The Voice Portugal- Provas Cegas: 6º Programa

Fim da linha para as provas em que a visão é quem menos ordena, com um desfile de concorrentes na sua maioria "verdinhos", fruto da tenra idade e pouca experiência, e não tão interessantes quando comparados com os fabulosos candidatos que já por aqui passaram. Seguem-se os que merecem destaque:

Tiago Garrinhas, 23 anos- "Highway to Hell"

Foi há 2 anos atrás que o vimos em Ídolos 5, tendo-se destacado na altura como um dos concorrentes masculinos mais competentes, apesar de não ter chegado à fase das galas. É com bastante satisfação que o revejo, se bem que não o recordava assim tão devoto à instituição do rock. Foi uma actuação sabiamente doseada e apoteótica, garantindo-lhe o último lugar disponível na única equipa que ainda podia albergar candidatos - a do mestre Reininho. Espero que desta vez tenho o destino que merece - chegar à final ou perto disso.



Alexandre Guerra, 20 anos-"Creep"

Não percebo bem porque razão decidiu acompanhar a canção ao piano, pois só o atrapalhou e pouca diferença fez, visto que a banda acabou por abafá-lo no momento em que as guitarras silvaram furiosamente. Tardou em revelar-se o rapaz, mas quando o fez - lá para o clímax do tema - expôs um timbre algo teatral (talvez não seja a palavra certa, mas houve ali alguma androginia na voz) que parece meio Brian Molko meets Matt Bellamy. Acho também que ele é mais pop do que aqui aparentou, suspeita que ficou ainda mais vincada depois de ter escolhido o Mickael como mentor.



Patrícia Teixeira, 19 anos- "Hallelujah"

Só um concurso destes se pode dar ao luxo de recusar uma voz assim - não a melhor, como "El Patrón" quis crer, mas superior a muitas que figuram nas várias equipas e que tiveram uma clara vantagem em ter aparecido antes destas estarem a braços com questões de austeridade. Aliás, não sei até que ponto a situação não terá sido arquitectada pela produção, precisamente para criar mais um segmento dramático, como se já não bastassem as inúmeras histórias de vida que por lá passam, umas verdadeiramente tocantes, outras pura exploração vil. Oh, showbiz, a quanto obrigas...

 
Maria Santos, 20 anos- "La La La"

Numa emissão que teve bastantes actuações com um cunho pessoal, esta foi a que mais me encheu as medidas. Em parte porque as outras foram feitas por malta que ainda não se encontrou artisticamente, enquanto esta jovem parece-me que já há muito definiu a sua rota e porque nunca tinha imaginado ouvir esta canção nestes moldes mais próximos da folk, que me trouxeram à memória uma Amy Macdonald ou KT Tunstall. Gostei, foi bonito e diferente.



Opinando rapidamente acerca dos restantes concorrentes, importa dizer o seguinte: não fiquei totalmente convencido com o Diogo Correia, talvez porque a memória mais recente que tenho desta canção levada a um talent show é muito mas muito superior. Mas nas batalhas a verdade virá ao de cima. O mesmo é válido para a Teresa Rocha que trouxe "Desfado" ao palco (começa a ser um pouco preguiçoso irem buscar sempre o mesmo, quando o repertório da Ana Moura tem belíssimas canções, bem melhores que esta) tendo estado sempre àquem do espírito que o tema pedia - demasiado lenta e mortiça para o meu gosto. Gostei moderadamente da Catarina Correia, acho que tem bastante potencial mas talvez ainda não esteja preparada. A Patrícia Araújo também veio assim na mesma linha e fez-me lembrar a Rita Cabreira a.k.a toxic girl, mas com menos soul na voz. Gostei igualmente da Raquel Silva, se bem que é daqueles casos em que é necessário ver mais para perceber se não foi apenas um momento bem conseguido. Por fim, o Ricardo Costa, que já tinha passado pelo Ídolos 4, acho que foi muito arriscado da sua parte ter trazido a "Redemption Song", mas se conseguiu conquistar o seu lugar com um tema que pouco o favorecia, então daqui para a frente será sempre a subir. 

E a partir de agora as Provas Cegas darão lugar às temíveis batalhas, impróprias para os cardíacos desta vida. E pelo generoso teaser emitido no final do programa, que grandes emoções se podem esperar: actuações épicas, impasses de deixar os nervos em franja, ataques de primadonnas (tss tss, já estás marcada...), vilões à solta (hey, ele próprio se acusou como mau da fita) e parelhas inusitadas que não raramente culminam com a saída de excelentes concorrentes. Às tantas dou por mim a desejar hibernar durante as próximas 4 semanas e acordar apenas quando as galas tiverem ínicio, pois já sei que vou ficar profundamente desolado/irritado com o desfecho de uns quantos duelos. Bem, é pensar que qualquer que seja ele, será sempre melhor do que falecer (vénia ao grande RAP). O melhor desta nova etapa, porém, será a possibilidade de podermos ver finalmente os mentores a envergar trajes diferentes. Bolas, já tinha pesadelos com os ganchos da Marisa e o casaco futurístico do Anselmo! Espero que, findas as gravações, tenham incinerado o raio da roupa para que mais ninguém lhes ponha a vista em cima. E também porque acho que aquilo já não ia lá com lavagens...

Divagações tontas à parte, na semana passada prometi fazer um apanhado dos repetentes que passaram por este programa, com a indicação dos formatos em que estiveram. Se a memória não me falha, o resultado é qualquer coisa como:

Uma Canção Para Ti- Pedro Garcia, Iolanda Costa, Tatiana André
Operação Triunfo 1- Rui Drummond
Operação Triunfo 3- Nuno Pinto
Ídolos 3- Dinis Coutinho, Carlos Costa
Ídolos 4- Sofia Fortuna, Bruno Meyners, Ricardo Costa
Ídolos 5- Iolanda Costa, Pablo Oliveira, Bruno Vieira, Vanessa Martins, Débora Teixeira, Tiago Garrinhas
Família Superstar- Mariana Bandhold
Chuva de Estrelas- Sandra e Rui
A Voz de Portugal- Jéssica Cipriano
Factor X- Mariana Azevedo, Iolanda Costa, Inês David, Diogo Correia, Pedro Portas

Impressionante, não? Tal como impressionante é também a quantidade de vozes estupendas que passaram por estes 6 programas, fazendo desta uma das melhores etapas de audições que já houve em matéria de talent shows. É por essa mesma razão que, ao longo desta semana, irei fazer um best of com aquelas que considero terem sido, na minha opinião, as melhores Provas Cegas. Fiquem atentos e partilhem também, se quiserem, as vossas considerações. 

Sigam-me na página de facebook do blog!

Comentários

Mensagens populares