Factor X- Bootcamp: 6º Programa

Na 2ª fase do Bootcamp começa-se a desenhar o leque de finalistas. Ontem à noite assistiu-se ao confronto dos concorrentes na categoria de "Adultos", liderada por Sónia Tavares, que entre hesitações mil, decisões questionáveis e lágrimas, chegou ao top 8 que avançará para as galas em directo. Vejamos as actuações mais marcantes:
 
Sara Ribeiro, 31 anos- "Ouvi Dizer"
 
Com um tema que Filipe Pinto imortalizou na história dos talent-shows, Sara Ribeiro subiu ao palco confiante e soltou a "besta interior" que em si havia: foi visceral, de uma força tremenda, e a emoção que transpareceu foi palpável. Indiscutivelmente, a grande actuação da noite.
 


Jair Neves, 29 anos- "Jura"

Foi o último a prestar provas na sua categoria numa altura em que as cadeiras já estavam todas ocupadas, daí que seja admirável a tranquilidade e confiança com que subiu ao palco, sabendo que ou ia embora ou fazia com que alguém fosse para casa. Creio que esteve ainda melhor do que na fase de audições e impregnou de soul tão bonita canção. Juntamente com Berg, é o meu favorito na ala masculina deste grupo.
 


Daniel Fountoura, 31 anos- "One More Try"
 
E eis que é cometido o primeiro erro crasso do programa. Para além do choque da rejeição, foi ainda mais surpreendente por ter vindo da parte da Sónia Tavares, a suposta jurada mais sensata. Está à vista de todos que o rapaz deixou ali as entranhas em palco e justificou não um, mas todos os lugares ainda disponíveis. Perde o programa e a própria Sónia, dona de uma equipa bastante desequilibrada.
 


Teófilo Berg, 41 anos- "Happy"

Foi muito inteligente da sua parte ter trazido este tema que contagia tudo e todos à sua volta, ainda que não seja propriamente indicado para dar azo a grandes acrobacias vocais. Mas Berg nem precisava: mesmo cantando o "Jardim da Celeste", ia ser um arraso. Estou a torçer para que chegue até à final.
 


Desconhecia, tal como a maioria dos telespectadores, como as coisas se processariam daqui em diante. Com que então, a dança das cadeiras... ok. Sempre pensei que houvessem mais umas quantas provas antes de se chegar à escolha dos finalistas e julgava que seriam justas. Não foi o caso. É altamente injusta a forma como se desenrola. Assim sendo, os primeiros a actuar partem com vantagem (cof Tânia cof) porque têm uma série de lugares disponíveis, enquanto os últimos sofrem com a pressão (alô Inês!) de terem que lutar por um lugar num cenário já sobrelotado, para além de que não são avaliados da mesma maneira.
 
E depois, o que raio se passou com a Sónia ontem? Ou eu estive cego este tempo todo ou então o que vi ontem foi uma jurada num registo completamente diferente do que nos habituou, em que o bom-senso e a tolerância foram deixados à porta de casa. E pensava eu que ela era a mais justa dos três! Num cenário ideal, a Tânia e o Nuno nunca teriam sequer chegado a aquecer o lugar, quanto mais terem ficado no top 8. E a injustiça de que foi alvo o Daniel? Não via tamanha catástrofe desde... bem, desde o último talent-show que vi. Factor X pode ser diferente em muitas coisas, mas pelo menos no que toca às injustiças é igual a todos os outros.
 
Parece-me a mim que a sua equipa parte desde já em desvantagem, uma vez que só conta com 4 boas vozes: Berg, Jair, Sara e o Dário (a.k.a Daduh King).
 
Ainda houve tempo para assistirmos ao início das provas dos "Grupos" (cujos vídeos gostaria de ter postado, mas o YouTube não facilita a vida a um blogger!), equipa sob a alçada de Paulo Ventura. Gostei dos três: os Bring Us Tomorrow, feitos com sobras (rejeitados, vá) de outras equipas, mas que acabam por funcionar extremamente bem juntos e parecem ser a boysband mais coesa que já vi até ao momento; as Golden Soul, grupo de soul/R&B em que figura Iolanda Costa e mais três moças rejeitadas (perdoem-me a expressão). Não foram fantásticas, mas acho que com o tempo vão lá. E por fim as Helis & Ela, que não me conveceram nas audições, mas que ontem arrebataram-me ao interpretarem "Nothing Left to Say": foram uma excelente surpresa.
 
E a 2 programas do início das galas em directo, falta apenas assistir ao resto das audições dos "Grupos" e a essa batalha titânica que promete ser o confronto entre os "Jovens", de longe o melhor grupo do programa.
 
Sigam-me no facebook, na página oficial do blog.

Comentários

Mensagens populares