Magnífico Material Desconhecido #152

                            Ryn Weaver                            

Em Junho passado, Ryn Weaver mobilizou a world wide web com uma canção apenas. Como tantos outros itens musicais colocados no Soundcloud, "OctaHate" corria apenas o risco de ser mais uma entre tantas não fosse o facto de ter sido amplamente divulgada nas redes sociais pelos  grandes nomes da indústria. Primeiro Benny Blanco, Michael Angelakos dos Passion Pit, Charli XCX e o DJ/produtor Cashmere Cat - não inocentemente, todos eles com créditos na canção. Depois juntaram-se à festa Jessie Ware e Hayley Williams. Por último, captou a atenção de sites da especialidade como o Stereogum e o The Fader. Sorte grande ou embuste à vista?

Venceu a segunda hipótese. Não tardaram as más línguas a afirmar que seria a mais recente marioneta da indústria a ser-nos impingida de forma presumivelmente inocente. Uma acusação que, de resto, já foi atribuída no passado a Lana Del Rey ou Lorde. E tais infâmias não prejudicaram as suas carreiras, apenas as propulsionaram ainda mais. O mesmo poderá acontecer com esta rapariga, que aos 18 se mudou para Nova Iorque com o intuito de respirar cultura.

Numa recente entrevista à Billboard, a cantautora norte-americana de 22 anos (cujo nome verdadeiro é Aryn Wüthrich) quis esclarecer os falsos pressupostos. O seu caminho já se havia cruzado com o de Benny Blanco (hitmaker de Maroon 5, Katy Perry ou Kesha) em 2010, mas só em 2013 iniciaram a parceria musical. Amigos em comum, um bom sentido de ocasião e o talento peculiar da jovem desempenharam um papel crítico na reunião criativa dos dois.

Aliás, o entusiasmo do produtor com Ryn foi tanto, que fundou a sua própria editora - Friends Keep Secrets - apenas para a lapidar. Desde então conceberam o seu EP de estreia, Promises, morada do - não é só fogo de vista, é mesmo espantoso - "OctaHate" e de mais três óptimos temas indie pop que deixam antever um futuro risonho para esta jovem que encontra em David Bowie e na pintura e teatro as suas grandes inspirações.

Se por acaso se perguntam porque razão tanto mediatismo ainda não gerou a aclamação nas tabelas, é porque decidiram que seria melhor deixar acalmar a habitual loucura do último trimestre anual, sempre tão caótica em novos lançamentos, para que Ryn Weaver possa fazer uma estreia sonante. Acredito que 2015 será dela, mas não vale a pena esperar até lá: consideram-na uma ante-estreia.

"OctaHate", Promises EP



"Stay Low", Promises EP



Se gostaram, escutem também: "Promises" e "Sail On"

Comentários

Mensagens populares