Considerações acerca do Factor X- III

Sinto que esta segunda edição tem passado a voar. Parece que ainda ontem foi a primeira gala e agora já estamos a menos de 3 semanas do fim do programa, reduzidos a apenas 6 finalistas. 

Tenho gostado bastante de assistir às galas, não só pelo maior investimento técnico e humano nelas depositado, mas também porque este ano têm sido todas temáticas, o que na temporada passada nem sempre acontecia. Gostei particularmente das dedicadas ao cinema e às grandes divas, nem tanto desta última inspirada na obra dos Beatles, apenas porque a ideia já tinha sido utilizada há dois anos atrás no Ídolos 5 e passei grande parte do tempo com déjà vus. 

Estão a tornar-se demasiado previsíveis, de modo que quase consigo prever que as próximas serão dedicadas à música portuguesa (é incrível como tem estado tão mal representada nesta edição) e ao Natal (não, por favor, já chegou a bolorenta do ano passado). Ideias criativas, precisam-se!

Não preciso de me pronunciar mais acerca de mentores, apresentadores e do bom espectáculo em si, quero mesmo é debruçar-me sobre os candidatos:

Adultos

É sempre a minha favorita para começar. Ora bem: Queen K (porque não?) continua indestronável. Não sei se entretanto já perdeu o favoritismo, mas ninguém ocupa aquele palco tão bem quanto ela. É uma diva dos sete costados e uma das melhores candidatas que um talent show português alguma vez teve nas suas fileiras. "Hero" foi a performance de uma vida, mas "With a Little Help from My Friends" fez-me querer louvar o senhor à boa tradição americana. O Rúben recuperou incrivelmente nestas últimas três galas e prepara-se - assim espero -  para discutir a final com a Kika. E o que tem perdido em afinação, compensa com um desenvolvimento das suas aptidões de performer, especialmente magníficas nesta última gala. Mas ainda assim opto pela actuação de "When a Man Loves a Woman", pois teve coração e tripas. O Jorge tem estado sempre na corda bamba e com performances também na sua maioria mornas. Gosto de o ouvir, mas acho que devia ser o próximo a sair.





Raparigas

Nesta categoria as coisas estagnaram um pouco. A Isabela foi-se e fiquei contente (quão terrível sou eu por admiti-lo) mas não tinha merecido ir embora com base nesta última prestação. A par da audição, foi a vez em que mais gostei de a ouvir. Tudo o resto foi uma perda de tempo e esforço. Culpa tem o Miguel que tanto queria uma candidata indie na sua equipa e depois colocou-a a cantar canções mais pop que o super pop limão. Let's face it: ela nunca precisou deste programa para nada. Quanto às meninas que ainda lá estão: a Mimi (com este nome não vai a lado nenhum, de certeza) perdeu alguma coisa pelo caminho. Começou tão bem, acima das expectativas, e nas duas últimas galas não soube aproveitar o potencial das canções. Resta-nos uma fantástica reinterpretação de "What a Feeling", à 4ª gala, toda ela desolação e nostalgia reflectidas numa bola de espelhos. Por último, a Inês. Continuo a gostar muito dela, mas ainda não nos deu uma actuação tão coesa do início ao fim como na primeira gala. Ainda assim, "Something" foi a que mais se aproximou desse patamar. Confesso-me admirado por vê-la ainda em competição, ainda para mais porque é alvo de tanto criticismo, mas o certo é que não há lá ninguém com uma presença tão radiante e calorosa quanto ela.





Rapazes

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.... Podemos chamar o Matheus de volta?

Grupos

Terei sido o único a lamentar a saída das PYT? Podiam ter-se aguentado mais uma ou duas semanitas... começava a gostar de adivinhar as canções que iam cantar e a forma como distribuíam os versos entre si. Então aquela do "Gimme All Your Luvin'" ainda não me saiu da cabeça. Restam os Babel, a dupla que quase todos adoram odiar e da qual aprendi a gostar à custa de actuações como "Blurred Lines", "Pretty Woman" ou este "The One that Got Away", melhorzinho e mais emotivo do que o original. Sempre pensei que se o Fernando estivesse a solo facilmente chegaria à final e agora começo a acreditar que, mesmo atrelado, chegará lá igualmente.



Da próxima vez que voltar a divagar acerca do Factor X, já estarão encontrados os 3 finalistas. Façam as vossas apostas, desfrutem do resto do programa e até lá!

Comentários

  1. Como acho que estes posts já não seriam os mesmos sem a minha colherada, cá estou eu novamente. Mas desta vez tenho relativamente pouco a dizer.

    Fiquei contente por ver finalmente a Sónia a receber exactamente aquilo que merecia por todas as parvoíces que já fez neste programa. Tirando a primeira temporada do X-Factor US, em que os grupos não passaram do Top 9, não me lembro sequer de alguma vez ter visto um mentor não passar do Top 7. Uma campanha bem ao nível das decisões que tomou.

    As raparigas estão-se efectivamente a ir abaixo e é uma grande pena, gosto muito das duas e do mentor, Miguel Guedes.

    Os adultos só tenho pena que tenham calhado ao Paulo Junqueiro, que, além de ter um comportamento que me faz sempre lembrar um feirante, raramente tem sabido tirar realmente proveito dos talentos que tem. Se houver um pouco de justiça, a Kika merece ganhar, embora duvide seriamente que ela vá ter assim tanto sucesso como os jurados se fartam de vaticinar...

    Quanto ao "grupo", pois enfim... Não consigo mesmo compreender o apoio continuado ao atrofio que é este pseudo-duo. Tirando talvez a nulidade que eram os X4U, arriscaria a dizer que são o pior grupo de sempre nas galas do Factor X. E quase todas as actuações podem ser resumidas assim: ele até está a cantar bem, ela entra e estraga tudo, depois quando cantam juntos é uma cacofonia tão grande que até ouvir um gato esfomeado a miar é mais agradável. O que vale é que estes são daqueles que tenho a certeza que depois do programa nunca mais vamos ouvir falar deles, pelo menos enquanto dupla. O próprio percurso deles é invulgar, nos menos votados logo na gala 3 e depois safam-se sempre... dá uma ideia de que as votações, como as audiências, andam mesmo pela hora da morte. Eles deviam ter sido corridos na referida gala 3, mas com jurados como a Sónia Tavares no painel, é a justiça com que temos de levar neste programa (Sónia que ainda assim ontem subiu e muito na minha consideração, primeiro porque estava bonita e com bom gosto, longe dos visuais aberrantes que tem apresentado quase sempre, segundo porque foi extremamente, diria estranhamente, justa e sensata na sua decisão de salvar a Inês, e por fim porque foi sincera e disse o que muitos pensam dos 1 Direction, mesmo que isso certamente lhe vá atrair alguns dissabores nas redes sociais).

    ResponderEliminar
  2. Olá Lourenço! Tens razão, este espaço já não é o mesmo sem os teus comentários sempre tão críticos (se bem que desta vez tiveste muita graça em dois momentos). Pena não teres aparecido mais cedo a comentar outros programas, teríamos travado grandes debates :)

    Apesar de concordar com o triste destino da Sónia, tive alguma pena em vê-la sem candidatos, mas por outro lado acho que nos vai permitir ver um lado seu mais descontraído. E se numa gala apenas já conseguiu subir na tua consideração, acredito que nas próximas três subirá ainda mais. Btw, a tirada do "porque estava bonita e com gosto" foi óptima!

    Também já tinha salientado esse facto do Junqueiro ser o mentor mais sortudo. Continuo a achar que ele é o que menos capacidade de mentoria tem e o que o salva é ter sempre concorrentes com bastante potencial. Essa do "comportamento de feirante" também me fez perder de riso, nunca tinha pensado nessa escolha de palavras para o descrever, mas de certa forma concordo. Diria mais que ele é muito expressivo e tende a exagerar nos gestos e palavras precisamente para "apelar ao voto do público português" como tanto gosta de dizer. Acho que faz tudo parte da construção do boneco, duvido que ele seja assim fora do programa.

