Factor X: 5ª Gala- Top 9

Após uma semana morna dedicada ao espírito natalício, as coisas voltaram a aquecer naquela que foi a última gala antes das 12 badaladas que trarão 2014 de arrasto. A noite foi especialmente dura para Paulo Ventura, que viu dois dos seus grupos - X4U e Cupcake - nos menos votados. E na hora da decisão final, o mentor decidiu manter a sua girlsband no programa.

As minhas actuações favoritas:

Sara- "Best of You"



Mariana- "Poker Face"


Cupcake- "Dog Days Are Over"



Diogo- "Let's Get It On"


Fiquem a conhecer a minha apreciação global:

Grupos

X4U- Começo a gostar cada vez mais do rumo que as votações estão a levar. Se no início foram cometidas grandes injustiças, nesta e na passada gala fiquei felicíssimo com o desfecho. Há muito que os X4U eram o elo mais fraco: grandes limitações vocais, uma notória falta de coesão entre si e claramente sem aptidão para pisar um palco e proporcionar um bom espectáculo. Bem, é o que acontece quando juntam aleatoriamente 4 miúdos na esperança de que se venham a tornar na próxima next big thing. Ironia do destino, esta última actuação nem foi das suas piores (se bem que estavam nervosinhos como sempre), mas nem com um curso intensivo eles chegavam lá. Simplesmente não estavam destinados. Ah e achei um máximo a tirada do Paulo Ventura ao catalogar "Love Me Again" como uma música electrónica. Parece-me que o senhor tem que voltar à escola...

Cupcake- Não percebo quando o seu mentor afirmou terem saído da sua zona de conforto ao cantarem "Dog Days Are Over". Arriscado foi tê-las posto a cantar "Single Ladies" e "Candyman" logo nas duas primeiras galas, isso sim. Agora este é o género de canções que deveriam ter cantado desde o início. Tal como não percebi as críticas que lhes foram feitas. Desafinação? Isso é o prato forte dos X4U e Aurora. Se elas o fizeram, foi mínimo. Gostei bastante até de ouvi-las cantar individualmente, só reforçou aquilo que já imaginava: todas elas são fortes vocalistas. E se o desafio foi esse, então acho que foi mais do que superado. Obviamente que com as críticas que lhes foram feitas elas acabariam por ficar em risco de sair, mas felizmente Paulo Ventura foi sensato o suficiente para as salvar (julgei mesmo que ele não o fizesse, mas vá lá...) É certo que têm tido uma vida sofrida no programa mas têm também traçado um percurso fantástico. Não estou preparado para lhes dizer adeus tão cedo e vou ficar muito triste quando isso acontecer. Enfim, eu e as minhas afeições musicais...

Aurora- Vejam só: não é que as Madalenas ganharam pêlos no peito? E em boa hora isso aconteceu, pois caso continuassem na cena do doo-wop acho que corria o risco de falecer de enjoo crónico. Mas, claro, tinham que estragar tudo ao alterar, tal como na semana passada, a métrica do refrão. O quanto eu odeio quando eles fazem isso... ainda se lhe conferissem uma interpretação própria (como a Mariana fez em "Poker Face"), percebia-se, agora alterar só porque sim... pffff, palhaços. E tenho vindo a constatar que a linguagem corporal de um deles irrita-me profundamente: canta como se estivesse cheio de dores de barriga. Pois, parece que a minha animosidade para com eles não pára de aumentar.

Adultos

Sara- Deus do céu. Preciso mesmo de dizer alguma coisa...? Não só foi a melhor actuação da história do Factor X como uma das mais arrasadoras que já vi num talent show português. Recordou-me em tudo as performances da Diana Piedade no Ídolos 2009, momentos históricos que julguei nunca mais assistir num programa do género. Que poder, que garra e entrega... aquela mulher transformou-se numa "besta" do rock e fez uma actuação aterradora. Só não vê quem não quer - neste momento, é ela a justa vencedora do Factor X. 

José Freitas- É um astro em queda. Começou as galas tão bem e agora anda a modos que mortiço e sem o brilho de outrora. Na gala passada ainda tolerei porque as músicas não se prestavam a grandes voos, mas ontem poderia ter sido bem melhor. No entanto, acho que foi duramente criticado pelos mentores e não merecia ouvir comentários tão cruéis, ainda para mais porque há lá concorrentes bem piores que ele. Deveria ter estado no lugar das Cupcake, se bem que acho que teria sido expulso num mano-a-mano com os X4U. E nem por sombras merecia tão vil destino.

Berg- Oh senhor Berg... Começo a ficar verdadeiramente desiludido com ele. Concordo inteiramente com os comentários: a canção foi terrivelmente mal escolhida. Percebo a intenção, mas a execução deixou muito a desejar. Foi mau? Longe disso. Mas do Berg espera-se sempre tanto e, semana após semana, ele continua a dar-nos pouco. Creio que o objectivo dele teria sido facilmente alcançado se tivesse cantado "Get Lucky", por exemplo. Mas o que está mesmo a faltar é ouvi-lo cantar em português.

Jovens

Mariana- Adorei o toque de teatralidade na mui adorável interpretação de "Poker Face", que foi decalcada de um número musical da 1º temporada de Glee (ainda hoje vislumbro na minha mente Rachel Berry e Shelby a cantarem isto, num improvável e esquisito dueto entre mãe e filha). Aliás, já na actuação das Cupcake tinha sentido a inspiração Glee a vir ao de cima. Ainda assim, foi extremamente apelativo, vocalmente e visualmente falando, e deixou-me de sorriso no rosto. Só um pequeno pedido: por favor, ponham-na a cantar clássicos!!

Diogo- Aqui o meu pedido é ao contrário: por favor, ponham-no a cantar coisas contemporâneas! Já se percebeu que a voz dele é um ferrari autêntico, mas qual é a piada de ter um carro tão luxuoso se raramente sai da garagem? Esteve muito bem, pois claro, mas ainda não assisti a uma interpretação sua que me arrebatasse do início ao fim.

D8- Lembram-se do tal problema de que vos falei? Pois, foi notório nesta gala. O beat era fenomenal e até teve direito a umas cantorias, mas faltou-lhe o impacto emocional e a paixão que habitualmente transporta nas suas rimas. Ainda assim, foi satisfatório. Mas é melhor que começe a pensar em alternativas mais criativas se quer ir além dos 5 finalistas.

Não tenho muito mais a dizer. Foi bem mais interessante que a gala passada e só lamento que os números musicais tenham perdido outra vez grande parte dos adereços e bailarinos. Precisam de voluntários? Olhem eu tanto faço de árvore, bule ou poltrona como de dançarino sincronizado ou em modo freestyle (soltar a franga é comigo!). Só não me peçam para dançar ballet porque nunca fui de usar collants. Agora que venha 2014 para descobrirmos quem será o justo vencedor do Factor X.

Sigam-me no facebook, através da página oficial do blog.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares