O Palco Vodafone do Rock in Rio Lisboa

Os senhores do RIR encontraram um pote cheio de ouro, só pode. Quer dizer, um foi logo direitinho para Mick Jagger e companhia, por isso o mais provável é terem encontrado não um, mas vários. Não sei se já deram conta da última leva de nomes anunciados para o evento lisboeta que por esta altura já trucidou por completo os seus congéneres, a respeito do novo palco secundário que recebe a designação do seu principal patrocinador: a Vodafone, claro está.

Eu cá, estou assim a modos que incrédulo. Não bastava já terem um alinhamento de sonho que provavelmente apenas rivaliza com o da edição inaugural como agora ainda criam um festival dentro do próprio festival, uma espécie de RIR com um Optimus Alive lá dentro. Será um palco secundário apenas porque não terá nem a dimensão nem a assistência do Palco Mundo, porque a nível de nomes é tão bom ou melhor que este. 

Assim, para cada dia do evento estão escaladas 3 actuações neste palco: um cabeça de cartaz internacional, uma banda portuguesa e uma outra escolhida através de um casting. Aqui fica o alinhamento:

25 de Maio

SILVA
Cais do Sodré Funk Connection

Gosto muito do senhor SILVA, apesar de ainda não estar devidamente familiarizado com o novo Vista Pro Mar, enquanto CSFC julgo só ter ouvido muito recentemente e apenas porque em boa hora sintonizei a Vodafone Fm. Pelo que ouvi sabem como pôr o pessoal a dançar, por isso darão com certeza um bom concerto. 



29 de Maio

Triptides
Frankie Chavez

Este parece-me ser o dia menos apelativo. Os primeiros eram os únicos que não conhecia e uma rápida visita ao YouTube tratou logo de resolver o assunto. Ao que parece militam nos confins do surf rock psicadélico e têm em "Set You Free" um cartão de visita todo catita. Já Mr. Chavez conheço eu desde os tempos de "Family Tree" e é um admirável artífice da guitarra portuguesa.

30 de Maio

Blood Orange
Salto

Ora bem, aqui está um combo deveras apetitoso. Blood Orange é uma das muitas caras do mui respeitoso Dev Hynes que nos últimos tempos tem assinado temas de Sky Ferreira, Solange ou MKS (e só não chegou a vias de facto com Britney Spears porque will.i.am deu-lhe um chuto no traseiro). Assim pode ser que finalmente dê ouvidos a Cupid Deluxe, que há tanto tempo me escapa.



Quanto aos Salto apareceram há cerca de 2 anos atrás com o incontornável e agitado "Deixar Cair", e segundo o que acabo justamente de constatar, ingressaram numa aventura megalómana a que chamaram "Beat Oven", em que as guitarras dão lugar aos sintetizadores, samples e beats. Atenção que segundo a dupla, isto não "aponta para o som do segundo álbum". Mas é tão formidável que eu não resisto a partilhar:



31 de Maio

Wild Beasts
Capitão Fausto

Os Wild Beasts não são bem o meu cup of tea, em parte porque a voz de Hayden Thorpe é, de facto, muito muito estranha. Mas pelo que ouvi dos seus últimos singles  - "Wanderlust" e "A Simple Beautiful Truth" - o moço até está mais controlado, razão mais do que suficiente para conceder uma oportunidade a Present Tense. Já os Capitão Fausto, nem se fala. Caramba, mas que banda incrível em que se estão a tornar. O salto que deram do Gazela para o recente Pesar o Sol foi aburdo - é prog rock, rock psicadélico ou pop-qualquer-coisa? Sei lá eu. Só sei que por mais que tente, não consigo tirar este "Maneiras Más" da cabeça.



1 de Junho

Bombay Bicycle Club
Linda Martini

Dos Linda Martini estou a par do culto, mas não fazem parte da minha dieta musical. Respeito quem goste, mas para mim não dão. Já no que toca aos BBC, cada vez gosto mais deles - então o So Long, See You Tomorrow está excelente - e estava justamente à espera de uma oportunidade para vê-los ao vivo e a cores. Agora livrem-se, senhores organizadores, de os pôr a tocar ao mesmo tempo que JT. Troco de bom grado a Jessie J por Jack Steadman e companhia, agora JT será mais difícil. Bonito bonito era que com eles viessem de arrasto Lucy Rose (e os seus famosos chás) e Rae Morris, apesar de ser altamente improvável.



E assim está apresentado o cartaz, com bastantes apontamentos à mistura, ou não tivesse eu aproveitado a ocasião para falar de artistas que gosto e não surgem tanto quanto deveriam aqui pelo blog. Concordam comigo? É ou não um excelente cartaz?

E agora, se me permitem, falta apenas fazer uma pequena actualização na minha lista:

8 nomes que gostava de ver ao vivo em 2014

1- Foster the People *nada me fará mais feliz =DD
2- Paramore *foram mauzinhos em não ter passado cá
3- Bastille *estou tão pronto para vocês
4- Disclosure *desculpem Guy e Howard, mas ainda não é desta
5- Bombay Bicycle Club * isto se o Justin deixar
6- Florence and the Machine *a máquina ainda não acordou
7- Ellie Goulding *expectável que fosse parar ao Sudoeste
8- London Grammar *Alive, então como é?

De nada me posso queixar, apenas devo bater palmas, saltar de contentamento e lacrimejar ocasionalmente por ver mais de metade dos meus desejos realizados. Nada mau, hein?

Comentários

Mensagens populares