A Invasão Britânica- 2ª Vaga

Há cerca de dois anos atrás assistimos a um número impressionante de artistas britânicos a singrarem no complicado mercado americano, como há muito não acontecia, um acontecimento que foi retratado neste post e que acabou por se tornar num dos meus favoritos de sempre. Em 2014 verifica-se outro movimento do género e, por isso, está na altura de acrescentar um novo capítulo a esta história. Conheçam os ilustres que fazem parte da 2ª vaga da "Invasão Britânica":

Bastille


Nome de código: The Deathly Hallows
Especialidade:  Indie Pop/Rock e Synthpop dramática, larger-than-life
Status: São os porta-estandartes da actual comitiva, tendo invadido o terrítório forasteiro com relativa destreza. Vieram para ficar.
Conquistas:  "Pompeii": US Billboard Hot 100- #5 (2x platina); US Hot Rock Songs- #1; US Alternative Songs- #1; US Hot Dance Club Songs- #1; US Adult Top 40- #2; US Mainstream Top 40- #3; US Adult Contemporary- #14
"Bad Blood": US Billboard Hot 100- #95; US Alternative Songs- #5; US Hot Rock Songs- #37
"Things We Lost in the Fire": US Hot Rock Songs- #47
"Of the Night": US Hot Rock Songs- #46
Bad Blood: US Billboard 200- #11
Sucesso da ocupação: 8,5/10


Emeli Sandé


Nome de código: A Esfinge
Especialidade: Soul e R&B banhadas a ouro
Status: A única agente que não está actualmente no perímetro do inimigo, estando a reúnir esforços para uma nova investida a acontecer ainda este ano.
Conquistas: "Next to Me": US Billboard Hot 100- #25 (platina); US Hot Dance Club Songs- #1; US Adult Top 40- #3; US Hot R&B/Hip-Hop Songs- #7; US Adult Contemporary- #10; US Mainstream Top 40- #17
"My Kind of Love": US Adult Top 40- #24; US Mainstream Top 40- #35
"Daddy": US Hot Dance Club Songs- #47
Our Version of Events- US Billboard 200- #28
Sucesso da ocupação: 7/10


John Newman


Nome de código: Marlboro
Especialidade:  Soul com gostinho pop e breakbeat
Status: Bateu em retirada recentemente devido à falta de um outro single tão orelhudo quanto "Love Me Again", que poderia ter chegado mais longe
Conquistas: "Love Me Again": US Billboard Hot 100- #30; US Mainstream Top 40- #13; US Adult Top 40- #13; US Hot Dance Club Songs- #15; 
Tribute: US Billboard 200- #24
Sucesso da ocupação: 6/10


Passenger


Nome de código: Nómada
Especialidade: Indie pop e folk rock acústica para ouvir à luz das velas
Status: Nómada que se preze nunca fica muito tempo no mesmo sítio: já começou a arrumar a tenda e prepara-se para partir em busca de outro solo
Conquistas: "Let Her Go": US Billboard Hot 100- #5 (3x platina); US Hot Rock Songs- #1; US Adult Top 40- #1; US Adult Contemporary- #1; US Mainstream Top 40- #8
All the Little Lights: US Billboard 200- #26
Sucesso da ocupação: 7,5/10


Naughty Boy


Nome de código: El Barto
Especialidade: R&B, pop e hip hop orquestral e cinematográfica
Status: Faz parte do último lote de agentes enviados, tendo justamente começado a operação "ocupação". Tudo indica que chegará mais longe.
Conquistas: "La La La": US Billboard Hot 100- #26; US Mainstream Top 40- #14; US Hot Dance Club Songs- #18; US Adult Top 40- #37
Sucesso da ocupação: 5,5/10


Little Mix


Nome de código: Skittles with Skirts
Especialidade: Híbrido entre pop ritmada e R&B ginasticada com big vocals à mistura
Status: Agentes em estado de maturação, têm tido alguma dificuldade em impôr-se no território, muito por culpa da supremacia das boybands compatriotas. Tivessem elas uma forte campanha de marketing por trás e seriam bem maiores.
Conquistas: DNA: US Billboard 200- #4
Salute: US Billboard 200- #6
"Wings": US Billboard Hot 100- #79; US Mainstream Top 40- #26
"Move": US Mainstream Top 40- #38
Sucesso da ocupação: 7/10


