On the dancefloor Legends - The Chemical Brothers
"Hey Boy Hey Girl", Surrender (1999)
Hey girls, b-boys, superstar DJs, here we go! Na carreira de Tom Rowlands e Ed Simons já existia Exit Planet Dust (1995) e um Dig Your Own Hole (1997) de "Block Rockin' Beats", mas seria com o hipnótico "Hey Boy Hey Girl" que a dupla conquistava o seu primeiro êxito mundial ao reverter as origens da big beat à acid house. Venha de lá essa dança dos esqueletos.
"Star Guitar", Come with Us (2002)
É do tépido Come with Us que nasce uma das canções mais aclamadas do duo britânico neste século. "Star Guitar" é construído sob um sample de guitarra acústica de "Starman" por David Bowie e uma cama de batidas baleares a demonstrar a desaceleração de bpm's em prol de um corpo de trabalho mais melódico e encantatório. Pertence ao cineasta Michel Gondry a fabulosa realização do vídeo, captado ao longo de uma dezena de viagens de comboio entre Nimes e Valence de modo a que os elementos da paisagem surgissem em sincronia com a canção. Embarquem no sonho.
"Galvanize", Push the Button (2005)
Eu galvanizo, tu galvanizas, ele galvaniza, nós galvanizamos, vós galvanizais, eles... não sabem o que é a diversão. O 5º álbum dos Chemical Brothers fazia-se anunciar há uma década com uma roupagem hip hop clássica (DJ+MC) e uma secção de cordas decalcada de um original marroquino. Ao microfone temos Q-Tip, membro dos A Tribe Called Quest, que já este ano volta a emprestar a voz a "Go". DJ, MC e uma acesa batalha de krump - é o gueto na pista de dança.
"Do It Again", We Are the Night (2007)
Let's turn this thing electric. Habituados que estamos todos os Natais a ouvir este mantra como banda-sonora do estiloso One Million, recebemos um choque cultural ao recordar que as suas raízes de uma Marrocos rural nada têm de glamoroso. É o insano cartão de visita do 6º álbum de estúdio da dupla, quando esta começava a acusar algum cansaço e esbatimento de ideias. E é o último êxito comercial que se lhes ouve.
"Swoon", Further (2010)
Entre We Are The Night e o novíssimo Born in the Echoes houve Further, 7º disco dos Chemical Brothers que aqui deixaram de existir para a esfera pública - este já não era o tempo deles. Tratou-se do primeiro álbum do duo a não ter quaisquer colaborações e a contar com um suporte visual para cada um dos seus 8 temas. "Swoon" foi o 1º single do registo, de synths luminosos e reverbs alados, a recuperar o infinito particular que lhes escapava desde "Star Guitar".
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