Factor X: Os 15 Finalistas

E ao 8º programa conforme as escrituras, eis que estão encontrados os 15 concorrentes - 5 por cada equipa - que irão actuar ao vivo nas galas que terão início já no próximo Domingo. Fixem as caras, decorem os nomes e escolham os vossos favoritos:
 
Jovens
Mentor: Paulo Junqueiro
 
Rita Cabreira, 20 anos- Peniche
 
 
Diogo Valente, 16 anos- Porto
 
 
Mariana Rocha, 16 anos- Açores
 
 
Diogo Santos, 21 anos- Lisboa
 
 
Mafalda Gomes, 17 anos- Sintra
 
 
Grupos
Mentor: Paulo Ventura
 
Bring Us Tomorrow
 
Tiago Araújo, 19 anos- Barcelos
David Silva, 18 anos- Santa Maria da Feira
Eduardo Monteiro, 17 anos- Beja
João Carrasqueira, 19 anos- Beja
 
 
Netas do Fado
 
Jéssica Meireles, 16 anos- Porto
Margarida Rodrigues, 16 anos- Paredes
 
 
The Proof
 
Filipe Keil, 22 anos- Lisboa
Inês Martins, 17 anos- Montijo
Adriana Rodrigues, 19 anos- Lousã
Raquel Couto, 24 anos- Santo Tirso
Paulo Sousa, 21 anos- Coimbra
 
 
X4U
 
Miguel Moura, 17 anos- Anadia
Nuno Sousa, 17 anos- Porto
João Ribeiro, 17 anos- Guimarães
Diogo Costa, 18 anos- Maia
 
 
Helis & Ela
 
Alice Vicente, 17 anos- Benedita
Maria Almeida, 17 anos- Benedita
Carolina Guerra, 17 anos- Benedita
Fabiana Gonzaga, 18 anos- Benedita
 
 
Adultos
Mentora: Sónia Tavares
 
Jair Neves, 29 anos- Seixal

 
Teófilo Berg, 41 anos- Costa da Caparica
 
 
Sara Ribeiro, 31 anos- Coimbra
 
 
José Freitas, 44 anos- Lisboa
 
 
Dário Ferreira, 26 anos- Porto
 
 
De um modo geral, posso dizer que estou bastante satisfeito com as escolhas. Foi uma prova final reveladora e que facilitou bastante o trabalho dos jurados, isto porque os agentes infiltrados (quem não merecia estar no top 5, portanto) expuseram-se naturalmente e foram impiedosamente desmascarados. Estava à vista quem merecia ou não seguir em frente, daí que não foi tão emocionante assistir ao desfile dos 15 finalistas como eu pensava que seria. Posso mesmo dizer que foi uma escolha perfeita - não mudava nada.
 
Houve apenas uma saída que me deixou um pouco triste, apesar de prevísivel e compreensível, também. Falo da Marisa, pois claro. Não deixa de ser irónico como ela se deixou ficar para trás, enquanto aquelas que estiveram para ser suas colegas, as Netas do Fado, seguiram em frente. Pois eu digo que a Marisa foi vítima do seu próprio erro. Quis seguir a solo porque não se queria cingir ao fado e acabou por não estar à altura das suas ambições. Tivesse ela aceitado o convite inicial e neste momento faria um trio fabuloso com as duas outras raparigas. É uma pena... mas ela é jovem e ainda tem muitas oportunidades à sua frente. Vemo-nos por aí.
 
Quanto ao grupo de finalistas, já não consigo dizer qual a equipa mais talentosa. Antes diria de caras que era a dos Jovens, mas agora creio que as três estão bastante equilibradas. Mas tenho algumas ressalvas a fazer:
 
No grupo dos Jovens, os dois Diogos conquistaram-me finalmente. O jovem rapper, que até aqui sempre me fez confusão, quebrou de vez as minhas barreiras - senti a paixão pelo que faz e a garra de querer seguir em frente. Podia até não gostar da sua personalidade e das músicas que canta, mas ver o quão ele sente aquilo, é extremamente comovente. Acho que ainda nos podemos dar bem. Quanto ao outro Diogo, também nunca simpatizei muito com ele, mas é inegável que tem um estrondoso aparelho vocal. E com esta última actuação, provou, aos meus olhos (e ouvidos), que merecia estar nas galas.
 
Já na equipa dos Grupos destaco dois que me surpreenderam pela negativa. Primeiro, os The Proof. Eu sei que eles cantam bem, o problema é que não os sinto como grupo. Vejo-os como intérpretes individuais que, uma vez juntos, se ofuscam uns aos outros e acabam por não transparecer emoção alguma. A ver vamos como evoluem. E depois, as Helis & Ela. Porque raio voltaram à cena dos copos boom-boom-clap? Isso é tão mil-nove-nove-nove! Eu gosto delas, mas quando há copos à mistura fico logo enjoado. Vamos lá a concentrar-nos nessas harmonias e menos nos adereços, senhoras!
 
Chegado a este ponto já consigo eleger os meus favoritos. São eles: a Rita Cabreira e a Mariana Rocha no grupo dos Jovens; os Bring Us Tomorrow e as Netas do Fado nos Grupos; e o Berg e a Sara Ribeiro nos Adultos. Porém, se tivesse que escolher os três que gostaria de ver na final, então seriam: a Rita, o Berg e a Mariana - a minha santíssima trindade.
 
Já se me perguntarem quem eu acho que chegará à final, apenas substituía a Rita pelos X4U. Sei que as regras do programa não obrigam a que chegue um representante de cada equipa até à final, mas acho que é um cenário bastante provável. E o vencedor? Bem, quase que ponho as minhas mãos no fogo em como será o Berg.
 
Mal posso esperar pelo próximo Domingo: a minha visão crítica acentuar-se-á e, naturalmente, a minha afectividade para com os concorrentes também. Factor X, está na hora de mostrares o porquê de seres considerado o melhor talent show alguma vez feito em Portugal.
 
Sigam-me no facebook, através da página oficial do blog.

Comentários

Mensagens populares