Factor X- Audições: 3º Programa

Mais um estrondoso programa de audições, mais uma série de novos talentos que despontam por esse país fora. Desta vez a procura pelo Factor X decorreu na cidade do Porto. É tempo de verem ou reverem os concorrentes que, na minha opinião, mais se destacaram:
 
Mariana Rocha, 16 anos- "Stronger Than Me"
 
Começo a perder a conta às incríveis vozes que já passaram pelo programa. E todas tão jovens... Mariana Rocha viajou dos Açores até ao Porto para tentar a sua sorte no Factor X e bendita viagem que fez, pois teve aquela que considero ter sido a actuação da noite. É um portento vocal autêntico e achei muito interessante ter escolhido cantar Amy Winehouse. Fazia falta uma voz assim à ala feminina.
 


David Dias, 22 anos- "Hallelujah/Stay"

Foi o momento de maior tensão da noite. Sónia Tavares à parte, os outros dois senhores estiveram muito mal na avaliação deste candidato. Portanto, segundo os próprios "canta bem, mas não transmite nada". Pois, parece-me a mim, o trabalho deles é seleccionar boas vozes e depois quem decide se passa alguma coisa lá para casa ou não, é o público. Gostei muito do que ouvi e tenho pena que tenha sido alvo deste tratamento tão insensível. É o que acontece quando os cifrões falam mais alto...
 


Mariana Pádua, 16 anos- "Proud Mary"

Foi bastante corajoso da sua parte ter trazido Tina Tuner para as audições, mas acho que se aguentou bem. Aliás, nem sequer teria escolhido uma canção assim se não achasse estar à altura do desafio. Apenas não sei se este será o registo mais adequado para a sua voz, que me pareceu mais natural nas partes comedidas da canção e algo forçada quando esta arrancou a todo o vapor para as notas trovejantes. Com a mentoria certa é capaz de dar uma óptima concorrente.
 


Mariana Azevedo, 16 anos- "Paris (Ooh La La)"

É caso para dizer que não há duas Marianas sem três. Passemos à frente do facto de ter apenas 16 anos (eu desde que conheço a Lorde já acho que tudo é possível) e de ninguém conhecer esta canção dos Grace Potter and the Nocturnals (conhecia-os a eles e já não é mau). Mas que bulldozer autêntico: a forma como pegou no tema, como tomou conta do palco e a irreverência presente na voz e nos movimentos. Estou rendido, pois claro.
 

A 3ª emissão de Factor X esteve ligeiramente acima da anterior. Começou algo morna, sem nenhum concorrente que se destacasse, mas a dada altura ganhou ritmo e suspense e foi avassaladora até ao seu desfecho.
 
Gostaria de destacar mais alguns candidatos: pela óptica positiva, os The Bliss, o primeiro duo com potencial que vi neste programa. Só não gostei da escolha musical (talvez porque embirro um pouco com o senhor Passenger), mas gostei de ouvir a combinação das vozes e de ver a união demonstrada em palco. Já pelo lado negativo, os X4U, com um nome tão odioso quanto aquilo que representam... Era o meu pior receio: arranjarem à força a versão portuguesa dos One Direction. Havia mesmo necessidade?
 
Num meio-termo, que é como quem diz, entre aqueles que me suscitam dúvidas, temos a Margarida Rodrigues, o Emanuel Delgado e a Raquel Rocha. A primeira porque nem consegui perceber se estava a ser natural ou a imitar alguém... Aí sim, não transpareceu nada para quem estava a ver. Pelo menos a mim. O segundo, porque me pareceu demasiado artificial e nem sequer o deixaram chegar a meio da canção. A terceira, porque os jurados foram demasiado exigentes com ela, quando já passaram candidatos na mesma situação sem qualquer hesitação. Acontece que mais facilmente a vejo num musical do que a concorrer a um programa como este. Mas isto não é um caso isolado: todos os que cantam canções líricas e outras que tais não estão talhados para o Factor X, onde a versatilidade é uma característica essencial.
 
As minhas últimas palavras são para o painel de jurados. A esta altura, já se percebeu quem fica com quem. Portanto, tudo indica que a Sónia Tavares vai ficar com os "jovens" a seu cargo, o Paulo Ventura (óculos) ficará encarregue de orientar os "adultos", enquanto que o Paulo Junqueira (careca) ficará com os "grupos" sob a sua alçada. Não gostaria de estar no lugar da Sónia, porque vai ter que deixar para trás vozes magníficas...

Para seguires atentamente o Into the Music, passa pela sua página de facebook.

Comentários

Mensagens populares