Factor X: Audições- 1º Programa

O Factor X estreou ontem à noite e as expectativas foram mais do que ultrapassadas: grande programa! Não lhe faltou nada: as emoções ao rubro, grandes vozes, cromos, chapadas de luva branca e depoimentos muito emotivos.
 
Vamos primeiro aos concorrentes que, a meu ver, mais se destacaram:
 
Mafalda Gomes, 17 anos- "If I Ain't Got You"
 
Pode ser uma escolha demasiado óbvia para levar a uma audição, mas, quando bem cantada, desperta sempre uma enorme comoção, por mais vezes que já tenha sido interpretada em programas como este. Foi o que aconteceu. Grande confiança em palco, vozeirão bem controlado, excelente dicção e protagonista do momento da noite. Nasceu uma estrela.
 


Marisa Ramos, 16 anos- "Ó Gente da Minha Terra"

Achei muito interessante ver o fado tão bem representado no programa. Marisa foi quem mais enalteceu este que é o género musical maior de Portugal. Primeiro comoveu-me com a sua história de vida e com um discurso maduro para uma rapariga tão jovem e depois assombrou-me com uma interpretação de excelência. E vão duas grandes vozes femininas.
 


Jair Neves, 29 anos- "All of Me"

A ala masculina não esteve tão bem representada quanto a feminina, mas este concorrente é, para já, quem mais se destaca nessa categoria. Foi arriscado trazer um tema assim tão recente (que nem eu próprio conhecia) mas, verdade seja dita, quem se aventura a cantar John Legend é porque sabe o que faz. Gostei muito do timbre a pender para a soul e acho que vai longe. Vai uma aposta que em breve vamos vê-lo a cantar "I Believe I Can Fly"?
 


Pedro Florim, 20 anos- "Nini dos Meus 15 Anos"

Que levante o braço quem não esperou ver nada menos do que um desastre iminente. Pois é, grande surpresa este concorrente. Cantou um clássico português e a sua voz encheu por completo aquele espaço. Foge completamente ao perfil que é habitual encontrar nestes programas, mas parece ser aí que Factor X é diferente dos demais: não se limita a olhar para as pessoas. Vê para além delas.
 


Como não posso sobrelotar isto de vídeos, gostaria também de destacar as audições de Sílvia Barros, numa bonita intepretação de "At Last" e da voz feminina dos Last Call, Joana Baltarejo, que me deixou à beira de um ataque de nervos com a hipótese de não aceitar seguir em frente no concurso. Já pelo lado negativo destaco o rapaz da guitarra de olhos azuis, André Nienhaus, que a meu ver não merecia ter passado à fase seguinte.

A 1ª emissão de Factor X indica que a SIC tem em mãos um programa muito promissor, bastante superior a Ídolos a todos os níveis.
 
A começar pelo painel de jurados: sabem verdadeiramente aquilo que estão ali a fazer, são maioritariamente justos e sábios nas suas avaliações e estabeleceram uma fasquia de exigência que muito me agradou, não se limitando a passar concorrentes com uma voz aceitável. Gostei muito de ver a Sónia Tavares e o Paulo Junqueira (o careca) e não apreciei lá muito o registo do outro Paulo (o de óculos). Mesmo assim creio que vão ser óptimos mentores e reúnir um bom leque de concorrentes.
 
Não gostei, porém, da forma como Factor X começou: sem genérico, sem grande introdução e logo a matar com uma sequência que continha um dito "cromo" (pobre rapaz) e a rapariga que me fez ter um déjà vu de Susan Boyle. Ficou a sensação de estarmos perante um "Ídolos- A sequela" e um "Britain's Got Talent". E a propósito, onde estava Bárbara Guimarães, a suposta parceira de Manzarra??
 
Factor X impôs-se, isso sim, quando o ror de histórias de vida comoventes fez jus ao enorme talento dos seus protagonistas. E por mais que tal jogada se assemelhe a uma devassa e cruel invasão de privacidade, o certo é que estes programas vão sempre mais além da música: os dramas, os sonhos, os anseios e esperanças devem ser sempre retratados. Até porque, no final do dia, isto trata-se de um programa de emoções.
 
Isto foi apenas a 1ª emissão. E foi boa, muito boa mesmo. Agora é preciso que os restantes estejam à altura. Eu cá fiquei rendido e espero não estar enganado quando afirmo que este poderá ser o melhor talent-show alguma vez feito em Portugal.

Comentários

  1. Fogo as 2 primeiras raparigas foram fantásticas. Gpstei mais da segunda, pois a primeira parece q ainda precisa de afinar aquilo, mas também cantou uma música complicada! A segunda deu-me arrepios completamente! O último rapaz foi "uma agradável surpresa" ahaha

    ResponderEliminar
  2. Lol estás a brincar mas olha que ainda estão a fazer audições, pelo menos em Lisboa. Quanto à ida ao programa, só se fosse para assistir ao vivo porque para cantar não creio que fossemos longe ahaha. Além disso parece-me que o programa está muito bem servido de talentos =D

    ResponderEliminar
  3. LOOL óbvio que estava a dizer para irmos assistir! Não lool vou para lá cantar lool só se fosse para furar os tímpanos das pessoas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares