémicas que volta e meia eclipsam o próprio espectáculo, ou às actuações imperdíveis que ficam para a história - mudam-se os tempos e as vontades, mas há coisas que nunca mudam.

Acompanho os VMAs há mais de uma década. Cresci com eles, fazem parte de mim e moldaram-me enquanto melómano. Obviamente que com o avançar da idade fui perdendo algum do entusiasmo: antes salivava de excitação para saber quem eram os nomeados, hoje em dia já pouco ou nada ligo, pois apercebi-me que de há uns anos para cá tudo se resume a um jogo de interesses e subornos. Ganhar (ou perder) um Moonman torna-se irrelevante (a menos que Kanye se saia com um "I'mma let u finish!", claro), o importante para os artistas é marcarem presença, serem falados e, se possível, ficarem para a história do evento.

O que nos espera então a edição deste ano? Tudo se resume a uma figura apenas: Beyoncé. Tal como o ano passado ficou marcado pela monumental actuação de 15 minutos de Justin Timberlake e pela respectiva homenagem que lhe foi feita, a edição de 2014 será recordada em moldes idênticos mas desta feita com os olhos postos em Beyoncé, que irá receber o Prémio Carreira e - esperamos nós - trucidar-nos com uma actuação megalómana do género once in a lifetime jamais vista numa cerimónia de prémios. A par disso, poderá também ser a grande vencedora da noite, já que se encontra nomeada em 8 categorias. Está no papo, Queen B.

Esta poderá ser também a noite da definitiva afirmação de Ariana Grande como nome maior da pop contemporânea, algo que já se observa pela performance dos seus singles nas tabelas musicais mas que aguarda ainda a oficialização no palco destinado a entronizações desta envergadura (foi lá que Britney Spears, Beyoncé, Christina Aguilera, Jennifer Lopez, Rihanna ou Kelly Clarkson se "licenciaram"). Para além de se encontrar nomeada em 4 categorias, subirá por duas vezes ao palco para interpretar "Break Free" e "Bang Bang". 

Este ano parece não haver espaço para polémicas, já que o Parents Television Council pressionou os responsáveis contra eventuais incidentes, mas a existirem quase que aposto que será com Nicki Minaj - Deus queira que o gerador vá abaixo na actuação de "Anaconda" - ou com Iggy Azalea que, volta e meia, ainda dá um beijo lésbico a Rita Ora a meio da actuação de "Black Widow". O quê? Ahhh, pois é, já foi feito. Talvez a polémica seja mais subliminar e estale na plateia ou entre os convidados para anunciar os vencedores. Que a haverá, não duvidem.

Relativamente aos performers há ainda que destacar Sam Smith, algo deslocado no meio de uma setlist tão carnívora mas a merecer totalmente o voto de confiança; os Maroon 5, naquela que será a sua estreia nos palcos dos VMAs (estranho, não é?), pena é que seja com uma canção tão anímica, e a aliança feminina mais inusitada da temporada - Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj - que vão interpretar pela primeira vez ao vivo a sumptuosa canção que as uniu. É um alinhamento decente, talvez não tão apetitoso como no ano anterior, mas com uma ausência bastante notada: Lorde. Fazia todo o sentido colocarem-na nas fileiras, tendo em conta que a história da pop dos últimos 12 meses não se conta sem ela. É uma falha grave, mas que pode ser explicada pela semi-hibernação em que se encontra, sem nenhum single actual sonante, se bem que "Tennis Court", "Team" ou "Glory and Gore" dariam bem conta do recado. Uma pena. 

E agora para algo completamente desnecessário mas que me fará recordar os tempos em que vibrava com os nomeados, tentarei fazer a a bolsa de apostas, justiça e preferências. Será qualquer coisa como isto:

Video of the Year

Aposto em: Beyoncé feat. Jay-Z- "Drunk in Love"
Quem merecia ganhar: Sia- "Chandelier"
Gostava que ganhasse: "Chandelier" (já é tempo de lhe ser dado o devido reconhecimento)

Best Male Video

Aposto em: Eminem feat. Rihanna- "The Monster"
Quem merecia ganhar: Pharrell Williams- "Happy"
Gostava que ganhasse: Sam Smith- "Stay with Me" (um incentivo para o Samuel)

Best Female Video

Aposto em: Katy Perry- "Dark Horse" (para atenuar o beicinho que fez ao saber que só tinha 3 nomeações)
Quem merecia ganhar: Beyoncé- "Partition" (e ao 3º dia, Deus criou Beyoncé)
Gostava que ganhasse: Ariana Grande feat. Iggy Azalea- "Problem" (seria o primeiro de muitos)

Artist to Watch

Aposto em: 5 Seconds of Summer (não é por acaso que vão actuar)
Quem merecia ganhar: Sam Smith (nem está aberto a discussão)
Gostava que ganhasse: Charli XCX (seria um boom seguido de muitas claps)

Best Pop Video

Aposto em: Iggy Azalea feat. Charli XCX- "Fancy" (também não pode ir para casa de mãos a abanar)
Quem merecia ganhar: "Fancy" (é tudo aquilo que um bom vídeo pop deve ser)
Gostava que ganhasse: Ariana Grande feat. Iggy Azalea- "Problem"

Best Rock Video

Aposto em: Arctic Monkeys- "Do I Wanna Know?" (não será pelo vídeo certamente)
Quem merecia ganhar: Muito sinceramente, nenhum
Gostava que ganhasse: Lorde- "Royals" (só pela surpresa que seria)

Best Hip-Hop Video

Aposto em: Drake- "Hold On, We're Going Home"
Quem merecia ganhar: Não consigo dizer ao certo
Gostava que ganhasse: Drake (o Em e Kanye já estão bem recheados)

MTV Clubland Award

Aposto em: Calvin Harris- "Summer"
Quem merecia ganhar: Disclosure- "Grab Her!"/Zedd feat. Hayley Williams- "Stay the Night"
Gostava que ganhasse: Disclosure (sou pelos british, sempre!)

Best Collaboration

Aposto em: Beyoncé feat. Jay-Z- "Drunk in Love"
Quem merecia ganhar: Queen B & King Z (ninguém supera a química destes dois)
Gostava que ganhasse: Ariana Grande feat. Iggy Azalea- "Problem"

Best Choreography

Aposto em: Usher- "Good Kisser" (penso eu de que)
Quem merecia ganhar: Sia- "Chandelier" (sem hesitação)
Gostava que ganhasse: Kiesza- "Hideaway" (porque o gravou num só take e com uma costela partida)

Como sempre, as expectativas estão bem lá no alto. Se por algum motivo não forem cumpridas... bem, pelo menos daremos à MTV a sua melhor audiência do ano e recordaremos, claro, uma velha amiga. Que começem as festividades!

Comentários

Mensagens populares