    Estamos de acordo, a Kika merece ganhar praticamente desde a 1ª gala. Quanto aos vaticínios de sucesso, tendem sempre a ser exagerados, faz parte da construção de ilusões em que este tipo de programas é perito. Acredito que ela poderá ter sucesso, sim, mas se encontrar compositores e produtores à sua altura. Precisará de um reportório fortíssimo, não se pode contentar com cançõezinhas de meia tigela. E não há nenhuma artista no mercado português com as suas características, está tudo nas mãos daqueles com quem trabalhar.

    Os Babel ainda continuam em competição porque o público vota para apoiar o Fernando e não a dupla em si. É como se ele estivesse na categoria dos rapazes a competir sozinho. Estranhamente eu acho que eles continuam a funcionar precisamente por serem uma anti-dupla: o que ele faz imaculadamente, ela destrói e no final resulta uma obra retorcida mas memorável - é como que encontrar beleza onde supostamente não a há. Concordo, acho que a história deles deve acabar com o fim do programa, mas para mim foram um dos focos de interesse desta edição, nem que fosse pela perspectiva de os ver afundar ou tentar conciliar as suas personalidades tão distantes.

    À despedida desafio-te a adivinhares como ficará organizada a classificação dos candidatos ainda em jogo, até à final. Eis a minha:

    1º Kika (e o que tem de ser, tem muita força)
    2º Rúben (tem estado tão bem, que nem sei se pode ser uma ameaça)
    3º Babel (a tal força das miúdas que adoram o Fernando)
    4º Mimi (acusou falta de maturidade artística nas últimas semanas e não chegará ao pódio a menos que recupere o brilho inicial)
    5º Inês (acho que nem é discutível, dava-lhe o 3º lugar mas acho que nem o público nem o júri lhe darão outra hipótese)

    Your turn now.

    ResponderEliminar
  3. Não exageremos! Eu decidi focar-me no lado mais positivo da Sónia desta vez, porque sei que a tenho criticado bastante. Tenho todo o respeito por ela enquanto cantora e pelo percurso que tem feito com os The Gift, mas continuo a achar que as decisões dela contribuiram significativamente para tirar muita qualidade ao programa. E quanto a isso não vou mudar de opinião.

    Continuo a achar curioso que um "act" que fique nos menos votados logo na gala 3 consiga safar-se durante tantas galas a seguir. É realmente pouco comum neste tipo de programas. Mas aposto que até o mais votado deste ano tem um n.º de votos inferior aos menos votados do ano passado... As audiências são péssimas este ano.

    Vou fazer melhor e apresentar-te três tops: um para a minha análise objectiva das prestações até agora, outro deixando as minhas simpatias pessoais meter-se pelo meio (o que um jurado nunca devia fazer... Sónia... ups! não resisti), e o último tentando prever o que vai acontecer.

    Objectivamente pelas prestações:
    1º Kika
    2º Rúben
    3º Inês
    4º Mimi
    5º Babel

    Prestações + simpatias pessoais
    1º Kika (nem gosto assim taaaaaaanto dela, mas no contexto...)
    2º Inês
    3º Mimi
    4º Ruben (antipatizo com ele desde o primeiro momento, também tem um álbum em Itália lançado há menos de um ano, que foi granda flop; acho que já chega do "Factor X" em Portugal ser uma espécie de "Novas Oportunidades" para cantores fracassados, agora até a nível internacional)
    5º Babel (não vou bater mais no ceguinho, ou no gato esfomeadinho e desafinadinho)

    Futurologia... na verdade é difícil porque os jurados metem-se pelo meio, mas eis o que prevejo:
    1º Kika (e o que tem de ser, tem muita força)
    2º Rúben (espero mesmo que não ganhe pelos motivos já referidos, mas não me surpreendia totalmente se isso acontecesse)
    3º Mimi
    4º Babel (na gala seguinte enfrentam a Mimi e a não ser que esta continue a desiludir só são salvos pelo Ventura)
    5º Inês (acho que vai estar nos menos votados com os Babel, a Sónia empata e a Inês sai por ser a menos votada)

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos, não ponderei suficientemente nas minhas previsões o vício da Sónia em salvar sempre o pior concorrente... e lá foi ela de volta para a sub-cave da minha consideração.

