As promessas adiadas de Mutya, Keisha e Siobhan


Quanto tempo resta a estas três senhoras antes que os fãs - se ainda os tiverem - percam a paciência ou como arruinar uma excelente campanha de marketing? Oh céus, vamos por partes:

Por estes dias em solo britânico, pouco falta para Mutya Buena, Keisha Buchanan e Siobhan Donaghy - para quem não está a ver a peça, tratam-se das Sugababes originais - serem consideradas a piada da nação, visto que não têm feito outra coisa se não ludibriar e gorar as expectativas de quem tem esperado por elas desde Julho de 2012, altura em que anunciaram o seu regresso aos discos.

27 meses passaram desde então e o que têm feito elas? Promessas, promessas e mais promessas que não conseguem cumprir e a que respondem sempre da mesma forma: "em breve". Desde o contrato milionário assinado com a Polydor que ainda não conseguiram justificar, passando pelo álbum que em Agosto de 2012 supostamente já estava pronto, até ao excelente 1º single ("Flatline") de há um ano atrás, que ainda não conheceu um sucessor. 

Pelo meio há uma série de concertos bastante elogiados que serviram para desenferrujar a máquina, com regressos ao consistente passado de One Touch e apresentação de inéditos que ainda não chegaram a ver a luz do dia ("Boys" e o seu ror de harmonias divinais, por exemplo), e umas quantas covers postadas online, entre elas uma intrincada versão de "Entertainment", dos Phoenix, numa roupagem new wave, a investida do trio a "Royals" ou a explosiva reeinterpretação de "Swimming Pools" de Kendrick Lamar -  a que chamaram "Lay Down in Swimming Pools" - que é mesmo a melhor coisa que fizeram desde a reunião:


Depois de uma prolongada ausência de notícias que parecia indiciar a inevitável dissolução do grupo, eis que voltaram a dar sinais de vida esta semana com o seguinte post deixado no facebook: "we know you guys are having heart failure and we're sooooo sorry! Some of you are on life support lol again soo sorry! We are coming! New team! Amazing album! All will be explained soon. But we are Still together and can't wait for you to hear what we've been cooking"

Pelo tempo dispendido, podia ter sido a refeição das suas vidas. Agora, por muito bom que seja o novo material, terá o efeito de um prato frio num estômago desaconchegado. É incrível como arruínaram as possibilidades que este valente happening poderia ter dado origem - foram só o grupo mais amado do Reino Unido no séc. XXI - isto se tudo tivesse corrido como planeado. Alguma coisa terá falhado. O quê, não sei ao certo. A música não foi concerteza - "Flatline" continua a ser, na minha opinião, um dos melhores singles produzidos em 2013, com toda a genialidade que é inerente a Dev Hynes. O 50º lugar alcançado no top de singles britânico poderá ter refreado os ânimos da editora e atrasado o processo, mas não explica tudo. 



Mudar de partido, está fora de questão. Sou pelas Sugababes - em qualquer das quatro versões - até ao fim dos meus dias. Por elas tolero todas as complicações editoriais, atrasos e rumores, desde que depois se venham a transformar em boa música, decente e legítima. Resta então manter a esperança viva e esperar que 2015 resolva de uma vez por todas este verdadeiro imbróglio.

Comentários

Mensagens populares