2013: Um Balanço Sónico- Parte III

--As figuras--

Kanye West

Em 2013, a presença de Kanye West pode não ter sido sentida de forma tão evidente quanto outros nomes que figuram nesta lista, mas o seu génio artístico esteve presente como nunca e marca de forma indelével o ano que agora chega ao fim. Yeezus, o álbum lançado em Junho passado, foi um das obras menos ortodoxas de 2013 e tem sido eleito por inúmeras publicações (Spin, Stereogum, Time, etc.) como o melhor disco do ano. O risco e a ambição parecem ter compensado - ao criar um corpo de trabalho disfuncional, deformado, estridente, agressivo e em nada normativo, Kanye impôs, de forma megalómana, a sua visão singular (uma espécie de Michael Jordan da música, como o próprio afirma) e a sua sonoridade agigantou-se em consonância com o seu ego. Entre o sagrado e o profano, o mito e a lenda, a sua sede artística não tem fim. E abençoados somos todos nós por podermos ter contado com ela em 2013. Avé Kanye.

--As canções nacionais--

10º Octa Push feat. Alex Klimovitsky- "Françoise Hardy", Oito

O projecto de música electrónica criado há uns 5 anos pelos irmãos Bruno e Leonardo começou a dar frutos em 2013 com a edição de Oito, o álbum de estreia. "Françoise Hardy", homenagem à cantora/actriz francesa (?) ou simplesmente um barril de pólvora com condimentos house e afrobeat prestes a explodir na pista de dança, animou muitas das minhas tardes e noites de Verão este ano. E, parece-me a mim, que têm bastante potencial internacional - podem ser os próximos Buraka Som Sistema.



 White Haus- "How I Feel", White Haus EP

Não saímos da pista de dança naquele que é o single de estreia do projecto a solo de João Vieira, o homem forte dos X-Wife que em 2013 voltou às raízes de DJ e editou aquele que considero o tema mais interessante da house music feita em território português este ano, juntamente com a canção de há pouco. No entanto, quer-me parecer que esta puxou ligeiramente mais por mim do que a dos manos Octa Push. How I Feel? Simply wonderful.




Ciclo Preparatório- "A Volta ao Mundo com a Lena d'Água", As Viúvas não temem a Morte

Nunca o ditado "água mole em pedra dura tanto bate até que fura" fez tanto sentido como nesta canção. Eu quis resistir-lhe com todas as minhas forças, a sério que sim, mas a Vodafone FM não me deixou - e gradualmente fui-me apaixonando por ela, e rendendo-me aos encantos deste quinteto que se designa um "grupo coral pop especial rural-chique delicodoce" (bem, eles lá sabem) que mais parece saído dos anos 80. E em 2014 eu daria a volta ao Mundo só para voltar a sentir algo assim - uma paixão assolapada por um tema português.



Best Youth- "Still Your Girl"

O duo formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas destaca-se dos demais pela qualidade do som que produzem - não são tugas a fazer-se passar por ingleses, mas sim portugueses que encontram na língua inglesa a mais brilhante e fiel forma de expressão. "Still Your Girl" é o casamento perfeito entre voz (puro veludo), letra e melodia, um terno e caloroso abraço a qual sabe sempre tão bem voltar. Que 2014 seja o ano da consagração deste duo.



--Os álbuns--

Arcade Fire- Reflektor

Não é que não tenha sido lançado a tempo de figurar nos lugares cimeiros desta lista, coisa que merece indiscutivelmente, eu é que o ouvi há pouquíssimo tempo e não consigo atribuir-lhe mais do que a 8ª posição. Reflektor surge na minha vida após ter partido numa jornada musical à descoberta do legado dos Arcade Fire e é facilmente o álbum com que mais me identifico em toda a sua discografia. Influenciado pela música haitiana e pela mitologia grega, é o disco mais ambicioso alguma vez feito pelos canadianos, em que o objectivo é pôr os ouvintes a dançar (facto a que a presença de James Murphy não será alheio). Ainda que estivessem na posição ideal para arriscar, não deixa de ser um heróico acto de coragem e ousadia o que conseguiram fazer com este 4º álbum - pôr a sua credibilidade indie à prova e mostrar o porquê de serem considerados uma das maiores bandas do mundo.
Pontos altos: "Reflektor", "We Exist", "Porno" e "Afterlife"

Sigam-me no facebook, através da página oficial do blog.

Comentários

Mensagens populares