Magnífico Material Desconhecido #108

---Hozier---

Este ano já tivemos uns quantos artistas masculinos promissores neste espaço, mas atrevo-me a dizer que nenhum deles é tão bom quanto o novo talento desta semana. Andrew Hozier Byrne, jovem músico irlandês, autor de "Take Me to Church", a canção que têm de ouvir obrigatoriamente antes que 2013 chegue ao fim.

Hozier não é novo nestas andanças. Começou a cantar desde muito cedo e por volta dos 15 começou a tocar guitarra, concentrando-se em sonoridades blues e folk. Antes de enveredar por um caminho a solo, pertenceu aos Nova Collective, um grupo algo vanguardista de Dublin, licenciou-se em música para seguir uma carreira na composição e produção, e ainda foi o vocalista principal dos Trinity Orchestra.

Certo dia foi descoberto por uma editora e, com o apoio desta, começou a trabalhar nas suas primeiros demos, mas cedo percebeu que não estava satisfeito com o resultado - muito virado para a pop - e que provavelmente nunca iria estar. Por isso decidiu arregaçar as mangas e fazê-lo sozinho, à sua maneira, no seu próprio lar.  

Entretanto associou-se a uma outra editora - Rubyworks - que lhe deu total controlo criativo e só depois de ter criado o esqueleto do primeiro EP é que começou a pensar em alguém que, de acordo com os seus parâmetros, o ajudasse a erguer a sua visão. A ideia inicial de Hozier foi contactar os produtores por detrás de An Awesome Wave, o álbum de estreia dos Alt-J, mas a certa altura estes tornaram-se tão requisitados que o artista optou por Rob Kirwan, que trabalhou com PJ Harvey em Let England Shake.

Com a mentoria certa, Hozier conseguiu concretizar os seus intentos e encontrou por fim o seu território, bem longe da pop insípida a que o queriam confinar. É blues, é folk, é música carregada de intensidade e drama. É um homem que canta com o coração, acerca do coração e para o coração. Temos artista.

Hozier- "Take Me to Church" (2013), Take Me to Church EP



Hozier- "Like Real People Do" (2013), Take Me to Church EP


Take Me to Church EP (2013)

1. Take Me to Church
2. Like Real People Do
3. Angel of Small Death & The Codeine Scene
4. Cherry Wine (Live)

O Into the Music também está presente no facebook. Passem por lá e deixem o vosso gosto.

Comentários

Mensagens populares