Disclosure


Nome de código: Tico & Teco
Especialidade: House e garage futurística
Status: Pertencem ao lote dos invasores mais recentes. O facto dos americanos estarem sedentos de boa música electrónica, fará com que esta dupla singre facilmente, o que não deixará de ser algo inédito.
Conquistas: "Latch": US Billboard Hot 100- #59; US Dance/Electronic Songs- #8; US Mainstream Top 40- #28
"You & Me": US Dance/Electronic Songs- #19
"F for You": US Dance/Electronic Songs- #38
"Help Me Lose My Mind": US Dance/Electronic Songs- #49
Settle: US Billboard 200: #38
Sucesso da ocupação: 6/10


Arctic Monkeys


Nome de código: The Icy RocknRolla Apes
Especialidade: O bom e velho rock n roll, aquele "sacana" que se recusa a morrer
Status: São os agentes mais experientes em combate (a sua primeira incursão americana remonta a 2006), mas o seu crescente mediatismo fez com que atravessassem a esfera pop, algo que ainda não tinham conseguido até então.
Conquistas: "Do I Wanna Know?": US Billboard Hot 100- #70; US Alternative Songs- #1; US Hot Rock Songs- #10; US Mainstream Rock- #12
"Why'd You Only Call Me When You're High?": US Alternative Songs- #18; US Hot Rock Songs- #37
"R U Mine?": US Hot Rock Songs- #39
"Arabella": US Hot Rock Songs- #47
AM: US Billboard 200- #6
Sucesso da ocupação: 8/10


Sam Smith


Nome de código: Pegasus
Especialidade: Pop, R&B e soul celestial
Status: Está presente em três fronteiras: a solo, e como voz de suporte aos temas de Naughty Boy e Disclosure - e todos elas com perspectiva de sucesso. Apostem o vosso dinheiro no rapaz.
Conquistas: "Stay with Me": US Billboard Hot 100- #68
"La La La": US Billboard Hot 100- #26
"Latch": US Billboard Hot 100- #59
Sucesso da ocupação: 5/10

E assim estão apresentados os bravos de 2014 que, uma vez mais, levam a música made in Britain aos lugares cimeiros daquela que é a tabela mais competitiva do mundo. Isto numa altura em que One Direction, Ellie Goulding, Calvin Harris e Ed Sheeran, tudo nomes da "invasão" de há dois anos atrás, continuam em alta nas terras do tio Sam. Os números não enganam - haverá alguém que ainda não se tenha rendido à supremacia dos brits?

Comentários

  1. Antes de 2008 isso não acontecia. Lembro-me que foi muito falado quando a Leona Lewis conquistou os EUA desde então. Depois veio nomes sonantes como Adele, Ellie Goulding (que falta nesta lista) e Jessie J. A Leona é a verdadeira marca desta "revolução britânica".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira vez que um movimento destes ocorreu foi na década de 60, encabeçado pelos Beatles, Rolling Stones, The Who e The Kinks. Desde então que nunca mais se tinha registado nenhum outro fenómeno do género, a não ser em meados de 2008, como bem referiste, mas com os seus picos em 2012 e agora em 2014.

      Nenhum deles teve o impacto esmagador da invasão original, mas acontece que as invasões de agora são causadas por artistas com raízes em géneros musicais variados, e não tanto no pop/rock de outrora.

      Sim, a Leona foi a pioneira do revivalismo desta Invasão Britânica em pleno século XXI, tanto com o Spirit e o "Bleeding Love" a atingirem o 1º lugar da tabela de singles e álbuns respectivamente, um feito que só a Adele conseguiu igualar, 3 anos mais tarde. E foi ela que deu origem à 1ª vaga da Invasão deste século.

      Em 2012 fiz um post a esse respeito e aí sim, incluí a Ellie Goulding e a Jessie J. Com este novo post quis dar lugar aos novos artistas que ainda não tinham deixado a sua marca em solo americano, e por essa razão deixei de fora nomes como Ed Sheeran, Calvin Harris ou One Direction, que figuraram no post anterior.

      Obrigado pelo comentário!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares