Magnífico Material Desconhecido #147

                               Tinashe                               

Olha-se uma vez. Nome que parece o título de uma comédia norte-americana, ar de bonequinha do DJ. Está tudo dito, não? Pois olhem outra vez. Lembrem-se que as aparências iludem e tratem de fixar a cara e o nome. A propósito, é Tee-nah-shay. Californiana, 21 anos, dançarina, cantautora, produtora autodidacta, modelo, ocasional actriz. Vem com o pacote completo - encapsula o melhor de Aaliyah, Ciara e Cassie e está mais do que apta para ser considerada a melhor revelação feminina do R&B surgida no decorrer dos últimos dez anos.

Aos 4 anos de idade já treinava vários estilos de dança. Aos 5 escrevia a primeira canção e actuava em frente à família e amigos. A representação chegou pouco depois, aos 7 anos, com participações em filmes infantis, entre eles The Polar Express com Tom Hanks, ou um pequeno papel, já como adolescente, na célebre Two and a Half Men. Dos 14 aos 18 integrou a girlsband The Stunners, que chegou a fazer as primeiras partes da digressão de Justin Bieber em 2010.

A banda chegaria ao fim em 2011, mas para Tinashe foi apenas a oportunidade de agarrar algo maior - uma promissora carreira a solo que só se concretizou graças ao seu carácter prolífico e espírito lutador, postos à prova quando ficou por sua conta e risco. Sem baixar os braços, tratou de comprar equipamento próprio, uma câmara e microfones e aprender via YouTube como gravar e mixar as suas próprias criações que depois colocaria online. Foi assim que nasceram as suas três mixtapes - In Case We Die e Reverie, ambas de 2012, e a mais recente Black Water, que data de Novembro passado - onde foi cultivando uma estética sonora em torno do R&B e hip hop alternativo, com aproximações às novas tendências electrónicas e da soul. 

Antes mesmo de editar a segunda, já a RCA Records a tinha angariado para as suas fileiras. Foi então que começaram os trabalhos para o álbum de estreia, Aquarius, lançado nesta precisa semana, e que reúne desde produtores conotados com o mainstream como com o circuito underground: Dev Hynes, DJ Mustard, Stargate, Clams Casino, Mike Will Made It ou Boi-1da. "2 On" e "Pretend" servem para medir a temperatura a um álbum que dificilmente se deixará engavetar num só género e certamente será alvo de imensos louvores. O reinado de Tinashe começa agora:

"2 On", Aquarius



"Pretend", Aquarius



Sigam-me na página de facebook do blog!

Comentários

Mensagens populares