Odisseia Musical 2003-2012: Epílogo


18 meses e 38 posts depois, a Odisseia chega ao fim. E que grande alívio é ver esta empreitada concluída, a maior, mais louca e ambiciosa alguma vez levada a cabo no blog. Demorou-me mais do que inicialmente previa, mas estou muito satisfeito por tê-la feito da forma que fiz.

Nada ficou por mostrar ou dizer. É a história da minha primeira década enquanto melómano, sem tirar nem pôr, com todas as canções, álbuns e acontecimentos que me fizeram. E esse foi sem dúvida o motivo principal para a levar a cabo - o de tentar descortinar quem é este que vos escreve e porque razão o Into the Music é da maneira que é. 

Por outro lado, queria também conseguir contar através da minha perpectiva o que de mais importante aconteceu à música nesse período, com as figuras, temas e discos mais emblemáticos que acabam por marcar não só essas eras como a minha vida, inclusivé.

E assim de repente sinto que acabei de escrever a minha autobiografia. Uma parte dela, pelo menos. Parece então que só terei que repetir o processo de década em década para poupar trabalho quando for mais velho. Acredito que será muito engraçado voltar a consultar isto uns bons anos mais tarde e perceber o quanto cresci, confrontando-a com o caminho que segui. Acima de tudo, será importante para não me esquecer das minhas origens e do que me trouxe até aqui. Está escrito e ninguém o poderá negar.

Consultem, se quiserem, os capítulos que compuseram esta Odisseia:













Tempo agora para recordarmos as 10 canções e os 10 álbuns que mais me influenciaram ao longo deste período compreendido pela Odisseia. Será qualquer coisa como isto:

As canções

2003- "Crazy In Love"- Beyoncé feat. Jay-Z

2004- "Toxic"- Britney Spears

2005- "Fix You"- Coldplay

2006- "SexyBack"- Justin Timberlake

2007- "Don't Stop the Music"- Rihanna

2008- "Disturbia"- Rihanna

2009- "Circus"- Britney Spears

2010- "Te Amo"- Rihanna

2011- "We Found Love"- Rihanna feat. Calvin Harris

2012- "Everything Is Embarrassing"- Sky Ferreira


Os álbuns

2003- In the Zone- Britney Spears

2004- Under My Skin- Avril Lavigne

2005- Breakaway- Kelly Clarkson

2006- Loose- Nelly Furtado

2007- Good Girl Gone Bad- Rihanna

2008- Circus- Britney Spears

2009- Rated R- Rihanna

2010- Loud- Rihanna

2011- Torches- Foster the People

2012- An Awesome Wave- Alt-J


A Odisseia fica por aqui, mas a história, essa, está longe de acabar. Acontece todos os dias aqui no blog e cresce, página a página, até que consiga encher um outro livro. Por agora é tempo de escrevê-la e viver o presente, sem pressa do amanhã. Obrigado a todos os que me acompanharam nesta viagem, vemo-nos por aí :)

Sigam-me na página de facebook do blog!

Comentários

  1. Falta alguns dos grandes hits de 00'... "Apologize" - Timbaland ft. One Republic, "Halo" - Beyoncé, "Someone Like You" - Adele, "Bleeding Love" - Leona Lewis, "Mercy" - Duffy...

    ResponderEliminar
  2. "Halo" e "Someone Like You" estão nas Odisseias de 2009 e 2011, respectivamente, quanto aos restantes não foram incluídos porque não tiveram assim tanta incidência na minha vida. O cerne desta colecção de posts foi sempre o lado pessoal e quando o meu gosto coincidia com os maiores hits da época, melhor ainda. Neste caso não aconteceu com essas 3 canções referidas, mas sou o primeiro a reconhecer a importância e influência que tiveram no seu tempo, naturalmente.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares