Beyoncé, The Visual Album- O que faltava ver (III)

"Mine"

É o melhor momento do álbum. O primeiro minuto e meio passa por um qualquer tema de John Legend, com Beyoncé a confessar ter atravessado problemas no matrimónio e uma suposta depressão pós-parto. Mas depois Drake entra em cena - e é aí que as coisas ficam megalómanas - e de repente estamos em 2049, rodeados de R&B atmosférico, batidas africanas e hip hop pós-moderno que servem de banda sonora a juras de amor eterno. Melhor mesmo só o vídeo que o ilustra, que é de uma beleza artística impressionante.



"Flawless"

É o "Run the World (Girls)" deste novo disco. Apesar dos sonoros e alarmantes "bow down bitches" nos induzirem em erro, "Flawless" é uma destemida e imponente ode à camaradagem feminina, com agressivas batidas de trap music e um inesperado mas triunfante sample de um ensaio da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie intitulado "We should all be feminists". E o que começou por ser uma espécie de testemunho impiedoso contra os haters desta vida, transforma-se na mãe de todos os hinos feministas. Nunca a discriminação de géneros havia sido tão bem enquadrada e explorada numa canção do universo pop.



"Superpower"

O outro momento verdadeiramente magistral do disco - mágico, épico e absolutamente etéreo. Dup dup dup dup dup dope dup dup dup dup dup dope - assim é a toada desta canção alada, algo mística, em que Beyoncé tem a seu lado um sublime Frank Ocean e conta com Pharrell Williams na produção (a merecer o Grammy de melhor produtor, sem sombra de dúvida). Mas de que superpoder cantam? "A subtle power/ like a shark/ like a bear/ a though love". O amor, claro está - o verdadeiro, eterno e que move montanhas. Um poder que reside em todos nós e que podemos utilizar em prol de um mundo melhor.



Sigam-me na página de facebook do blog!

Comentários

Mensagens populares