Magnífico Material Desconhecido #170

Tobias Jesso Jr. 
                                                                                                    

A retromania tem disparado em várias direcções ao longo da última década: desde o ressurgimento da música disco e funk ao renovado apreço pelos sintetizadores dos anos 80, passando pelos altares erguidos à deep house da década de 90. 2015 não foge à regra, mas tem sido extremamente fértil para os crooners: de Father John Misty, Matthew E. White a Tobias Jesso Jr, o nosso alvo, canadiano de 29 anos que se estreou recentemente em disco com o muito elogiado Goon.

O caminho que o levou até aqui não foi nada fácil, porém. Em 2012 não passava de um músico fracassado a penar em Los Angeles, a servir cafés e a tocar baixo em bandas que eram o sonho de outrem. Desiludido e cansado, Tobias questionava o seu propósito enquanto músico à medida que o seu mundo colapsava: a namorada deixava-o, a mãe era diagnosticada com cancro e ele era vítima de um acidente rodoviário. Partir era a única solução possível.

A Vancouver natal acolheu-o de volta, onde trocou a até então fiel guitarra pelo piano, depósito para canções de amor, perda e desgosto - rudimentares mas autênticas e pungentes - que fez tentar chegar por email a uma data de produtores que admirava. JR White, baixista dos extintos Girls, foi o primeiro a estender-lhe a mão e o intermediário que o colocou na rota de Patrick Carney, dos Black Keys, John Collins, dos New Pornographers e Ariel Rechtshaid, tudo malta que ajudou Jesso Jr. a edificar o disco de estreia.

"True Love" e "Just a Dream", os primeiros demos veiculados no YouTube, desde logo valeram-lhe comparações a famosos cantautores dos anos 60 e 70 como Randy Newman, Harry Nilsson ou os ilustres Paul McCartney e John Lennon, reforçadas agora com a edição de Goon, clássico instantâneo e corolário de uma árdua batalha. Atenção, que este é daqueles que andará por cá por muitos e bons anos:

"Without You", Goon

Possivelmente a canção de amor mais bonita que ouvi este ano.



"How Could You Babe", Goon



Se gostaram, escutem também: "True Love", "Hollywood" e "Just a Dream"

Comentários

Mensagens populares