A estranha e maravilhosa arte de Sia, I

As canções

"Stories", OnlySee (1997)

A história de Sia remonta a meados dos anos 90, quando era vocalista dos Crisp, uma banda de acid jazz natural de Adelaide, Austrália, com a qual chegou a gravar dois discos. Em 1997, dissolvido o colectivo, lançou-se a solo e editou OnlySee, através de uma editora local. Tinha então 22 anos. "Stories" é uma das propostas mais interessantes - baixo discreto, bateria funky e interpretação solta - de um disco recheado de estranhas composições trip hop. 


"Taken for Granted", Healing Is Difficult (2001)

Na viragem do milénio e antes mesmo de editar o segundo álbum, gravado em solo londrino, Sia pôs cá fora um primeiro single que causaria impacto na tabela de singles britânica, onde alcançou a 10ª posição. Promovido em programas como o mítico Top of the Pops e acompanhado por um vídeo de apenas 50 dólares, "Taken for Granted" era até há bem pouco tempo o seu single de maior sucesso em Inglaterra. 2 anos depois foi lançado na Austrália e não passou sequer da 100ª posição. O trip hop ainda não havia conquistado os Antípodas.



"Sober and Unkissed", Healing Is Difficult (2001)

Adaptado de "Soon", uma canção do alinhamento do álbum de estreia, "Sober and Unkissed" ganhou aqui um arranjo completamente diferente, próximo da neo soul de Lauryn Hill, com quem recebeu várias comparações à data da edição do álbum. Não foi lançado como single, mas foi uma das faixas que mais me captou a atenção no decorrer da audição do disco. Chill out Sia, no seu melhor.



Os álbuns

OnlySee (1997)

A estreia a solo de Sia herda muito da liberdade e improvisação inerente ao acid jazz - que combina jazz, funk, soul e disco - que praticou nos Crisp, aliado a novos horizontes trip hop. Editado pela independente Flavoured Records e gravado sob a orientação de Jesse Flavell, ex-colega da antiga banda, teve uma edição muito limitada e vendeu apenas 1200 cópias, encontrando-se actualmente fora de circulação. Uma valente raridade, portanto.





Healing is Difficult (2001)

Logo após a gravação do disco de estreia, Sia mudou-se de malas e bagagens para Londres e foi lá que registou este seu segundo disco, editado por uma subsidiária da Sony Music, a Dance Pool. Musicalmente, Healing is Difficult incorpora a mescla de jazz, soul e trip hop que já havia demonstrado tanto nos Crisp como no anterior Only See, mas com maior aprumo, enquanto que liricamente aborda o lento e doloroso processo de superação da morte do seu primeiro amor. O álbum não acompanhou a trajectória de sucesso do 1º single e foi um falhanço comercial no Reino Unido devido aos escassos esforços promocionais da editora.


Curiosidades

  • Sia é filha de um músico e de uma professora de arte, sobrinha de um famoso actor australiano e de um músico do colectivo Men at Work;

  • As suas influências vocais mais antigas chegam-lhe da parte de Aretha Franklin, Stevie Wonder e Sing;

  • Durante a sua estadia em Londres chegou a fazer coros para os Jamiroquai.

Comentários

Mensagens populares