VER: Foster the People- Best Friend

Perfection is a disease of a nation



Há meses que esperava por um vídeo para esta canção, um dos momentos altos de Supermodel e inquestionavelmente o mais contagiante do alinhamento, que chega mesmo a tempo da estação do ano para a qual parece ter sido talhada - o Verão, pois claro.

Infalível, dizia eu, na sua toada meio pop, meio disco e estupidamente funky, "Best Friend" tem tudo para seguir as pisadas de "Pumped Up Kicks", partilhando igualmente do seu ADN mórbido: retirem a melodia efusiva e verão que sobra uma letra pouco solarenga e deveras tenebrosa - os Foster sempre foram peritos nisso, afinal de contas.

O vídeo desvia-se ligeiramente da temática dos versos e absorve o conceito motriz de Supermodel, visível na capa que o ilustra e no poema que a acompanha, que nunca me canso de repetir:

"I ate it all; plastic, diamonds and sugar-coated arsenic as we danced in honey and sea-salt sprinkled laxative. Coral blossomed portraits in Rembrandt light; cheekbones high and fashionable. Snap! goes the moment; a photograph is time travel, like the light of dead stars painting us with their warm, titanic blood. Parasitic kaleidoscopes and psychotropic glow worms stop me dead in my tracks. Aphids sucking the red off a rose, but for beauty I will gladly feed my life into the mouths of rainbows; their technicolor teeth cutting prisms and smiling benevolently on the pallid hue of the working class hero".

Temos então uma jovem modelo bonita, mas que não se considera suficientemente bela, e que na busca pela perfeição sucumbe à pressão da indústria em que está inserida e aos seus valores reinantes - vaidade, luxúria e inveja. À medida que a narrativa se desenrola, podemos vê-la a ser alvo de diversas transformações físicas que no fundo representam os processos a que as pessoas se submetem de modo a alcançarem um padrão ídilico de beleza - cirurgia plástica, exercício físico e anorexia - retratadas sob a forma de monstros. Eis que entra numa espiral destrutiva e todos os excessos cometidos culminam com a sua ruína, sob o olhar de escárnio de todos aqueles a quem quis agradar. E assim se destrói uma vida.

Grande canção e excelente vídeo vindos de uma banda que não pára de crescer a cada dia que passa. Bravo, malta.

Comentários

Mensagens populares