    Este site vai odiar esta eliminação: http://www.thexfactor.com.br/episodios/the-x-factor-portugal-2014-s02e15-top-06-performances-results-gala-7/

    Tou mesmo a ver que a versão Eurolojas do Alex & Sierra vai mesmo à final, graças à Sónia Tavares, Santa Padroeira de tudo o que é nulidade neste programa, e a quem quer que ande a voltar neles, que à excepção dos familiares e amigos que ainda têm justificação, merecia ficar na miséria para não andar a gastar dinheiro na má vida.

    ResponderEliminar
  5. Pois, calculei logo que tivesses detestado o desfecho. Mas não é necessária tanta animosidade, volto a dizer que é só um programa de televisão que vale apenas pelos talentos que lá passam e não pela justiça que (não) é feita. Breathe in, exhale and keep calm :)

    Acho que a grande supresa foi mesmo a Inês estar nos 3 favoritos, era quase certinho que voltaria a estar no bottom two. Para além de ter tido duas óptimas prestações, ajudou também o facto dos fãs dos Babel se terem distraído, os dela se terem assustado e a Mimi ter a sentença de expulsão quase assinada ao sublinharem tanto o seu "estado adoentado". Ironia das ironias é que mesmo com os pés para a cova esteve melhor do que nas últimas 3 galas.

    Nutria a mesma simpatia e interesse tanto pela Mimi como pelos Babel, mas estava a torcer para que ela ficasse, pois o seu potencial ultrapassa em larga escala aquele que os Babel nunca poderão vir a ter.

    Voltando aos domínios da futurologia, creio que o próximo bottom two será entre eles e a Inês e aí acho que há uma boa hipótese dela seguir em frente, isto se a decisão não passar pelas mãos do público. Penso eu que a Sónia não será parva ao ponto de preferir os Babel à Inês.

    Tenho-me esquecido de referir uma coisa muito importante: as mulheres raramente ganham. Que me recorde neste milénio tivemos apenas quatro vencedoras em três edições da Operação Triunfo e numa de Ídolos. De resto ficam sempre relegadas para 2º ou 3º. A Kika tem força suficiente para inverter a tendência, mas o facto de muitos terem a sua vitória como garantida e de apenas uma ínfima percentagem dos espectadores votar, poderá ditar a vitória do Rúben. Temos que estar preparados para essa triste eventualidade...

    ResponderEliminar
  6. Conheces-me bem. Mas não conheces de todo a Sónia se ainda acreditas que ela não é "parva" ao ponto de preferir os Babel a quem quer que seja.

    O que eu escrevo muitas vezes é mais para efeito dramático, nem estou muito investido neste programa. Mas num programa de talentos convinha que os mais talentosos fossem os que chegassem mais longe. Por isso é que uma amiga minha no Reino Unido diz que não consegue ver o X-Factor, porque fica com vontade de atirar alguma coisa à televisão com as injustiças que lá se passam.

    E de facto, aquele pseudo-duo dá-me náuseas. Mais náuseas ainda dá-me a Sónia com as suas decisões e o pior é que ela só faz porcaria mas parece continuar a ser a jurada mais popular (quiçá mais por desmérito dos outros). Ainda bem que ela disse aquilo dos One Direction, embora concorde com ela, pelo menos assim recebe o bullying que merece por todos os talentos que eliminou em prol da caca.

    Não vou ver os próximos dois programas em directo, mas tenho poucas dúvidas que o pseudo-duo cacofónico vai à final e já nem sei se não conseguirá mais que o 3.º lugar. Na verdade, eles devem ser dos que menos gente tem a votar neles, só que depois do susto na gala 3 muitos desses apoiantes passaram a votar tipo 10 vezes (isto pelo que vejo nas redes sociais) e com este novo susto quiçá 20 vezes (uma espécie de versão Eurolojas do "fenómeno José Freitas", que por admissão própria tinha apoiantes que chegavam a votar 2.000 vezes cada um).

    Entretanto vi os convidados da próxima gala e realmente que enorme diferença para os do ano passado, acho que espelha bem a diferença de talento e de sucesso entre as duas edições. Tenho pena de quem vai cantar a música do Continente, eu pessoalmente morria de vergonha.

    Provavelmente não falaremos antes, por isso boas entradas Gonçalo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares