New Directions

A referência a Glee não é totalmente despropositada. Escrevo este post para vos pôr a par de uma mudança na minha vida que merece também ser retratada aqui. Não vou integrar um coro nem passar o meu dia a fazer performances dos Journey ou dos hits do top 40 em plena rua como se ninguém me estivesse a ver - lá no fundo até gostava, mas não se trata disso. Vou sim concretizar uma vontade há muito sentida de profissionalizar-me no meio da música, nomeadamente no jornalismo musical. 

A história não tem muito que se lhe diga. Quem me tem acompanhado ao longo destes anos sabe que mantenho uma relação umbilical com a música e que mais dia menos dia as coisas acabariam por evoluir neste sentido. Eu próprio preciso de evoluir e de alguém que me possa auxiliar nesse processo, porque estou cansado de crescer, remar e divagar sozinho.

Tudo se tornou claro após a conclusão da minha licenciatura no ano passado. Eu sabia que queria enveredar por este ramo, mas não fazia ideia de como chegar lá. Até que, de forma mais ou menos milagrosa, o curso de 'Jornalismo e Crítica Musical' da ETIC surgiu na minha vida. Um curso basicamente feito para mim, o curso dos meus sonhos. Apenas um pequeno problema: não abriu por falta de inscrições.

Não vou mentir. Foi devastador. Vi-me completamente à deriva depois de tanto ter procurado e enfim achado o meu oásis, apenas para o perder por tempo indefinido. Estive perdido, sem rumo e infeliz desde então, apostando noutras áreas mas nenhuma delas capaz de me realizar plenamente. Até que em Junho passado recuperei a centelha de esperança ao ser chamado para uma entrevista na escola, sinal de que o processo de candidatura estava novamente em marcha. Só precisava era que desta vez não fosse o único interessado.

Felizmente, não fui. Parece que há pelo menos mais uma dezena de pessoas com o mesmo interesse que eu e que escolheram a ETIC para evoluir na matéria. Abençoadas sejam. É graças a elas que vou poder finalmente concretizar o meu sonho já a partir de amanhã. Sinto-me a fervilhar de emoções: feliz e ansioso, esperançado e apavorado, incrédulo e comovido. Presumo que seja mais do que natural, ou não fosse uma coisa que quero mesmo muito e para a qual tenho batalhado incessantemente.

Acho que será incalculável tudo aquilo que aprenderei lá e que certamente se traduzirá num aumento da qualidade do blog e dos seus conteúdos. Foi essa a minha maior motivação por detrás da escolha, naturalmente. Depois estou também muito curioso para conhecer os professores - nomes de referência do jornalismo musical cujo trabalho sigo há largos anos - e ainda mais por conhecer os meus colegas. Pessoas como eu que vivem, respiram e dedicam a sua vida à música. Pessoas como nunca conheci até então e que tanta falta me fazem na vida.

Este curso chega na altura certa, em que me sinto capaz de abraçar novos desafios e lutar pelo meu sonho, sem receio de me perder ou esquecer do que me trouxe até aqui. Prepara-te mundo, aqui vou eu!

Entre uma centena de canções da laia de "Don't Stop Believin'" para musicar um momento tão especial, acho que só há uma que lhe poderá fazer justiça: "Toxic", claro, porque foi graças a ela e ao disco onde reside que tudo começou:



Desejem-me sorte e acompanhem a evolução :)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares