Factor X- Audições: 2º Programa

Decorrida que está a 2ª emissão de Factor X, não tão apaixonante quanto a primeira, mas igualmente boa em matéria de talento, é tempo de espreitarmos os concorrentes que mais se destacaram:
 
Ivo Soares, 18 anos- "If I Ain't Got You"
 
Poucos se devem lembrar, mas este rapaz já participou na edição inaugural (e única) de Portugal tem Talento, também da SIC. Na altura ainda era bastante jovem e facilmente se eclipsou no meio de tantos e bons talentos. Anos mais tarde, eis que volta a tentar a sua sorte e parece-me que chegou o seu momento: voz bem treinada, bem projectada e sem perder o controlo das notas. Lamento apenas a escolha da canção, que parece ter destronado "Beautiful" como canção suprema das audições.
 


Rogério Barros, 21 anos- "Give Me One Reason"

Foi o protagonista da surpresa da noite. Primeiro emanou umas vibrações de "cromo" com aquele ar aparentemente alheado, depois arrancou esgares de descrença quando disse ser treinador de futebol, até que, por fim, cantou e revelou uma voz com groove, soul e essências blues e rock. Faz todo o sentido, certo? Acho que faz falta alguém como ele no programa. Espero que chegue às galas, pelo menos.
 


Dário Ferreira, 27 anos- "Don't Let the Sun Go Down on Me"

Parece-me a mim que ontem a ala masculina esteve em grande. Dário foi o primeiro portuense a deixar a sua marca no Factor X e um dos primeiros candidatos a arrancar reacções entusiastas por parte dos jurados. Também a mim me supreendeu, não só pela voz como pelo repertório. Jair Neves tem aqui um rival à altura.
 


Nance Matoso, 18 anos- "Black Coffee"

Eu bem sei que não foi de longe a melhor voz feminina que por lá apareceu, mas foi talvez a mais memorável. De look extravagante, carisma a rodos e um à vontade impressionante em palco, Nance Matoso (reparem como até o nome é tão singular) primou pela diferença. É nitidamente uma cantora jazz que provavelmente nem chegará longe no programa, mas que tão cedo não será esquecida.
 


E muitos mais haveria para mostrar, mas o bom senso impede-me de o fazer. Mesmo assim posso destacar uns quantos: José Freitas, que muito provavelmente conquistou o seu lugar no grupo dos "adultos" com aquela estupenda audição; Maria Paris, que com a mentoria certa pode tornar-se numa belíssima cantora; Helis e Ela, o primeiro grupo que demonstra potencial para chegar longe no programa, se bem que aquele mash-up pode ter sido um golpe de sorte; Verónika Halujynska que cantou Pixie Lott e que provou ser mais do que uma cara bonita; e Jéssica (que gostaria de ter incluído no lote das actuações mas cujo vídeo não encontrei), que poderia ter tido a actuação da noite, não fosse ter patinado um pouco no refrão de "Ó Gente da Minha Terra", tendo-me impressionado pelo facto de ser tão jovem e cantar como se de uma "alma velha" se tratasse.

Quanto ao programa em si, penso que desta vez o factor emotivo não transpareceu tanto, mas o talento continua lá e a um nível muito superior a tudo aquilo que temos visto em programas do género (A Voz de Portugal à parte, claro). Só não percebo o porquê da inclusão dos momentos de bastidores, já que quebram a dinâmica do programa e nem sequer têm réstia de interesse. Quanto à ausência de Bárbara Guimarães ao que parece explica-se por estar definido desde o início que só iria aparecer na fase das galas. Humm...certo. De qualquer forma o Manzarra sempre teve um maior à vontade para comunicar com os concorrentes.

E é com a garantia de estarmos a assistir a um grande programa televisivo que aguardo, expectante, a próxima emissão.

Para saberes as última de Factor X e do blog, visita o facebook do Into the Music.

Comentários

Mensagens populares