The Voice Portugal- Batalhas: 8º Programa

A arena de duelos do The Voice Portugal voltou a encher-se ontem à noite de bravos guerreiros desejosos de mostrarem o seu valor perante os mentores, em 8 combates pouco dados a taquicardias e com desfechos maioritariamente previsíveis. Estes são os que merecem destaque:

Equipa Mickael Carreira
Mariana Bandhold VS Filipa Henriques- "Beautiful"

Duas das minhas concorrentes favoritas juntas na mesma batalha e com um dos maiores hinos de auto-afirmação de que há memória - só podia correr bem. Podiam perfeitamente ter seguido as duas em frente, mas como a premissa desta fase é a de opôr candidatos com perfis semelhantes, acho que fez sentido juntá-las. Baseando-me apenas nesta actuação, eu teria escolhido a Filipa, pois acho que teve momentos mais fortes e mostrou mais alma do que a Mariana. Mas sabendo daquilo que esta última é capaz, também a teria escolhido de olhos fechados - é um dos maiores trunfos do programa e arrisca-se seriamente a vencê-lo. Mas a Filipa poderia ter sido valiosa noutra equipa... que se danem as estratégias, estamos aqui para encontrar a voz de Portugal ou para jogar à batalha naval?



Equipa Marisa Liz
Bruno Vieira VS Teresa Rocha- "Ouvi Dizer"

Uma das batalhas mais sumarentas da noite. Aplaudo a sensatez da Marisa em ter percebido a tempo que "A Pele que Há em Mim" não tinha sido uma boa escolha. Apesar de começar a ficar um bocado batida nestes concursos, "Ouvi Dizer" nunca falha na altura de proporcionar um bom momento televisivo, pois é sempre explosiva e visceral. Curiosamente, o forte desta versão não foi tanto esse clímax emocional - e o Bruno ia descarrilando quando tentou ir à garrafa de whisky - mas o cuidado que ambos tiveram com as palavras. Portanto, acho que foi mais bonito pela dicção em si do que pelo canto pouco inflamado. O Bruno foi um justo vencedor e continuo a estar bem impressionado com a sua evolução desde os tempos do Ídolos. Já a Teresa - serei o único a achar que parece a Fergie em versão morena? - surpreendeu-me pela positiva e gostei muito mais de a ouvir aqui do que na sua Prova Cega.



Equipa Marisa Liz
Bianca Barros VS Anouska Romão- "Roar"

Péssima escolha de opositoras e de canção. Não se coloca num ringue uma jovem estrela pop in-the-making e uma cantora com mais traquejo e aptidão para temas de grande pujança vocal, esperando que dali saia uma justa vencedora, ainda para mais quando o naco musical com que se digladiam favorece claramente a primeira. Isso é algo que se espera de alguém como o Mickael, não da Marisa. Resultado: funcionou muito bem para a Bianca e desastrosamente para a Anouska. Ainda assim, vejo mais potencial na primeira do que na última - entre a insegurança natural e a causada pela inexperiência/jovialidade, mais vale optar pela candidata que mais facilmente se pode lapidar. 



Equipa Mickael Carreira
Nuno Ribeiro VS Joel Ferreira- "O Amor é Mágico"

Aqui a parelha foi extremamente bem-sucedida, mas com resultados mais satisfatórios para o lado do Nuno. Adoro vê-lo em palco: a forma como vibra com as actuações é espantosa. Vê-se que ele tem uma enorme paixão por aquilo que faz, e isso para mim é louvável. Já o Joel também não esteve nada mal, sem dificuldades ao nível do português, como era seu receio. Apenas deslizou nos falsetes e não demonstrou a mesma energia em palco que o colega. Mesmo assim deixou uma impressão mais favorável aqui do que na Prova Cega. 



E agora, as restantes:

Equipa Anselmo Ralph: Sofia Fortuna VS Vanessa Martins- "Born This Way"- Podia ter resultado muito bem se as duas fossem melhores intérpretes e mais carismáticas. Senti que estava a ver um desfile na catwalk e não uma batalha musical. Teria escolhido a Sofia porque foi mais expansiva a nível vocal, mas já que isto foi levado numa de "casting para a grande protagonista feminina do próximo vídeo de Anselmo Ralph", então aí também teria escolhido a Vanessa, sem dúvida.

Equipa Rui Reininho: Benedita Gonçalves VS Marta Carrilho- "Over the Rainbow"- O Rui Reininho fez bem em juntar duas das vozes mais peculiares da sua equipa e foi bastante amigo delas ao dar-lhe uma canção que proporcionou uma péssima batalha, mas que evitou que fizessem pior figura. A Marta mostrou não estar segura fora do campo lírico e a Benedita (ou, para mim, a irmã mais tolerável do clã Gonçalves) também expôs algumas fragilidades, mas conseguiu ser superior. 

Equipa Anselmo Ralph: Constança Gonçalves VS Pedro Garcia- "Love the Way You Lie"- Terrível parelha, parte II. Exactamente o mesmo que aconteceu com a Bianca e Anouska: viu-se um Pedro muito confortável e exímio na sua prestação, e uma Constança muito à deriva neste registo mais pop. Claramente que o rapaz tinha que vencer isto, mas nem por sombras a rapariga devia ter sido salva, ainda para mais quando já deixaram ir embora concorrentes tão melhores que ela...

Equipa Rui Reininho: Sara Ribeiro VS Patrícia Araújo- "Dream a Little Dream"- Terrível parelha, parte III. Só que aqui a escolha musical não beneficiava nem uma nem outra - foi verdadeiramente constrangedor de se ver. Para batalha não dava e para parceria, muito menos - sem empatia, o que resta é apenas um duelo de egos. E isso não é bom nem para quem canta nem para quem assiste. De qualquer forma, a Sara sairía sempre vitoriosa qualquer que fosse o tema.

E pronto. Isto ontem foi tão bocejante que nem me sinto com vontade de falar de outros aspectos, como é costume. Mas as Batalhas não vão a lado nenhum e haverá tempo para isso no próximo programa. É preciso é que os 8 duelos sejam bem mais interessantes... até porque pior do que isto - e já é razoavelmente bom - o The Voice não fica. Até para a semana!

Comentários

Mensagens populares