Odisseia Musical: 2008, Admirável Mundo Novo- Parte II

19 de Outubro de 2008. A ideia já me perseguia há algum tempo. Ténue e disforme, ao princípio, até que maturou e se espalhou qual vírus infeccioso, ao ponto de me sufocar caso não a libertasse. Sabia apenas que tinha uma grande paixão por música e precisava de fazer algo para a cultivar. Criar um blog parecia-me então a solução perfeita. Só havia um pequeno senão: não fazia a mínima ideia de como criar um.

É aqui que entra na história a Zobaida (chamemos-lhe assim para preservar a sua identidade), amiga de longa data e autora de um blog de variedades. Seria ela a servir de alavanca aos meus intentos - só que ainda não o sabia. Contei-lhe o que tinha em mente e, sem grande hesitação, decidiu ajudar-me. Foi então que de um encontro casual, nasceu este blog: erguido com a minha visão e com a preciosa mão de Zobaida, que esteve mesmo à beirinha de integrar a equipa do Into the Music.

Contruídos que estavam os alicerces, era tempo de atribuir um nome ao blog. E essa, sim, é que foi a parte complicada. Nem Zobaida nem eu estavamos particularmente inspirados nesse dia e todas as nossas tentativas nomeadoras soavam pessimamente. Só sei que fazia questão que o título tivesse "music" lá metido desse por onde desse. A versão romantizada é esta: inspirámo-nos nesse mega êxito da altura da autoria de Rihanna, "Don't Stop the Music", no verso em que canta "let's escape into the music, DJ let it play". Mas não é verdade.

A verdade é que - preparem-se porque nunca contei isto antes - o título do blog deve-se à MTV. Não. Não foi nenhuma espécie de homenagem nem coisa que o valha. Foi plágio. Puro e vergonhoso plágio. O nome do blog foi retirado de um daqueles programas enlatados de videoclipes, simplesmente porque já tinhamos esgotado a inspiração e optámos pela primeira coisa que nos apareceu (literalmente) à frente dos olhos. Sabendo a importância que um nome tem, hoje teria feito as coisas de forma diferente.

Os primeiros tempos não foram nada fáceis. Tinha muito para dizer, pouco tempo livre para o actualizar e continuava sem perceber a mecânica do blog - não fosse eu um zero à esquerda com computadores - mas nunca, nunca mesmo pensei em desistir. Talvez porque no fundo sabia que estava a cumprir o propósito da minha existência. O resto é história...

Os temas que mais me marcaram

7º Katy Perry- "Hot n Cold", One of the Boys
Katy Perry teria passado por uma one-hit-wonder, se depois do sucesso retumbante de "I Kissed a Girl" não lhe tivesse seguido um êxito de ainda maiores proporções. Eis "Hot n Cold", pop/rock dançável da autoria do hitmaker Dr. Luke e que concentra em si um dos refrões mais inescapáveis de sempre. É pura perfeição pop.



6º Britney Spears- "Piece of Me", Blackout

É um dos momentos altos de Blackout e, provavelmente, o tema mais biográfico da carreira de Miss Spears, que evoca o sensacionalismo em seu torno e que tanto pode ser entendido como um convite, acusação ou ameaça. Repleto de distorções, sintetizadores e efeitos robóticos, foi ilustrado por um vídeo que parodia sublimemente o caos que era então a sua vida.



5º Beyoncé- "Single Ladies (Put a Ring On It)", I Am... Sasha Fierce

Sendo rapaz nem sempre é fácil identificar-me com a temática das canções de Beyoncé, quase todas à volta da emancipação feminina e, verdade seja dita, tive alguma dificuldade inicial em adaptar-me à era de I Am... Sasha Fierce. Felizmente que a minha resistência durou apenas até que o vídeo de "Single Ladies" se tornasse no primeiro fenómeno viral do século XXI. Infeccioso, hiperactivo e absolutamente irresistível, é um hino global que atravessa géneros e idades. "Oh oh oh"!



4º Madonna feat. Justin Timberlake and Timbaland- "4 Minutes", Hard Candy

Ora aqui está aquilo a que apelido de um extraordinário encontro de ícones pop que resultou num estrondoso tema, urgente, enérgico e muito condimentado, sem esquecer os versos filantrópicos que a compõem. Bateu-me forte e feio na altura e durante meses a fio estive obcecado não em salvar o mundo, mas em dançar como se não houvesse amanhã. São 4 minutos que valem por uma vida.



Os álbuns que mais me marcaram

4º Madonna- Hard Candy

O 11º álbum de estúdio de Madonna foi uma notória tentativa de a aproximar de uma nova geração de ouvintes, como a sua sonoridade próxima de uma estética dance pop e R&B e o seu leque de produtores convidados - Pharrell Williams, Timbaland e Justin Timberlake - o atestam. Talvez por isso o mérito de Hard Candy se centre mais nos seus colaboradores, do que propriamente na figura de Madonna. Daí que o álbum não tenha sido recebido de forma efusiva tanto pela crítica como pelos fãs da velha guarda, mas tenha despertado uns quantos novos seguidores para o trabalho da Rainha da Pop. Eu pelo menos gostei desta Madonna contemporânea.
Este é o álbum de: "4 Minutes", "Give It 2 Me" e "Miles Away"


3º Coldplay- Viva la Vida or Death and All His Friends

Foi com o lançamento do seu 4º álbum que deixei os Coldplay entrarem na minha vida. Talvez por isso seja o meu álbum favorito de toda a sua discografia. Viva la Vida or Death and All His Friends marca a primeira colaboração da banda com Brian Eno e foi graças a essa parceria que deram um tremendo salto qualitativo, explorando novos territórios sonoros, com canções mais experimentais e menos focadas no falsete de Chris Martin e com temáticas que lidam com os problemas da humanidade. Graças a este disco cimentaram o título de "maior banda do mundo" e tornaram-se na minha favorita. 
Este é o album de: "Violet Hill", "Viva la Vida", "Lost!", "Lovers in Japan" e "Strawberry Swing"

Fim da parte II. Fiquem desse lado e não percam o último capítulo da Odisseia Musical de 2008 já na próxima semana.

Para seguires os posts do Into the Music visita a sua página de facebook.

Comentários

  1. Grande ano que foi esse! A Zobaida devia receber assim algum prémio ou coisa assim...tipo um bolo de bolacha...coitada sei lá!

    ResponderEliminar
  2. É, vendo bem a Zobaida merecia uma recompensazinha. Estava mais a pensar assim numa compilação de êxitos da Rihanna, já que desconfio que ela gosta muito muito dela mas tem alguma vergonha em admitir. Música com música se paga, não vai lá com bolinhos hihi

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares